Fotos e Texto: Janaina
Farias
A
merenda da escola Mestre Izaldino, localizada no Pontal, tem um sabor
especial. A receita é composta de amor, dedicação e cuidados
essenciais. Tudo isso porque parte do que é consumido diariamente na
alimentação escolar é cultivada e colhida ali mesmo, no quintal de
casa, na horta da escola, 100% natural.
Não
é preciso ir muito longe para encontrar o que se precisa: coentro,
abobrinha, tomate, cebola e tantas outras verduras, legumes e
hortaliças importantes na alimentação diária estão fresquinhas
prontas para serem colhidas. E o melhor de tudo, sem agrotóxicos.
Iniciativas
como essa vêm transformando a vida de cerca de 120 crianças. Há
mais de dois anos, a Horta Mandala é cultivada pelos alunos e
funcionários da creche e faz parte da rotina deles. Assim, já desde
cedo, desfrutam de uma alimentação saudável, aprendem como
cultivar uma horta e a importância da responsabilidade
socioambiental na preservação da natureza.
O
aprendizado vai desde a educação ambiental a uma alimentação
nutritiva, começando pelo plantio e indo até a degustação de
receitas desenvolvidas na própria escola, com participação dos
alunos.
Aprendendo
com a Horta
A
coordenadora pedagógica, Cíntia de Oliveira, explicou que
desenvolve o projeto Horta Mandala durante o ano letivo. “Eles
aprendem a cultivar a terra, plantar a semente e irrigar; ainda
acompanham o crescimento e colhem os frutos. Elas participam de todas
as etapas”, frisa a coordenadora.
Ainda
segundo Cíntia, os cuidados das crianças com a horta é uma forma
de aprender brincando. Com o projeto as crianças estudam as frutas,
as verduras, as ervas medicinas e os insetos.
“As
crianças tem noções de ciência e meio ambiente e ainda
desenvolvem hábitos alimentares saudáveis. Como a horta vem mudando
a forma de se alimentar é cada vez mais estimulado o consumo de
hortaliças e verduras. Isso faz a diferença, porque elas passam a
optar por alimentos mais saudáveis em vez de alimentos gordurosos
que, no futuro, podem trazer sérios riscos a saúde”, atenta a
coordenadora pedagógica.
O
cuidado com a horta vai muito mais além do que um simples cultivo,
na escola tudo aquilo que se planta tem um objetivo pedagógico e um
sentido especial para as crianças. A construção do hábito
alimentar é um deles, mas não o único. Além de entenderem que
aquilo que estão comendo é saudável eles também preparam suas
próprias receitas, num ritual especial.
“Você
consegue ver o interesse da criança, a expectativa da colheita
daquele fruto plantado, o conhecimento sobre a preservação, o
equilíbrio do meio ambiente, o despertar da ciência, os olhos bem
atento para a germinação. Tudo isso é passado para a criança de
uma forma especial”, garante Cíntia.
Bolo
Ben-10: crianças com a mão na massa
E
desses momentos, simples receitas como um bolo comum ganhou fama de
desenho animado bastante conhecido da criançada, o “Ben 10”. O
bolo é verde e por isso o nome é bastante sugestivo.
A
coordenadora garante que a cor faz toda a diferença entre criançada.
“No
início alguns alunos tem um pouco de resistência a criação dessas
receitas e as cores dos alimentos, mas com a participação de
cada um deles
no preparo das receitas, eles passam a ter um olhar diferente”,
ressalta a Cíntia,
destacando que outras receitas surgiram a partir dessas aulas
práticas como a panqueca de espinafre, o bolo de couve e a sopa de
legumes,
que fazem o
maior
sucesso.
A
introdução de verduras na merenda escolar permite que muitos alunos
que não possuem uma alimentação adequada tenham uma ingestão
diária rica em nutrientes. “A escola faz um papel essencial na
vida de muitas crianças que, por um motivo ou outro, não mantém
uma alimentação correta. Aqui, elas têm tudo que precisam para uma
alimentação saudável e tudo retirado da nossa horta”, garante.
Horta
Mandala: Ideal para a agricultura familiar
Ela
tem característica familiar, possui um formato redondo semelhante a
um desenho de uma mandala. É contornada com garrafas peti e a forma
como foi projetada facilita bastante o manejo, sendo mais econômica
do que uma horta tradicional.
O
idealizador e responsável pela horta na escola municipal é Antônio
Gouveia, voluntário amigo da educação, que deu vida a uma simples
ideia e hoje tornou possível a realização de um sonho; sonho este
que vem contribuindo para a educação e a saúde de muitas crianças.
Além
de trabalhar a parte pedagógica, a horta Mandala não se limita em
plantar e colher frutos, segundo Antônio Gouveia essa tem todo um
cuidado especial, possui irrigação própria, estufa e composteira,
isso significa que tudo que uma horta precisa é feito por lá mesmo.
“É daqui que é retirado diariamente parte do consumo das
refeições das crianças a baixo custo”, salienta ele.
Amigo
da Educação
A
participação de todos é fundamental na
manutenção do projeto, inclusive as sobras de
alimentos, como cascas de verduras e frutas são reaproveitados e tem
destino certo: vão
para a composteira. “As
merendeiras tem
um papel importante, pois separam
todas as
sobras e elas se
transformam em adubo orgânico”, explica o
voluntário.
Gouveia
também criou uma estufa para novas mudas e plantas. Lá podem ser
encontrados pimentão de cheiro, pimentão amarelo e verde,
abobrinha, couve e tantos outros.
Alimentação
saudável na escola e em casa
O
exemplo da escola é multiplicado em casa. A aluna Ivanise Letícia,
6 anos, disse que já se rendeu as delícias preparadas na escola.
“Gosto muito da sopa, ela é deliciosa”, diz a garotinha.
Em
casa, passa sempre o recado de uma alimentação saudável. “Digo a
minha mãe que na escola, quando queremos uma verdura, vamos pegar na
nossa horta, que rego todos os dias. Lá em casa também temos nossas
plantinhas. É bom plantar e colher”, comenta Ivanise.
Prêmio
Construindo a Nação
O
projeto Horta trabalha ao mesmo tempo três pilares importantes no
aprendizado: a questão da sustentabilidade, como reutilização de
produtos reciclados fortalecendo a consciência e a educação
ambiental; a incorporação e orientação de uma alimentação
nutritiva e saudável; bem como a questão pedagógica e educativa.
Todo
o trabalho e dedicação rendeu ao Centro de Educação Infantil
Mestre Izaldino, o 2º lugar do prêmio Construindo a Nação na 13º
edição com o projeto “Horta Mandala: Uma Horta Mandala em minha
creche”, essa é a terceira vez consecutiva que a escola é
premiada na categoria de educação infantil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário