segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Educação Municipal dá orientações sobre simulado e simuladinho



O Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação(Semed) realizou hoje, (23) a entrega das provas para simulado e simuladinho que serão aplicados nos alunos do 5º e 9º ano, na próxima quarta feira(25) nas escolas da rede municipal. As instruções foram passadas para os coordenadores pedagógicos que terão a missão de repassar aos professores de cada unidade escolar. O teste avaliativo tem como objetivo familiarizar os alunos com a metodologia da Prova Brasil prevista para novembro, além de auxiliar os professores na identificação dos conteúdos que ainda não foram dominados pelos alunos.
Participarão deste teste mais de oito mil alunos do ensino fundamental, destes 6.970 alunos são do 5º ano e 1.213 alunos do 9º. Eles responderão questões de língua portuguesa e matemática organizado em quatro blocos, sendo 15 itens para o 5º ano e 20 para o 9º ano. A prova será objetiva com multiplica escolha, contendo apenas uma resposta correta. A coordenadora do Departamento de Ensino Fundamental, Maria Rita, informou que os alunos do 5º ano farão o simuladinho e os alunos do 9º ano, o simulado. Segundo ela, o exame visa contribuir para a melhoria da qualidade de ensino na rede pública.
As provas do simulado e simuladinho foram elaboradas pelos técnicos da Semed, seguindo os critérios da matriz de referência da Prova Brasil disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). De acordo com a técnica Laudicea Souza, os coordenadores pedagógicos receberam as informações necessárias de como é feito o instrumento avaliativo, seu objetivo, quem pode aplicar e corrigir as provas e os encaminhamentos após a aplicação. “após essa atividade os professores poderão identificar se realmente os alunos aprenderam e com base nisso, eles poderão aprimorar os assuntos que os alunos ainda não dominam”, ressalta.
A coordenadora da escola Frei Damião, Arlene Araújo dos Anjos, que participou da reunião de orientação, disse que as instruções que recebeu para o exame foi de grande relevância, por que lhe auxiliará na condução da aplicação da prova. “Essas orientações vão servir de suporte para facilitar durante e depois da aplicação. Como preencher, por exemplo, o quadro de resultado que com base nas informações possamos depois realizar um planejamento de conteúdo que os alunos estão com dificuldades”, salienta a coordenadora.
Texto de Janaina Farias 

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