quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Semed: pais e alunos plantam árvvores e dão exemplo de educação ambiental

Texto e fotos: Janaina Farias


A fachada da Escola Luiz Calheiros Júnior será mais verde. Na manhã desta sexta-feira (9), pais e crianças plantaram variedades de mudas de ipê e plantas ornamentais na frente da unidade escolar. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro de Referência em Educação Ambiental (Creamb), foi uma forma de envolver os pais numa celebração à passagem do dia dos pais, além de despertar nas crianças a consciência sobre o meio ambiente.
 
A escola recebeu várias espécies de mudas como Ipê, Onze Horas e Beijo. Elas foram plantadas na frente  e no entorno da unidade. Para amenizar a ação degradante do homem na natureza, a escola também reciclou pneus, que estão servindo de suporte para as plantas. Paralelo ao plantio, houve apresentações, exibição de vídeos e distribuição de presentes.
 
De acordo com a coordenadora da escola, Maria Genusa, a intenção de trabalhar com o meio ambiente é fazer com que a criança tenha o contato com a natureza. Ainda segundo ela, essa ação vai fazer com que as crianças deem mais valor às árvores e ao meio ambiente, princialmente porque a árvore está sendo plantada por eles e por seus próprios pais.“Essas crianças vão poder acompanhar de perto o crescimento dessas mudas, isso é primordial, por que mais na frente elas vão lembrar dessa ação e cuidar mais do meio ambiente. O exemplo dos pais será referência no futuro”, afirma.
 
Diego Fabrício, pai da aluna Maria Eduarda, de seis anos, contou que está muito feliz por estar contribuindo para a melhoria do meio ambiente e da escola em que sua filha estuda. “Pensar na melhoria do meio ambiente já quando criança é importantíssimo, por que já prepara a cabecinha delas para um futuro melhor, com mais sustentabilidade e uma vida melhor”, ressalta. Maria Eduarda, participou de todo o plantio e disse que será muito bom ter árvore na escola. “Agora vamos ter sombra. A escola vai ficar mais bonita”, disse a menina.
 
A técnica do Creamb, Estécia Maria de Moraes, ressaltou que o Centro desenvolve junto às escolas um projeto sobre meio ambiente. Para ela, a ação da Escola Luiz Calheiros em trabalhar esse tema é fundamental, por que desperta nas crianças a criação de espaços verdes no ambiente escolar, bem como em sua comunidade, refletindo para uma melhor qualidade de vida. “Essa ação realizada na escola está contribuindo para uma educação sustentável”, ressalta.
 
Ela informou ainda que Maceió possui área verde abaixo da recomendada por habitante. Partindo desse pressuposto e de outros estudos, como as condições climáticas, o efeito estufa, enchentes, entre outros assuntos relacionados à destruição da natureza, segundo ela, servem de indícios de que é preciso mais do nunca plantar árvores. “ Nesse sentido, o Creamb vem desenvolvendo formação e apoiando as escolas com projetos em meio ambiente”, salienta.
Janaina Farias – Ascom Semed

Nenhum comentário: