segunda-feira, 11 de março de 2013

Professores da Semed farão especialização em Educação Especial a distância

Texto: Janaína Farias
Fotos: Mauro Fabiani
Ângela Matos, tutora do curso de especialização em educação especial
Dez professores da rede municipal de ensino que trabalham em sala de recurso serão beneficiados com curso de especialização em educação especial: Formação Continuada de Professores para o Atendimento Educacional Especializado(AEE).

O curso é ofertado pela universidade federal do Ceará (UFC) através da descentralização de recursos do MEC, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil. Além do município de Maceió, educadores de nove municípios alagoanos como: Barra de Santo Antônio, Ibateguara, São José da Lage, São Miguel dos Campos, Atalaia, Novo Lino, Flexeiras, Jacuípe, Viçosa também farão a capacitação. Ao todo foram inscritos 25 alunos sendo 10 de capital e 15 desses municípios de abrangência.

De acordo com a Tutora do curso, Ângela Matos as inscrições foram feitas pelas secretarias municipais e estaduais de ensino responsáveis pela pré-seleção dos alunos. A especialização segue as diretrizes do Plano de Desenvolvimento da Educação(PDE), na Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva e no Decreto Nº7.611 que dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado.


Keila Fragoso, técnica responsável pelo departamento de educação especial
A técnica responsável pelo departamento de educação especial, Keila Fragoso, explicou que o curso tem duração de 18 meses e encontros presenciais e a distância por meio de ambiente virtual de aprendizagem. “O curso é gratuito e é direcionado para professores que atuam em salas de recursos”, salienta ela.

O curso abordará temáticas acerca de pessoas com deficiência, transtorno global de desenvolvimento e altas habilidades superdotados. Os participantes receberão material impresso e durante todo o curso farão planejamento e produção de atividades. A coordenadora explica que uma das principais atribuições do professor de sala de recurso é o planejamento de atendimento especializado(AEE). “Eles vão levar essas experiências para a sala de aula, possibilitando a escolarização dos alunos com deficiência”, reforça ela.

Nenhum comentário: