terça-feira, 12 de março de 2013

Da terra à mesa: o projeto Horta Mandala

Crianças do Centro de Educação Infantil Mestre Izaldino cultivam horta, tem hábitos alimentares saudáveis e desenvolvem consciência ambiental.

 
Fotos e Texto: Janaina Farias
 
 A merenda da escola Mestre Izaldino, localizada no Pontal, tem um sabor especial. A receita é composta de amor, dedicação e cuidados essenciais. Tudo isso porque parte do que é consumido diariamente na alimentação escolar é cultivada e colhida ali mesmo, no quintal de casa, na horta da escola, 100% natural.

Não é preciso ir muito longe para encontrar o que se precisa: coentro, abobrinha, tomate, cebola e tantas outras verduras, legumes e hortaliças importantes na alimentação diária estão fresquinhas prontas para serem colhidas. E o melhor de tudo, sem agrotóxicos.

Iniciativas como essa vêm transformando a vida de cerca de 120 crianças. Há mais de dois anos, a Horta Mandala é cultivada pelos alunos e funcionários da creche e faz parte da rotina deles. Assim, já desde cedo, desfrutam de uma alimentação saudável, aprendem como cultivar uma horta e a importância da responsabilidade socioambiental na preservação da natureza.

O aprendizado vai desde a educação ambiental a uma alimentação nutritiva, começando pelo plantio e indo até a degustação de receitas desenvolvidas na própria escola, com participação dos alunos.

Aprendendo com a Horta
 
A coordenadora pedagógica, Cíntia de Oliveira, explicou que desenvolve o projeto Horta Mandala durante o ano letivo. “Eles aprendem a cultivar a terra, plantar a semente e irrigar; ainda acompanham o crescimento e colhem os frutos. Elas participam de todas as etapas”, frisa a coordenadora.
Ainda segundo Cíntia, os cuidados das crianças com a horta é uma forma de aprender brincando. Com o projeto as crianças estudam as frutas, as verduras, as ervas medicinas e os insetos.

As crianças tem noções de ciência e meio ambiente e ainda desenvolvem hábitos alimentares saudáveis. Como a horta vem mudando a forma de se alimentar é cada vez mais estimulado o consumo de hortaliças e verduras. Isso faz a diferença, porque elas passam a optar por alimentos mais saudáveis em vez de alimentos gordurosos que, no futuro, podem trazer sérios riscos a saúde”, atenta a coordenadora pedagógica.

O cuidado com a horta vai muito mais além do que um simples cultivo, na escola tudo aquilo que se planta tem um objetivo pedagógico e um sentido especial para as crianças. A construção do hábito alimentar é um deles, mas não o único. Além de entenderem que aquilo que estão comendo é saudável eles também preparam suas próprias receitas, num ritual especial.

Você consegue ver o interesse da criança, a expectativa da colheita daquele fruto plantado, o conhecimento sobre a preservação, o equilíbrio do meio ambiente, o despertar da ciência, os olhos bem atento para a germinação. Tudo isso é passado para a criança de uma forma especial”, garante Cíntia.
 

Bolo Ben-10: crianças com a mão na massa

E desses momentos, simples receitas como um bolo comum ganhou fama de desenho animado bastante conhecido da criançada, o “Ben 10”. O bolo é verde e por isso o nome é bastante sugestivo.

A coordenadora garante que a cor faz toda a diferença entre criançada. No início alguns alunos tem um pouco de resistência a criação dessas receitas e as cores dos alimentos, mas com a participação de cada um deles no preparo das receitas, eles passam a ter um olhar diferente”, ressalta a Cíntia, destacando que outras receitas surgiram a partir dessas aulas práticas como a panqueca de espinafre, o bolo de couve e a sopa de legumes, que fazem o maior sucesso.

A introdução de verduras na merenda escolar permite que muitos alunos que não possuem uma alimentação adequada tenham uma ingestão diária rica em nutrientes. “A escola faz um papel essencial na vida de muitas crianças que, por um motivo ou outro, não mantém uma alimentação correta. Aqui, elas têm tudo que precisam para uma alimentação saudável e tudo retirado da nossa horta”, garante.

Horta Mandala: Ideal para a agricultura familiar
 
Ela tem característica familiar, possui um formato redondo semelhante a um desenho de uma mandala. É contornada com garrafas peti e a forma como foi projetada facilita bastante o manejo, sendo mais econômica do que uma horta tradicional.

O idealizador e responsável pela horta na escola municipal é Antônio Gouveia, voluntário amigo da educação, que deu vida a uma simples ideia e hoje tornou possível a realização de um sonho; sonho este que vem contribuindo para a educação e a saúde de muitas crianças.

Além de trabalhar a parte pedagógica, a horta Mandala não se limita em plantar e colher frutos, segundo Antônio Gouveia essa tem todo um cuidado especial, possui irrigação própria, estufa e composteira, isso significa que tudo que uma horta precisa é feito por lá mesmo. “É daqui que é retirado diariamente parte do consumo das refeições das crianças a baixo custo”, salienta ele.

Amigo da Educação
 

A participação de todos é fundamental na manutenção do projeto, inclusive as sobras de alimentos, como cascas de verduras e frutas são reaproveitados e tem destino certo: vão para a composteira. “As merendeiras tem um papel importante, pois separam todas as sobras e elas se transformam em adubo orgânico”, explica o voluntário.
Gouveia também criou uma estufa para novas mudas e plantas. Lá podem ser encontrados pimentão de cheiro, pimentão amarelo e verde, abobrinha, couve e tantos outros.

Alimentação saudável na escola e em casa

O exemplo da escola é multiplicado em casa. A aluna Ivanise Letícia, 6 anos, disse que já se rendeu as delícias preparadas na escola. “Gosto muito da sopa, ela é deliciosa”, diz a garotinha.

Em casa, passa sempre o recado de uma alimentação saudável. “Digo a minha mãe que na escola, quando queremos uma verdura, vamos pegar na nossa horta, que rego todos os dias. Lá em casa também temos nossas plantinhas. É bom plantar e colher”, comenta Ivanise.

Prêmio Construindo a Nação
O projeto Horta trabalha ao mesmo tempo três pilares importantes no aprendizado: a questão da sustentabilidade, como reutilização de produtos reciclados fortalecendo a consciência e a educação ambiental; a incorporação e orientação de uma alimentação nutritiva e saudável; bem como a questão pedagógica e educativa.
Todo o trabalho e dedicação rendeu ao Centro de Educação Infantil Mestre Izaldino, o 2º lugar do prêmio Construindo a Nação na 13º edição com o projeto “Horta Mandala: Uma Horta Mandala em minha creche”, essa é a terceira vez consecutiva que a escola é premiada na categoria de educação infantil.
 

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