quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Semed promove VI Ciclo de palestras para gestores escolares

 Texto e fotos de João Filho

  

Com o tema Educação e Trabalho, a Secretaria Municipal Educação (Semed) de Maceió, está realizando no auditório Paulo Freire, o VI Ciclo de palestras para gestores escolares, direcionado aos diretores e vice-diretores, além dos coordenadores pedagógicos das 20 escolas do ensino fundamental que atuam com o público noturno e das 45 escolas que atendem à modalidade da educação de jovens, adultos e idosos.

O encontro que iniciou nessa quarta-feira (21), com a palestra ministrada pelo professor doutor César Nonato Candeias da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), segue com o debate de outros temas, todos focando no Ensino Noturno.

Para o diretor do departamento de Jovens e Adultos, Adélson Gomes da Silva o tema Educação e Trabalho veio em um momento importante para secretaria. “Estamos discutindo a questão das diretrizes curriculares. Temos uma comissão já instituída que vem discutindo a reorganização do ensino noturno e nesse processo, os jovens e adultos como eixo central na discussão do trabalho”, destacou Adélson e explicou “nosso público é formado pelo sujeito trabalhador, devemos aproximar o processo de escolarização desse sujeito do mundo do trabalho”. Concluiu.
 
Conforme programação do Núcleo de Formação e Valorização Profissional da Secretaria, o VI ciclo de palestras acontece também hoje (22), no auditório da Escola Superior da Magistratura (ESMAL). Participam das palestras os professores doutores Jorge Eduardo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com o tema Gestão democrática e participação, Auxiliadora Freitas também da Ufal com o tema Projeto político pedagógico no cotidiano da escola, Elisângela Mercado com o tema Gestão democrática e participação, Maria Luíza Aléssio da Universidade Federal de Pernambuco com o tema Gestão democrática no sistema de educação, além das socializações de gestão escolar com as diretoras Raquel Barros da Escola Cecília Carnaúba e Arlete Domingos da Escola Nise da Silveira.

Abordando o tema Gestão democrática e participação, o professor Jorge Eduardo disse que a gestão deve estar a serviço da aprendizagem . “Isso se caracteriza quando o gestor incorpora as pessoas no processo de decisão”, destacou o professor se referindo ao papel do gestor escolar. “ não é a escola que deve estar a serviço do gestor e sim a gestão a serviço da escola”, reforçou Eduardo.

A professora Auxiliadora Freitas discorreu sobre o Projeto Político Pedagógico – PPP no cotidiano da escola e disse que o projeto se constitui o eixo norteador de todo trabalho da escola e da coordenação pedagógica. “O projeto pedagógico é vivência. Esse movimento ação e reflexão das problemáticas da escola se constroe o Projeto pedagógico e o gestor é o grande condutor desse processo”.

Maria Luíza Alessio da Universidade Federal de Pernambuco, destacou na sua palestra o direito de aprender “a criança ir a escola durante quaro anos e não ser alfabetizada é um absurdo. A implantação de uma gestão democrática pressupõe evolvimento de todos”, esclareceu Alessio, que discorreu sobre gestão democrática e sistema de educação.

Estiveram presente durante a realização do VI ciclo de palestras para gestores escolares a Diretora Geral de Ensino, Sônia Moraes, a Diretora do Departamento de Gestão Democrática, Marta Palmeira, o Coordenador do Núcleo de Formação e Valorização Profissional, Marcos Swell Brandão Menezes, a diretora do departamento de Ensino Fundamental, Rita Vasconcelos, além dos técnicos da Semed.

Nenhum comentário: