terça-feira, 20 de setembro de 2016

Coordenadores participam de formação sobre transição escolar



Os departamentos de Educação Infantil e de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Semed) reuniram, na manhã desta terça (20), no auditório da secretaria, os coordenadores escolares da Rede Municipal de Educação para tratar da transição das crianças que saem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.
A coordenadora do Departamento de Educação Infantil da Semed, Angelina Araújo falou sobre a importância da formação. “Nós percebemos que ao longo desses quatro anos, as formações continuadas têm mudado a qualidade de vida dos professores e coordenadores pois está qualificando a sua prática na escola. Neste último ano as formações estão transpondo as orientações curriculares para a educação infantil e nós estamos trabalhando o currículo ampliado presente nessas orientações que compõem seis temas principais, entre esses temas está a transição da criança da educação infantil para o ensino fundamental”, explica Angelina.
A formadora Solange Estanilau, professora no Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), ministrou a formação com o tema “Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica: Histórias, concepções e políticas”. Ela falou a respeito da construção do conhecimento na infância e como a educação escolar pode auxiliar no desenvolvimento dessa construção de conhecimento.
Magnólia Moura, coordenadora da Escola Municipal Octávio Brandão, esteve presente no encontro e falou sobre a relevância de formações desta natureza. “É muito importante tratar dessa transição, pois existe o pensamento errôneo de que quando a criança vai para o ensino fundamental ela já está totalmente preparada para tal, mas ela, muitas vezes, ainda está cognitivamente imatura para assumir esse papel e para essa nova estrutura de ensino. É necessário um espaço e um professor que conheça o desenvolvimento infantil e que esteja preparado para receber este aluno. Por tudo isso, formações como esta são fundamentais”, enfatizou o educadora.
Transição qualificada
A coordenadora Angelina Araújo afirmou ainda que os setores da Semed estão juntos na busca pela transição qualificada, com vistas ao bem-estar e desenvolvimento integral da criança. “Percebemos que há uma ruptura muito grande quando a criança sai da educação infantil para o ensino fundamental, parece que ela deixa de ser criança para se tornar um ‘mini adulto'”, reflete a gestora.
“Preocupados com isso, a Rede entende que é necessário preparar quem está encaminhado essa criança e quem a recebe. Por isso nosso foco formativo são os coordenadores, pois entendemos que ele vai irradiar esta formação no seu locus de atuação junto ao professor e assim compreender as fases de desenvolvimento da criança e o que essa criança traz como competências e habilidades para o ensino fundamental, por volta dos seus seis anos de idade. É uma nova concepção de infância, é uma nova forma de receber essa criança”, finaliza Angelina.
Amanda Bezerra (estagiária) / Ascom Semed

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