quinta-feira, 14 de março de 2013

Educadores físicos são capacitados no programa Viva Vôlei para atender alunos da Semed

Texto: Delane Barros
Foto: Adriana Cirqueira

Elaine Paccola, diretora do deptº de Ed.Física
da Semed,
p
rofessor Maurício Barros,
instrutor da Confederação Brasileira de Voleibol
 

e a diretora da Semel, Fátima Pinto
Pelo menos 192 alunos da rede municipal de ensino serão atendidos pelo projeto Viva Vôlei, que será lançado em Maceió, no próximo sábado (16). Para a implantação da nova modalidade esportiva, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), realizam capacitação com os professores da rede pública de ensino. O trabalho de preparação segue até o final desta quinta-feira (14), com o professor Maurício Barros, instrutor da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

O projeto Viva Vôlei, totalmente financiado pelo Banco do Brasil, deverá proporcionar o atendimento às comunidades do entorno das escolas. A modalidade traz algumas diferenças do vôlei tradicional. No Viva Vôlei, as equipes são formadas por equipes de 3 atletas e as noções do esporte são transmitidas de forma lúdica, propiciando o envolvimento de todos.

“Fizemos a capacitação com 20 professores, que estarão aptos a realizar um trabalho imensurável de se avaliar, porque as aulas são realizadas no contra-turno escolar. Com isso, a criançada é retirada das ruas, tem contato com profissionais qualificados, incentiva a prática da atividade física, condição que leva a concentração. Enfim, são muitos os benefícios para quem participa”, garante o instrutor da CBV, Maurício Barros.

A diretora do departamento de Educação Física da Semed, Elaine Paccola, acrescenta que o programa, que terá duração de um ano, permite identificar talentos das quadras. “Essa modalidade está se tornando frequente em vários locais por se adaptar à capacidade das crianças. O vôlei tradicional não permite que os alunos obedeçam a todos os comandos”, considera Elaine.
 A diretora da Semel, Fátima Pinto, informa que, inicialmente, o programa atenderá a oito turmas, com 24 alunos, cada, na faixa etária dos 7 aos 14 anos. “O programa será lançado em meio a um evento nacional do vôlei, o Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, que contará com a presença de representantes do patrocinador do programa, que é o Banco do Brasil, além de autoridades ligadas ao esporte, como o presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), o alagoano Toroca, além de atletas conhecidos do grande público como o bicampeão e jogador de vôlei Maurício”, resume a diretora.

O Programa Viva Vôlei será lançado no sábado (16), no ginásio Tenente Madalena, na Cambona.


Nenhum comentário: