sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Projeto Quebra Tabu vai envolver escolas municipais

Texto e fotos de João Filho






A Secretária Municipal de Educação, Ana Dayse Dorea assinou nesta quinta-feira, dia 1º, o termo de cooperação com o Centro de Estudos da Sexualidade Humana – Instituto Kaplan, em parceria com a Federação das Industrias do Estado de Alagoas (Fiea), para a implantação do Projeto Quebra Tabu que vai envolver as escolas da rede municipal.

As oficinas nas escolas serão articuladas pela Diretoria Geral de Ensino (DIGEN), por meio do Núcleo de Estudos da Diversidade Sexual na Escola (NUDISE). Segundo o coordenador do núcleo, Juliano Brito, os coordenadores pedagógicos serão agentes de prevenção e aplicarão as oficinas com os alunos de ensino fundamental do 6º ao 9º ano. 

Segundo ele, as oficinas consistem em informar sobre o desenvolvimento do corpo na puberdade, dúvidas e inseguranças quanto a normalidade dos órgãos genitais e formas de lidar socialmente com estas mudanças no corpo; Menstruação e ejaculação e o seu significado para a reprodução; Mitos e os cuidados de higiene; Processo de reprodução; Informa sobre as principais DSTs e como se prevenir usando o preservativo, além de discutir a diversidade sexual e o respeito, o assédio sexual, a gravidez e os impactos no projeto de vida, entre outros.
A assinatura aconteceu durante o lançamento do Projeto no auditório da Casa da Indústria e contou com a participação do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), industrial José Carlos Lyra, a diretora do Instituto Kaplan, Maria Helena Vilela, o promotor de Justiça Flávio Gomes de Barros, o Secretário de Esporte e Lazer Pedro Vilela, além do Prefeito da Cidade de Viçosa, Flaubert Filho e da Secretária de Educação de Viçosa, Ana Paula.

De acordo com a Secretária de Educação de Maceió, Ana Dayse, a vida sexual dos jovens está se iniciando muito cedo. “A falta de orientação e a desinformação contribui para o aumento da gravidez na adolescência”. A secretária destacou a necessidade de se cuidar dos jovens envolvendo também a família. Ela lembrou as experiências que teve quando era professora no Hospital Universitário (HU). “A gente costumava dizer que as mães brincavam com bonecos vivos, pois muitas tinham 12, 13 anos de idade”, disse.

Para a diretora do Instituto Kaplan, Maria Helena Vilela, o projeto consiste numa metodologia de educação sexual no ensino fundamental nas escolas públicas e tem como objetivo diminuir a vulnerabilidade dos jovens em relação a gravidez e DST/Aids, com foco no corpo reprodutivo e sexual, visando a tomada de decisão assertiva no relacionamento afetivo e sexual. Ela explicou que serão ofertadas 12 oficinas do 6º ao 9º ano. “Haverá capacitação para os coordenadores pedagógicos que serão multiplicadores na execução do projeto”, reforçou.
  
A solenidade de lançamento do Quebra Tabu foi marcada pela apresentação do coral Criança Alegria, da Escola Municipal Audival Amélio, sob a regência do maestro Carlos Magno, que encantaram e foram aplaudidos de pé pela plateia.

Nenhum comentário: