sexta-feira, 22 de março de 2013

Neder participa de atividade no Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial


A Roda de Conversas foi organizada pelo Sindicato de Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal) e contou com a participação de profissionais do direito, saúde, jornalismo e movimentos sociais


Texto e foto de Adriana Cirqueira

 
 


A coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Diversidade Étnico-Racial (Neder), Rosário de Fátima da Silva, participou na manhã de ontem (21), no auditório do Sindicato dos Corretores de Seguros (Sincor), de um evento organizado pela Comissão de Mulheres do Sindjornal ainda como parte das atividades relacionadas ao Dia Internacional da Mulher. A Roda de Conversas também marcou o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.

Foram abordados temas como Assédio Moral contra as mulheres, Jornalismo Inclusivo e Discriminação racial contra a mulher negra, tendo como palestrantes, respectivamente, Viviane Galvão, Andrea Moreira e Ângela Brito, professoras universitárias. A Roda de Conversas reuniu além de jornalistas, diversas sindicalistas, professoras e ativistas de movimentos sociais.

Para a presidenta do Sindjornal, Valdice Gomes foi uma oportunidade de conhecer a realidade das mulheres e debater formas de promoção de uma mídia plural, inclusiva e isenta de discriminações e estereótipos de Gênero, raça e etnia. “Somos 64% das redações e no entanto a maioria de nós não tem engajamento nos movimentos sociais”, explicou a sindicalista.

Rosário de Fátima falou sobre a importância da inclusão das temáticas relacionadas a diversidade étnico-racial e religiosa tanto nas escolas quanto nas pautas dos jornais. Para ela a educação e a informação são pilares para a cidadania plena e as mulheres tem um papel importante neste processo. “Somos maioria em todos os espaços e ainda somos as mães da outra parte”, brincou a coordenadora.

O Neder foi criado em 2005 e tem seu trabalho reconhecido nos diversos segmentos da sociedade ligados à defesa dos direitos e à luta contra a discriminação religiosa e étnico-racial. No Dia Internacional da Mulher, Rosário foi agraciada com a comenda “Oju Jagun” - Os Olhos do Guerreiro – que tem por objetivo dar visibilidade a representantes da sociedade civil e autoridades que atuam contra a intolerância religiosa em Alagoas.

O ensino de história e cultura afro-brasileiras e indígenas é obrigatório nos estabelecimentos de ensinos fundamental e médio, oficiais e particulares e o trabalho do Neder tem preparado escolas e professores para que a inclusão dessas temáticas sejam efetivadas. Maiores informações sobre o trabalho realizado pelo núcleo podem ser obtidas pelo telefone 3315 4731.



O Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial

Em 1976, a ONU escolheu o dia 21 de março como o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, para lembrar os 60 negros mortos e as centenas de feridos na cidade de Shapeville, África do Sul, em 1960. Estas pessoas foram vítimas da intransigência e do preconceito racial quando pacificamente realizavam uma manifestação de protesto contra o uso de “passes” para os negros poderem circular nas chamadas áreas “brancas” da cidade.

Nenhum comentário: