terça-feira, 12 de março de 2013

Escolas da rede municipal se preparam para a Prova Brasil 2013

Texto e Fotos: Adriana Cirqueira

Ritta Peixoto, diretora do departamento de Ensino Fundamental

Diretores, coordenadores e professores de 94 escolas da rede municipal de ensino se reuniram hoje (12) com técnicos do Departamento de Ensino Fundamental (DEF) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para receber orientações sobre Prova Brasil 2013. A aplicação da prova está prevista para o mês de novembro.

A Prova Brasil é uma avaliação em larga escala aplicada a cada dois anos em escolas públicas urbanas e rurais que possuem turmas de quinto e nono anos do ensino fundamental com 20 ou mais estudantes. Ela tem o objetivo de avaliar o sistema educacional, analisando o desempenho de alunos, docentes e servidores.
 
Segundo Ritta Peixoto, diretora do DEF, é de fundamental importância a participação de todos os profissionais da escola neste processo. “Diretores, coordenadores e professores das escolas e turmas avaliadas precisam se envolver para que a escola atinja todo seu potencial e consigamos melhorar o desempenho na aprendizagem dos alunos e elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da rede”, afirmou Ritta.
 
As escolas são selecionadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) com base em dados do Censo Escolar e recebem os cadernos Matrizes de Referência, Temas, Tópicos e Descritores que trazem informações sobre os pressupostos teóricos que embasam a avaliação e uma série de exemplos de itens (questões) sobre língua portuguesa e matemática das séries a serem avaliadas.
O professor Ademir Oliveira, da Secretaria de Estado de Educação e do Esporte, proferiu uma palestra sobre a importância das avaliações externas em Maceió e fez uma explanação sobre os índices atingidos pelo município, estado e federação. De acordo com Ademir os resultados obtidos são o reflexo da atuação da escola e do professor que culminam no que o aluno responde na avaliação. “Com base nesta avaliação podemos saber quem são o aluno, o professor, a escola e o gestor”, afirmou o professor.

As provas são formadas por dois blocos de língua portuguesa e dois de matemática com o objetivo de avaliar a unidade e o sistema de ensino, por isso as notas individuais não são divulgadas. Os testes abrangem língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.Diretores e professores também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

A Escola Elma Marques Curti, que vem conquistando melhores índices a cada ano, compareceu à reunião com representantes de todos os segmentos convidados. Segundo o diretor, Roberval Ferreira, o apoio da gestão é fundamental para a melhoria dos resultados obtidos na Prova Brasil. “Esperamos continuar evoluindo, estamos trabalhando mas o desafio é longo e não podemos nos dar por satisfeitos”, disse o diretor da escola que obteve o segundo melhor resultado da rede. Sua escola (empatada com outras duas) obteve 4,9 nas séries iniciais em 2011.

Segundo a técnica Laudicea Nascimento, o objetivo do departamento é promover a discussão com as escolas sobre a Prova Brasil e para isso, além deste momento, a secretaria está oferecendo turmas de Formação Continuada para os professores do 4º ao 9º anos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Além disso haverá o acompanhamento às escolas. A Semed tem como metas em 2013 elevar o Ideb dos anos iniciais de 3,8 para 4.2 e de 2,3 para 3,2 nos anos finais.

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