terça-feira, 10 de setembro de 2013

Matrículas para o Projovem prosseguem até 30 de setembro






As matrículas para o Projovem prosseguem até 30 de setembro na Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) e em várias escolas municipais. O aluno interessado em se inscrever nas cerca de 800 vagas remanescentes do Projovem podem procurar qualquer uma dessas escolas: Floriano Peixoto (Ipioca), Padre Pinho (Cruz das Almas), Nosso Lar I (Levada), Maria José Carrascosa (Poço), Cleto Marques (Colina dos Eucaliptos), Zumbi dos Palmares (Clima Bom) Suzel Dantas (Tabuleiro), Luíza Suruagy (Ouro Preto), Geruza Costa (Jacintinho), Pompeu Sarmento (Barro Duro), João Sampaio (Chá da Jaqueira).

Para efetuar a matricula, é necessário apresentar cópias de RG e CPF, comprovante de residência e histórico escolar. Assessora técnica do Projovem em Maceió, Solange Gouveia informa que no ato da matricula não será aceita declaração. Ainda segundo ela, na ausência do histórico escolar o aluno será submetido a um teste de proficiência.
Solange salienta que o aluno que não comparecer com frequência às aulas pode perder a vaga. “Após 15 dias, o aluno faltoso deverá sair da relação e abrir precedente para outro, ficando no cadastro de reserva”, explica ela. Solange Gouveia acrescenta que o programa tem o objetivo de tentar mudar a realidade, pois oferece a oportunidade a muitos jovens de concluir uma escolaridade e cria condições para sua inserção no mercado de trabalho. 

“O Projovem é um programa de inclusão social e formação inicial profissional e tem na sua essência a garantia do exercício de cidadania”, resume a assessora técnica do programa federal, que oferece uma ajuda de custo de R$ 100 mensais para contribuir com a cobertura de algumas despesas dos alunos, especialmente o transporte.

O objetivo do ProJovem é elevar a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que sabem ler e escrever e não concluíram o ensino fundamental. O programa tem duração de 18 meses e garante ainda uma formação profissional inicial em vários arcos operacionais. Para concluir o programa de estudos sem obstáculos, é exigida dos alunos a frequência mínima de 75% das aulas. Apesar de as matrículas estarem disponibilizadas até o dia 30 deste mês, as aulas estão previstas para começar no próximo dia 23. Há, ainda, a disponibilidade de 800 vagas para serem preenchidas até o final do mês.

Nenhum comentário: