sexta-feira, 1 de março de 2013

Semed e Semel: Secretárias articuladas na promoção da Educação e Esporte

Texto: Adriana Thiara Oliveira 
 Foto: Marco Antônio
Ana Dayse Dorea, secretária municipal de Educação, Rui Palmeira,
prefeito de Maceió e Pedro Vilela, secretário de Esporte e Lazer
A articulação entre as secretarias municipais é um reflexo de gestão inovadora e atuante. A manhã desta sexta-feira (01), foi marcada por dois momentos relevantes para a atual gestão municipal. As Secretarias de Educação (Semed) e Esporte e Lazer (Semel) estão desenvolvendo juntas projetos que visam promover a educação e o esporte no ambiente escolar.

Construção de Creche

A primeira ação articulada, foi a assinatura da ordem de serviço para execução da obra de construção da Creche Pré-escola Vila Olímpica, localizada ao lado do complexo esportivo da Semel, no Village Campestre.

A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea e o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, assinaram a ordem de serviço com a construtora vencedora da licitação, representada por Carlos André Mendonça e tendo como testemunha o secretário de Esporte e Lazer, Pedro Vilela. Participaram ainda da solenidade, líderes comunitários, professores, monitores de esporte e a equipe técnica da Semed.

A obra da creche será executada com recursos do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Pró-Infância), do Governo Federal. A creche beneficiará 224 crianças, de 0 a 6 anos. A obra está orçada em R$1.303.690,20 e terá início imediato, com conclusão prevista para dezembro deste ano.

De acordo com a secretária de Educação, está sendo feito um esforço para que todas as obras do convênio com o Pró-infância tenham a ordem de serviço assinadas e as obras iniciem o quanto antes.

Segundo Tempo

Após a assinatura da ordem de serviço, a Prefeitura renovou o convênio com o Programa Segundo Tempo, do Governo Federal. O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, junto aos secretários Pedro Vilela (Semel) e Ana Dayse Dorea (Semed), reiteraram o compromisso de oferecer atividades esportivas em 50 escolas da rede municipal de educação, visando a melhoria da qualidade de vida e integração social de mais de 5.000 alunos.

A escola Gerusa Costa aderiu ao Segundo Tempo e os alunos estão ansiosos para começar as atividades, pois o Kit contendo bolas, apito, cones, fardamento e outros equipamentos já foi entregue. “Tenho certeza que o esporte ajudará aos alunos a aprender sobre compromisso e responsabilidade e isso certamente ajudará no desempenho escolar”, afirmou Maria de Jesus, diretora da escola.

A indicação das escolas para participar do Programa Segundo Tempo levou em consideração alguns critérios, salientou a secretária de Educação. “As escolas participantes são aquelas que apresentam baixo índice de desempenho escolar e estão em regiões de alta vulnerabilidade. Com o Segundo Tempo, Educação e Esporte andarão lado a lado para ofertar aos alunos uma formação integral e de qualidade”, afirma Ana Dayse Dorea.

De acordo com o ministro Aldo Rebelo, a atual gestão de Maceió começa seu trabalho com uma iniciativa louvável, pois o Programa Segundo Tempo é sucesso em todo Brasil, mas em Maceió o convênio estava com seu prazo vencido. “Nossas crianças são as mais bonitas e serão também as mais educadas e felizes do Brasil. Com esforços da prefeitura de Maceió em retomar o Segundo Tempo, vamos transformar a vida das crianças de Maceió”, afirmou o ministro.

O prefeito Rui Palmeira assumiu o compromisso de manter o Programa Segundo Tempo e reiterou a parceria com o Ministério dos Esportes. “Vamos cobrar a expansão do Segundo Tempo, para que mais crianças e adolescentes sejam beneficiados”, conclui Rui Palmeira.

Nenhum comentário: