terça-feira, 24 de setembro de 2013

Semed realiza III Festival do Mais Educação


   
O ginásio Tenente Madalena, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), ficou lotado no último sábado (21). Mais de 1.000 alunos, na faixa etária dos 6 aos 14 anos, de 22 escolas que integram o programa Mais Educação participaram do III Festival de Esporte, Arte e Cultura. O evento acontece anualmente, com o objetivo de promover uma maior integração das unidades de ensino. 
Pelo fato de acontecer no Dia Mundial da Paz e no Dia da Árvore, o festival também contou com a participação da Secretaria Estadual da Paz (Sepaz) e distribuição de mudas de árvores a todas as escolas participantes da programação.

Os judocas das escolas inseridas no Mais Educação participaram da execução do Hino Nacional e, enquanto eram distribuídas mudas de árvores, acompanharam a música Paz Pela Paz, de Nando Cordel e a exibição de um material visual, formado por uma árvore e os frutos, conceitos éticos e de cidadania.
 
A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dórea, salientou a importância do esporte como forma de enfrentar a violência na sociedade. “Pesquisa recente da Fiocruz coloca o Nordeste, Alagoas e Maceió na dianteira em violência e só o trabalho da Educação pode salvar as crianças do contato com a droga. A escola é o local ideal para o enfrentamento à violência. O trabalho de hoje dará frutos daqui a cinco ou dez anos, não tenham dúvida”, vaticinou Ana Dayse.
A coordenadora do Mais Educação, Edileuza Maciel, explica que o festival é a culminância de todas as atividades desenvolvidas ao longo do ano, a exemplo da formação continuada dos gestores e professores comunitários, formação continuada dos monitores e acompanhamento e monitoramento das atividades na escola.
“O grande desafio é reconhecer o educando não apenas como aluno que precisa ser instruído nos conteúdos escolares tradicionais mas, também, enquanto crianças e jovens de serem reconhecidos em toda a sua complexidade, com potencialidades, capacidades, expectativas, vivências, sonhos, medos, desejos de serem reconhecidos e pertencerem a um grupo, de poderem ir o mais longe possível”, resume ela.
A diretora do departamento de Educação Especial da Semed, Virgínia Ferreira, destacou que as unidades de ensino que participam do Mais Educação merecem todos os méritos por oferecer a educação em tempo integral. A diretora-geral de Ensino da secretaria, Sônia Moraes, também deu uma palavra de incentivo aos alunos que fazem parte do programa e praticam judô, modalidade escolhida para compor o festival nesse ano.
O secretário estadual de Promoção da Paz, Jardel Aderico, explica que a pasta vem discutindo com a Semed a disseminação da cultura da paz dentro dos pilares educacionais. Para isso, começa a implantar a conceito de paz nas 22 escolas que desenvolvem o Mais Educação, mas a perspectiva é de atingir, em 2014, pelo menos 50 unidades de ensino.
 
 Texto de Delane Barros e fotos de Mauro Fabiani

Nenhum comentário: