quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Provinha Brasil começa hoje nas escolas da rede municipal

Texto e fotos: Janaína Farias


Escolas da rede municipal de ensino aplicam hoje e amanhã, nas unidades com calendário regular, a segunda etapa da provinha Brasil 2012. Devido a um atraso do Ministério de Educação (MEC) na distribuição do kit impresso da prova, a segunda etapa que deveria ser realizada ainda no ano passado atingirá os alunos matriculados no 3º ano. Na avaliação, que acontece em dois dias, os alunos deverão responder a 20 questões de matemática e de leitura.

De acordo com a técnica pedagógica, Laudicea Souza, o teste não será aplicado nas escolas de calendário especial, isto é, nas escolas que não iniciaram o ano letivo de 2013. Para as escolas que não terminaram o ano letivo de 2012, a realização da prova está prevista para a quinzena anterior ao término do ano letivo. Já para as escolas que concluíram 2012 mas ainda não iniciaram as aulas, ele será realizado na terceira semana de aula. Segundo a técnica, o teste vai avaliar o conhecimento de leitura e matemática nas crianças do 2º ano de escolarização e é feito no início e no fim ano.

Na escola Pompeu Sarmento, na Serraria, quatro turmas do 3º ano fizeram o teste. A coordenadora Claudinete Bezerra Lima salientou a importância da provinha para a avaliação da alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano. “Essa avaliação serve de mecanismo e de diagnóstico da turma para que tenhamos conhecimento do nível da criança no início e no fim da série. A prova nos possibilita conhecer o aluno, quais suas habilidades, o ele que adquiriu ou precisar adquirir”, frisa a coordenadora.
Ela explica ainda que, de posse dos resultados da Provinha Brasil, é possível realizar todo um trabalho pedagógico voltado para as necessidades da turma durante o ano. Ela cita, por exemplo, nas respostas de uma turma a determinada questão é possível identificar as dificuldades dos alunos e iniciar um trabalho planejado em cima da carência. “A ficha de correção tem a capacidade de nos mostrar qual questão a turma teve dificuldade e não conseguiu responder corretamente”, diz.

Para a coordenadora pedagógica, a prova não é só um mecanismo automático de questões de múltipla escolhas, ela é estrategicamente pensada e elaborada para identificar no aluno suas habilidades, com isso a coordenadora ressalta que é possível ter um raio x da turma. “Nela percebemos as habilidades dos alunos, como reconhecimento de letras, identificação da finalidade do texto, dificuldade ou facilidade de leituras, entre outros”.

Cristiana da Silva Santos, mãe da aluna Cristiany Mayara da Silva Santos de 7 anos, acredita ser de grande importância essa avaliação. Ela destaca que é uma forma de saber como se encontram os alunos da rede pública nessa faixa escolar. Weslley da Silva e Rafael da Silva Oliveira, estudantes do 3º ano, que fizeram o teste, consideraram a prova bastante fácil.

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