sexta-feira, 8 de março de 2013

Escolas municipais conquistam a 13ª edição do Prêmio Construindo a Nação

Texto e foto: Janaína Farias

Equipe da Escola Pedro Suruagy feliz
com a conquista do 1º lugar no prêmio Construindo a Nação
Duas escolas da rede municipal de ensino conquistaram o 1º lugar com o prêmio Construindo a Nação nas modalidades de ensino de educação infantil e fundamental. As escolas José Maria de Melo- CAIC e Pedro Suruagy se destacaram pelo desenvolvimento de projetos voltados em prol da cidadania. A creche escola mestre Izaldino ficou com 2º lugar.

A cerimonia de premiação ocorreu em fevereiro. Foram premiados os melhores trabalhos inscritos na categoria: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos, e outros. Como prêmio as escolas vencedoras receberam troféus e incentivos.

O prêmio é uma ação conjunta do Instituto da Cidadania Brasil, Confederação Nacional da Indústria (CNI)- conselho temático permanente de responsabilidade Social, SESI e parceiros nacionais- fundação Volkswagen e conselho nacional de secretários de Educação(Consed).

Uma das escolas ganhadora, Pedro Suruagy que fica localizada na feirinha do Tabuleiro, teve como foco de trabalho o meio ambiente, mais especificamente, o combate ao mosquito da dengue, onde envolveu toda a comunidade escolar. Toda atividade desenvolvida foi registrada em relatórios, com fotos e vídeos.

A diretora da escola, Genilda Bezerra dos Santos explica que o projeto “Juntos Construímos Mais” que resultou na conquista do 1º lugar na modalidade de ensino fundamental vem sendo desenvolvido desde de 2010. A ideia, segundo ela, de promover ações de combate a dengue surgiu da inquietação dos profissionais da escola devido a infestação da doença em uma grande quantidade de pessoas naquele período, bem como o lixo acumulado nas proximidades da escola por conta da localização.

estávamos numa época de muita incidência de casos de dengue, e sabíamos que isso se intensificava por conta do lixo nas imediações da escola. Então elaboramos um cronograma de atividades para o ano todo voltado para a recuperação do meio ambiente e promoção à saúde”, diz a diretora. 

Ciente dos problemas com as questões ambientais várias atividades foram pensadas visando minimizar a degradação da região, na qual a escola está inserida. Com isso, os alunos desenvolveram trabalhos de educação ambiental como reciclagem, confecção e exposição de cartazes, palestras, distribuição de panfletos com a presença dos agentes de saúde, visitas as residências, mutirão de limpeza, bem como outras atividades a exemplo de dramatização, poesia, teatro de fantoche e músicas.

Com o nascimento do projeto ambiental a diretora conta que os alunos se transformaram em agente transformador participativo no processo. “eles juntos com os professores realizaram o diagnóstico dos problemas ambientais e buscaram a solução”, salienta ela.

Os alunos, Evelyn Silva Campos e Yasmim Alves de Moura, deram uma lição de cidadania e educação ambiental quando argumentaram que todas as pessoas devem fazer sua parte e cuidar mais do espaço em que vivem. O aluno Lucas Melo Teixeira da Silva, reforçou com a expressão” o mundo é a nossa casa, vamos tomar conta dele”.

Nenhum comentário: