terça-feira, 19 de março de 2013

Semed e TJ planejam semana de combate à violência sexual

Texto: Janaína Farias
Foto: João Filho

Articular ações para a realização da Semana Estadual de Combate a Violência Sexual. É com essa proposta que o Centro de Atenção Integrada à Criança e adolescente (Caica), o Núcleo da Diversidade Sexual nas Escolas (Nudise), o departamento de Programas Especiais e autoridades do Tribunal de justiça de Alagoas (TJ) se reuniram, na manhã desta segunda feira, (18) às 9h, no auditório deste tribunal. O objetivo é realizar uma campanha de esclarecimento sobre violência sexual nas escolas da rede municipal.

Participaram da reunião, diretores, coordenadores e assistentes sociais de 20 escolas que se encontram em situação de risco social. A juíza Presidente da Autoridade Central Estadual, Fátima Pirauá e o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudio Soriano também participaram da reunião que discutiu ações de prevenção de violência desta natureza, ato que acontece normalmente dentro ou fora da família da vítima.

De acordo com a coordenadora do Caica, Ticyane Bentes, essa é a segunda reunião que objetiva pensar ações articuladas voltadas para a preparação do evento nas escolas da rede. A coordenadora justifica que o ponta pé inicial foi do tribunal de justiça que busca promover ações visando a conscientização e orientação da comunidade escolar sobre o assunto. Para isso, dentro da programação da semana serão realizadas várias atividades como distribuição de panfletos sobre violência sexual, visitas às escolas, palestras e outras ações.

Ticyani explica que o educador e a própria escola tem responsabilidade na proteção da criança e do adolescente. “É essencial o educador ter conhecimento sobre o tema. Ter a sensibilidade para identificar, por exemplo, uma criança vítima dessa violência. Ciente do problema eles são orientados como denunciar e onde fazer a denuncia, bem como prevenir os abusos a meninos e meninas”, salienta Ticyane reforçando a responsabilidade do educador.

Dalva Costa, técnica pedagógica do Nudise, explicou que o núcleo e o Caica tem feito um trabalho em conjunto voltado para a formação dos professores, nesta temática. Ela cita como exemplo o projeto de formação para professores: “educação para a sexualidade, igualdade das relações de gênero e diversidade” como um elemento fundamental para qualificá-los quanto o seu potencial de enxergar alteração de comportamentos nas crianças no ambiente escolar.

Temos ido as escolas e se inserido nas ações de outros departamentos. Durante a formação trabalhamos assuntos atuais como a sexualidade infantil, abuso sexual, pedofilia entre outros. Orientamos, instruímos, e sensibilizamos os educadores quanto ao comportamento de crianças com essas características”, diz a técnica.


ESCOLAS

Escolas onde será realizada a Semana Estadual de Combate à Violência Sexual: Orlando Araújo, creche Mestre izaldino, Rui Palmeira, Higino Belo, Major Bonifácio, Baltazar de Mendonça, Kátia Assunção, Dom Helder, Petrônio Viana, Jaime de Altavila, Hévia Valéria, Zumbi dos Palmares, Sagrado Coração de Jesus, Tobias Granja, Jarede de Viana, Walter Pitombo, Maria José Carrascosa, Claudinete Batista, Ranilson França, Creche escola Lyons, José Haroldo da Costa.

Nenhum comentário: