segunda-feira, 11 de março de 2013

Semed promove seminário sobre gênero, etnia e sexualidade nas práticas curriculares

Texto: Delane Barros
Fotos: Janaina Farias


Dra. Ligia Ferreira, professora da Ufal, Juliano Brito coord. do Nudise,
Desa. Nelma Padilha, coordenora do Prog. Cidadania e Justiça na Escola
e Rosário de Fátima, coordenadora do Neder
A secretaria municipal de Educação (Semed), em parceria com a Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), através do programa Cidadania e Justiça na Escola, realizou mais uma atividade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Durante toda a manhã desta segunda-feira (11), diretores, coordenadores e representantes das unidades de ensino da rede pública da capital participaram do seminário sobre as relações de gênero, etnia e sexualidade nas práticas curriculares: as mulheres no contexto da diversidade.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa da Diversidade Étnico-Racial (Neder), Maria do Rosário de Fátima, o seminário foi elaborado para ter como foco principal as discussões referentes às relações de gênero, etnia e sexualidade nas práticas curriculares, ou seja, a busca pelo tratamento igualitário entre alunos da rede de ensino da capital. “Esse evento acontece com a participação, também, do Núcleo de Diversidade Sexual na Escola, o Nudise. E abordamos questões relacionadas às diferenças de gênero, uma temática importante e atual não apenas para educadores, mas para todos os segmentos da sociedade”, explica Rosário. Ela acrescenta, ainda, que o evento marca a abertura de atividades anuais do Neder.


A professora e doutora da Ufal, Ligia Ferreira, abordou o tema “As relações de gênero e etnia nas práticas curriculares”. Ela ressalta a importância do evento, por representar um momento de reflexão. “É importante a discussão e o esclarecimento de conceitos relacionados às diversas identidades. Em muitos momentos, o professor esquece que nossa sociedade não tem mais uma única identidade e isso acontece em conformidade com a consciência coletiva formada, principalmente, pela televisão. A inserção social é fundamental na educação”, afirma Ligia Ferreira.

A diretora-geral de Ensino da Semed, Sonia Moraes, participou do evento representando a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dórea. O seminário contou, ainda, com a palestra da mestra Dalva Costa, que ministrou o tema “Currículo, gênero e sexualidade: breves considerações sobre a secundarização do corpo da mulher” e mestra Ana Pereira, do Instituto Feminista Jarede Viana, com o tema “Gênero e sexualidade das mulheres LGBT”.

Nenhum comentário: