quinta-feira, 7 de março de 2013

Técnica da Semed recebe comenda “Oju Jagun” - Os Olhos do Guerreiro

Trabalho de Rosário de Fátima, do NEDER, é reconhecido pela religiosidade de matriz africana

Texto: Adriana Cirqueira
Foto: Mauro Fabiani


A coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Diversidade Étnico-Racial (Neder), Rosário de Fátima da Silva, será homenageada amanhã (08), na Casa de Iemanjá – Ponto de Cultura Quilombo Cultural dos Orixás pelo trabalho que vem sendo realizado na secretaria.

Rosário receberá a comenda “Oju Jagun” - Os Olhos do Guerreiro – que tem por objetivo dar visibilidade a representantes da sociedade civil e autoridades que atuam contra a intolerância religiosa em Alagoas. A programação dedicada ao Dia Internacional da Mulher inclui o “Omobirin Axé Mojubá”, a palavra é da língua Iorubá que significa “meus respeitos às mulheres do axé".

Para a coordenadora do Neder, a homenagem é importante porque revela o compromisso que a Semed tem em trabalhar as questões de gênero, etnia e sexualidade. “Nesta homenagem destacamos a atuação das mulheres, principalmente as de axé, que representam um papel fundamental, objetivando a igualdade de direitos em nossa sociedade e buscando o respeito visando quebrar todas as formas de preconceito concebido pelo nosso processo histórico”, afirmou Rosário.

Rosário complementou ainda que as ações da Semed na área da diversidade religiosa de matrizes africanas tem sido intensificada pela implantação e implementação da lei n°10.639/2003 nas escolas da rede municipal de ensino de Maceió.

Também haverá a inauguração do telecentro Odô Iyá, que tem o objetivo de promover a relação entre as comunidades afrobrasileiras e as novas possibilidades tecnológicas, além de toda a comunidade do entorno.

Haverá ainda uma roda de conversas com as mulheres do axé sobre os avanços da lei Maria da Penha, apresentado pelo centro de referência da secretaria da mulher cidadania e dos direitos humanos.

O Neder foi criado em 2005 e atualmente conta com oito técnicos. Maiores informações sobre o trabalho realizado pelo núcleo podem ser obtidas pelo telefone 3315 4731.

Nenhum comentário: