quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Alunos participam de desfile carnavalesco em Cruz das Almas


Alunos da escola Pedro Barbosa, desfilaram pelas ruas do bairro. Foto: Ascom Semed
Nesta quinta-feira (28), mais de cem alunos da Escola Municipal Padre Pedro Barbosa Júnior, localizada em Cruz das Almas, desfilaram em ritmo de carnaval pelas ruas da comunidade.

O desfile acontece desde de 2015, quando foi fundada a banda fanfarra da escola.“A proposta do desfile é ensinar para os estudantes como surgiu o carnaval e resgatar costumes das marchinhas e dos blocos de rua”, disse a diretora da unidade de ensino, Ana Paula Ferreira.
O bloco com a banda fanfarra, segundo a diretora, já faz parte do calendário da comunidade.
O coreógrafo e professor de dança, Danilo Sales, é o responsável pelo bloco e falou da alegria em conduzir o trabalho há quatro anos. “ Eu tento fazer com que as crianças vejam a cultura com outros olhos tanto no carnaval como em outras festas do ano”, contou.
Para Larissa Lima da Silva, de 10 anos, estudante e baliza na fanfarra da escola, o momento foi muito esperado. “Eu amo dançar e quando o professor falou que iriamos dançar frevo na frente do bloco eu fiquei muito feliz. Quando eu crescer quero ser professora de dança”, complementou a aluna.
Renata Marques (estagiária) / Ascom Semed

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Marcelo Palmeira se reúne com secretária e visita Cmei


Diretores e coordenadores da Semed também participaram da reunião
com o prefeito em exercício. Foto: Marco Antonio/Secom Maceió
O prefeito em exercício Marcelo Palmeira se reuniu, na manhã desta quarta-feira (27), com a secretária de Educação de Maceió, Ana Dayse Dorea, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no bairro Bom Parto. Diretores e coordenadores dos principais setores do órgão municipal também estiveram presentes e apresentaram os avanços do setor e as ações programadas para os próximos anos.
Durante o encontro, os gestores debateram questões como merenda escolar, fardamento dos estudantes, construção e reforma de creches, além dos pontos de cultura, programa que leva ações de cultura para 20 escolas municipais, implantado por meio de um convênio entre a Prefeitura de Maceió e o Ministério da Cultura.
A secretária também apresentou diretrizes curriculares desenvolvidas com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O prefeito Marcelo Palmeira ainda solicitou presença semanal nas escolas para manter diálogo com professores e alunos.
“O objetivo do encontro foi conversar com a secretária Ana Dayse e com a equipe que faz a gestão da Secretaria. É importante trazer algumas sugestões para que possamos implantar em todo o sistema municipal de ensino. Entre elas, algumas ideias que busquei em outras capitais na parte do cardápio da merenda e introdução de matérias que sejam de fundamental importância para a formação das crianças. Nossa meta é sempre fazer a melhor educação para os maceioenses”, destacou Marcelo Palmeira.
Para Ana Dayse, receber o prefeito em exercício é uma oportunidade para mostrar os trabalhos desenvolvidos. “Apresentamos a política de educação estabelecida e os nossos produtos desenvolvidos pelas escolas da rede; sejam de educação infantil, do ensino fundamental ou na educação de jovens, adultos e idosos. O prefeito também observou e opinou sobre o fardamento dos alunos; a licitação está em fase de finalização e até abril estaremos distribuindo para todas as escolas. Serão 2 fardamentos por estudante para quase 58 mil alunos”, afirmou.
Quase 58 mil alunos de escolas municipais vão receber fardamento completo
até o próximo mês de abril. Foto: Marco Antonio/Secom Maceió
Durante o encontro, os gestores também visitaram o Centro Municipal de Educação Infantil Profª Sônia Maria Souza Cavalcante (Cmei), vizinho à sede da Semed. “A visita foi para que o prefeito conhecesse a rotina do local. Chegamos no horário da merenda e no horário do banho e tudo funcionando muito bem. Ainda no primeiro semestre, vamos entregar mais 3 novas creches, na parte alta da cidade. Sempre buscando mais e torcendo para que o Governo Federal continue com a parceria para que a gente possa fazer cada vez mais”, ponderou a secretária de Educação.
Thatyana Angélica, coordenadora pedagógica do Cmei, falou sobre o encontro. “Essa visita nos anima, pois dá uma visibilidade maior ao nosso trabalho, as pessoas conhecem nossas crianças e têm contato com a comunidade. Aqui, temos 10 turmas funcionando, 5 salas de atividades, com duas turmas integrais: berçário e maternal 1. Temos um viés bem lúdico, destacando os eixos do currículo na educação infantil”, falou.
Sarah Mendes e Thiago Aquino/Secom Maceió

Prefeitura entrega livros para escolas da Rede Municipal de Ensino


Diretoras de escolas Municipais assistindo vídeo
incentivando o projeto Caixa Literária nas escolas
Para incentivar a leitura, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) encaminhou, na última semana, três mil livros à 10 escolas da Rede Municipal de Ensino. A ação faz parte do Projeto Caixa Literária, ação desenvolvida pela Biblioteca Carlos Monliterno, que pretende distribuir 28.200 mil livros e estantes para 94 escolas de Ensino Fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai).
Entrega da relação dos livros para responsáveis pelas escolas
A chefe do setor, Janaína Tenório, ressalta que a proposta é incentivar a leitura entre os estudantes. “Durante a entrega, falamos da importância da leitura para os alunos. Também exibimos um vídeo para os diretores com as experiências dos estudantes no projeto e realizamos visitas técnicas para monitorar o projeto nas escolas”, explicou.
Chefe do setor de bibliotecas explicando como será a distribuição do acervo
A diretora da Escola Maria José Clemente Rocha, localizada no Benedito Bentes, Liliane Castro, falou da importância do acervo para o desenvolvimento dos estudantes. “Receber os livros é muito importante para a criação de novos projetos na escola. Nós temos a hora da leitura e todas as sextas-feiras eles podem levar os livros da escola para casa, uma forma incentivamos a leitura dentro e fora da sala de aula”, ressalta a professora.
Renata Marques (estagiária) / Ascom Semed

Alunos do EJAI discutem questões sociais do Cleto Marques Luz


Culminância do Projeto “As Questões Sociais do Meu Bairro”

Escola Municipal de Educação Professora Natalina Costa Cavalcante, localizada no Conjunto Cleto Marques Luz, no Tabuleiro do Martins, realizou, na noite dessa terça-feira (26), a culminância do Projeto “As questões sociais do Meu Bairro”. O evento encerrou o ano letivo das turmas de Jovens Adultos e Idosos (Ejai).
O Coordenador Geral do Ejai do município, José Rubens Lima, disse que é preciso dar continuidade e concluir o Ensino Fundamental. “Estamos trabalhando para que a escola possa oferecer o ciclo completo e atender toda comunidade do bairro”, ressaltou.
“Estamos organizando um grande encontro de alunos do Ejai na rede municipal e logo teremos a exposição de todos esses trabalhamos que estão sendo produzidos por vocês”, disse o coordenador, se referindo às produções artísticas dos alunos.
A diretora da unidade de ensino, Sayonara Peixoto dos Santos esclareceu sobre o projeto. “As ações que envolveram todos os alunos do Ejai contribuíram na busca de soluções para os prolemas da escola”.
Sayonara fez questão de destacar o esforço da equipe e a parceria da escola com a comunidade na realização do projeto. “Hoje, aqui com a gente, o representante da comunidade, Ademir Pereira, comerciante antigo do bairro, ampliou com a gente as discussões sobre a construção de um processo educacional baseado na cooperação”, ressaltou.
Dona Maria do Socorro, 63 anos, aluna do Ejai estava entusiasmada. “Achei o trabalho maravilhoso saber que podemos contribuir e ajudar o nosso bairro”, confessou.
Pinturas retratou história do Bairro Cleto Marques Luz
A professora da 2ª fase, Ana Amélia Vilela da Silva, explorou com seus alunos a questão do saneamento básico do bairro do Cleto Marques Luz. “Questionamos em sala de aula os serviços oferecidos em nosso bairro. Falamos da importância da água tratada, rede de esgoto, porque isso prejudica muito a saúde, a qualidade de vida dos nossos estudantes e discutimos como os alunos podem ajudar a nossa comunidade a superar essa situação”.
Ana Amélia ressaltou que foi através da pintura, do desenho, que os alunos abordaram o tema. “Eles representaram as suas casas, as suas ruas, o lixo, a água suja, falta de iluminação, falta de pavimentação e retrataram tudo isso em suas pinturas. O resultado foi um abaixo-assinado a ser encaminhado aos órgãos competentes”, destacou.
Os alunos da Universidade Federal de Alagoas e ex-alunos da rede municipal Jeferson Oliveira da Silva e Pedro Leonardo da Rocha Santos, de forma voluntária auxiliaram os alunos do Ejai no desenvolvimento das pinturas. Jeferson disse que acredita que as pessoas possam se superar por meio da pintura, “Principalmente quando retratam suas realidades”, destacou.
A dinâmica de acolhimento e encerramento do evento foi conduzida pelas professoras Meysui Chen, formando uma grande roda no pátio da escola e a dramatização da professora de teatro Rosebeu Tenório abordando a importância da reciclagem.
João de Oliveira Filho – Ascom/Semed

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Prazo para pré-matrícula online encerra neste domingo



Pais e responsáveis que desejam ver seus filhos estudando na Rede Municipal de Ensino precisam ficar atentos ao prazo para efetuar o cadastro. A segunda edição da pré-matrícula online segue até o próximo domingo (24) e deve ser feita no site www.maceio.al.gov.br. Participam desta segunda etapa 55 escolas da Prefeitura de Maceió que estão em calendário especial.
No ato da pré-matrícula, pais e responsáveis devem escolher três unidades em que o aluno pode estudar. Se for o caso, ele pode ser alocado na unidade escolar escolhida em turno divergente ao solicitado, conforme a disponibilidade de vagas e formação de turmas. O estudante também pode ser selecionado para uma unidade escolar não relacionada entre as opções pretendidas.
O período de divulgação do resultado vai de 9 a 13 de março. Para consultar em qual unidade escolar a criança foi alocada basta acessar o www.maceio.al.gov.br. A efetivação da matrícula deve ser feita entre os dias 11 e 15 de março, na secretaria da escola onde o estudante foi designado.
Para efetivar a matrícula os pais, responsáveis ou o estudante, quando maior de idade, devem levar comprovante de residência, registro e CPF da criança e do responsável, três fotos 3×4, cartão do SUS, cartão do Bolsa Família (caso seja beneficiário), Número de Identificação Social (NIS) da criança, cartão de vacinação para crianças até sete anos e declaração de escolaridade ou histórico escolar para matrícula a partir do 2º ano.
Ascom Semed

Semed acompanha visita da Defensoria a escolas no Pinheiro


Equipes da Semed, Defesa Civil acompanharam o defensor público
durante visita às escolas do Pinheiro
Uma equipe engenheiros e técnicos da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), acompanhada de membros da Defesa Civil municipal e de conselheiros tutelares, acompanhou na manhã desta sexta-feira (22), o defensor público Carlos Eduardo de Paula em uma visita a três escolas situadas no bairro do Pinheiro.
Foram visitados o Centro Municipal de Educação Infantil Luiz Calheiros Júnior, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Radialista Edécio Lopes e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Brandão Lima. Os alunos tiveram as férias escolares antecipadas e iniciarão o ano letivo em novos prédios.
O técnico da Semed que está acompanhando a transferência das escolas do bairro do Pinheiro, Pedro Crisanto, explicou que a saída dos alunos aconteceu como medida preventiva, mesmo as escolas estando fora de área de risco.
Pedro Crisanto ressaltou ainda que os alunos destas unidades vão contar com transporte escolar fornecido pela Semed para se deslocar até os novos prédios.
“Concordamos com a iniciativa da Prefeitura em transferir as crianças enquanto se tenha um laudo concreto da situação deste bairro”, afirmou o defensor público.
Hebert Borges (estagiário)/ Ascom Semed

Estão abertas as matrículas do núcleo de línguas estrangeiras


Alunos do Núcleo de Línguas em aula de campo para o Museu Théo Brandão
As matrículas para o núcleo de línguas estrangeiras estão abertas até 15 de março. As inscrições podem ser realizadas no Centro Social Urbano (CSU), no Jacintinho, com vagas para alunos da Rede Municipal de Ensino a partir da 6° ano e para a comunidade local. As aulas serão iniciadas em 18 de março.

Segundo a coordenadora local, Fátima Vasco, o núcleo de línguas ajuda para a futura vida profissional dos alunos da rede e também ajuda a comunidade a se preparar para o mercado de trabalho. “O objetivo é o ensinamento de língua estrangeira para que o aluno tenha melhor desempenho no mercado de trabalho, já que Maceió é uma cidade turística.”, afirma coordenadora.
Aula de inglês do Núcleo de Línguas
Para os alunos da casa, as aulas iniciaram em 4 de fevereiro, contando com 200 matrículas renovadas. O sistema de ensino é baseado em saídas de campo para construção de relatórios, aulas de música, entre outros. Em 2018, alunos do núcleo de línguas cantaram Happy Day, canção de Aretha Franklin, na confraternização dos servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Alunos do Núcleo de Línguas cantando Happy Day na confraternização Semed
Para o professor de inglês Jeferson Araújo, a maior dificuldade é fazer os estudantes entenderem que as línguas estrangeiras são importantes, mesmo não morando ou viajando para outro país. “No início, os alunos não tinham interesse pelo curso porque imaginavam que nunca viajariam para outro país. Hoje eles entendem que é necessário saber mais de uma língua para o mercado de trabalho”, ressaltou o professor.
Renata Marques (estagiária) / Ascom Semed

Alunos da Ejai promovem Feira de Ciências sobre Saúde e Qualidade de Vida


Alunos da Ejai orientam sobre alimentação saudável
Alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) da Escola Municipal Hévia Valéria, em parceria com a comunidade do Conjunto Graciliano Ramos, promoveram, na noite dessa quinta-feira (21), a Feira de Ciência sobre Saúde e Qualidade de Vida.
Josefa Barros, 61 anos participou das atividades. “A alimentação saudável é aquela que o indivíduo utiliza os alimentos na sua forma natural para obter o máximo de nutrientes que ele contem”, disse.
“A escola é certamente um local onde os hábitos alimentares e saudáveis devem ser ensinados, estimulados e praticados. Porém, cabe à família também estimular as práticas alimentares saudáveis dentro de casa”, afirmou a nutricionista Stephany Lima, convidada para dar palestras na escola.
Nutricionista convidada da comunidade garantiu as palestras
“Hoje, formada em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas, posso contribuir falando sobre a importância dos alimentos aqui da Escola Hévia Valéria, principalmente para minha mãe que é aluna da Ejai”, revelou.

Segundo a diretora-adjunta da unidade de ensino, Marizilda Barros Bezerra, a feira é uma ação pedagógica da escola. “Nosso trabalho tem como objetivo significar os conteúdos que são trabalhados em sala de aula. Todo nosso planejamento é voltado para o sucesso e a permanência do aluno na escola. Sempre planejamos atividades que despertem o interesses dos alunos pelo conhecimento e pelo prazer de estudar”, comentou.
Aula prática contribuiu para o sucesso da feira
A coordenadora pedagógica, Márcia Verônica de Azevedo Bezerra, ressaltou que é fundamental valorizar o conhecimento “Foi desenvolvida uma sequência didática sobre saúde e qualidade de vida envolvendo os professores de Língua Portuguesa e Ciências e Educação Física, e hoje os alunos estão expondo o que eles aprenderam e produziram em sala de aula”, frisou.
Equipe pedagógica da Semed acompanhou a exposição
Ejai é uma modalidade de ensino destinada a jovens, adultos e idosos, que não deram continuidade a seus estudos e para aqueles que não tiveram o acesso ao Ensino Fundamental ou Médio na idade apropriada.

João de Oliveira Filho/ Ascom Semed

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Educação: escolas do EJAI abraçam Projeto “Ateliê Vivência dos Sentidos”


Momento da apresentação do projeto “Ateliê Vivência dos Sentidos”
A Escola Municipal de Educação Padre Pinho, localizada no bairro de Cruz das Almas, promoveu nessa quarta-feira (20), a culminância do projeto “Ateliê Vivência dos Sentidos”. O trabalho, inspirado nas pesquisas da médica psiquiatra Nise da Silveira, desenvolvido pelo professor e psicólogo Alexandre Constantino, atende também as turmas de Jovens Adultos e Idosos das escolas da rede municipal de ensino Dênisson Menezes e Major Bonifácio da Silveira. Durante as apresentações, os alunos dramatizaram poesias nordestinas sob a orientação do professor de língua portuguesa, Renilton Ferro.
Momento de dramatização das poesias nordestinas
O coordenador de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), José Rubens Lima, acompanhou as apresentações e explicou que o projeto tem dado bons resultados na questão da evasão nessa modalidade de ensino. “As atividades facilitam a interação entre os alunos, além de oferecer as possibilidades para a descoberta da expressão e produção artística. No início do projeto, apenas uma escola era atendida. Devido aos resultados positivos, ampliamos o projeto a outras escolas que estão localizadas em regiões com altos índices de violência, buscando trabalhar o diálogo e o respeito dentro e fora da sala de aula”, esclarece o coordenador.
Comunidade escolar acompanha apresentação dos alunos
“O projeto desenvolve atividades corporais e artísticas, fazendo com que estes se descubram como pessoa, através da desconstrução e reconstrução dos sentidos, estimulando o olhar sobre si e sobre o outro. Hoje estamos encerrando essa fase do projeto, explica o coordenador do projeto Alexandre Constantino.

Constantino disse também que as ações realizadas pela equipe do Ateliê estimula a sensibilização e percepção em relação a si, ao outro e ao meio. “Para isso nós utilizamos de práticas utilizadas na formação de atores, bailarinos, artistas. Nosso objetivo é estimular em nossos participantes modos outros de ser e estar no mundo, mais sensíveis e criativos à medida que mergulham em seu universo interior, o que acreditamos ser um papel importantíssimo no processo educacional e formação do cidadão contemporâneo, visto o adoecimento mental/fisco/psíquico generalizado em que nossa sociedade se encontra”, ressalta.
Para o aluno Felipe Eduardo, 22 anos, as dinâmicas de sensibilização e a percepção corporal tem ajudado a ter mais confiança e afeto com as pessoas. “Eu passei por muita dificuldade na minha vida, faltei muitas aulas, mas hoje me sinto feliz, menos tímido e não falto mais as aulas”, confessou Felipe.
Encerrando as apresentações, alunos do EJAI apresentaram suas poesias sobre as riquezas culturais do Nordeste.
João de Oliveira Filho / Ascom Semed

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Educadores se reúnem para planejamento pedagógico


Chefes de setores discutiram metas da educação para 2019. Foto: Ascom Semed
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) promoveram, nessa terça-feira (19), uma reunião para o planejamento pedagógico da Rede Municipal de Ensino em 2019.

O encontro foi coordenado pela secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, e reuniu gestores de diversos  setores da Semed para discutir e planejar metas.
“Um  momento para fazermos um balanço e planejar ações pedagógicas para a Educação de Maceió, que em 2018 se consolidou como a quarta melhor do Nordeste, de acordo com os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, pontuou Ana Dayse.
Na oportunidade, a secretária-adjunta de Educação, Maridalva Campos, reforçou o foco no combate à evasão escolar. “Nós vamos cuidar e muito este ano do fluxo. O ensino nas unidades da redes tem qualidade notória, trabalharemos para garantir que os alunos estejam em sala de aula”, acrescentou.
No workshop, os educadores foram divididos em grupos e discutiram as ações de seus respectivos setores.
Hebert Borges (estagiário)/ Ascom Semed

Incentivo: Prefeitura premia estudantes do Turismo do Saber

O prefeito em exercício, Marcelo Palmeira, participou, na manhã desta quarta-feira (20), do encerramento do projeto Turismo do Saber 2018, que tem como objetivo incentivar e promover a sensibilização turística para alunos da rede pública municipal de ensino de Maceió. Durante o evento, realizado no Parque Shopping, em Cruz das Almas, foram premiados os vencedores do concurso de frases temáticas.
Projeto Turismo do Saber tem como objetivo promover
a sensibilização turística para alunos da rede pública municipal de ensino de Maceió
“A Prefeitura juntou diversas secretarias, incentivando a criançada a conhecer a nossa cidade. Após conhecer alguns de nossos pontos turísticos e realizar passeios, como no Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), eles desenvolveram frases de efeito que relatam belezas naturais da capital. As frases mais pontuadas foram premiadas como forma de incentivo à participação das crianças”, destacou Marcelo Palmeira.
Foram 3 vencedores escolhidos por votação aberta no Facebook. Os autores das frases que tiveram o maior número de votos receberam um notebook, para o primeiro lugar; uma diária em um hotel da cidade, cedida pela Associação da Indústria dos Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), para o segundo colocado; além de um passeio com a empresa Luck Receptivo, que ficou com o terceiro classificado na votação.
A ação coordenada pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
Para o secretário municipal de Turismo, Jair Galvão, o projeto aproxima o jovem do turismo e abre possibilidade, inclusive, para a inserção no mercado turístico. “Hoje nós encerramos mais uma edição do projeto, que desde 2016 aproxima o turismo das nossas crianças. O projeto consiste em uma aula teórica e pratica sobre o turismo, sobre a importância de viver em uma cidade turística e a importância do meio ambiente nesse cenário. Tudo isso com a intenção de preparar essa nova geração que vai cuidar desse legado futuro que é o turismo em Maceió, que é uma atividade econômica tão importante. Ao todo, já foram atendidas mais de duas mil crianças, 37 escolas e 20 casas de passagem. Nós seguimos obedecendo a diretriz da Prefeitura”, disse.
A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, falou da importância da ação. “É um projeto não só de evidência, mas de uma oportunidade para as nossas crianças e adolescentes das escolas municipais de Maceió. Destaco a parceria de excelência entre as secretarias de Educação e Turismo. Onde a gente busca as crianças na escola e os alunos têm isso como um currículo complementar da formação deles. Por meio disso, elas têm a oportunidade de conhecer a cidade também de forma cultural, pois há visitação em teatros e museus. A maioria desses alunos é de bairros periféricos. Alguns conhecem o mar pela primeira vez nesse projeto. Aí é uma coisa que desperta cedo o interesse pelo turismo, o conhecimento pela cidade, pela rede hoteleira, isso vai dar a oportunidade descobrir um mundo de trabalho no futuro, justamente em uma cidade que tem vocação para o turismo”, enfatizou.
“Fiquei muito feliz por ter conquistado o primeiro lugar. O pessoal do turismo foi na minha escola. Em seguida, tivemos um passeio em Jaraguá. Houve o concurso de frases. Pensei e decidi participar”, explicou Igor Fernando Souza, que ficou em primeiro lugar na premiação.
O ano de 2018 também marcou o início das atividades do Turismo do Saber Profissional, modalidade destinada a oferecer capacitações aos profissionais do setor hoteleiro e demais prestadores de serviços que estão na linha de frente do segmento e atendimento ao turista.
O projeto conta com importantes parceiros entre órgãos públicos, instituições e entidades do trade turístico. Entram nessa lista o Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), Associação Comercial de Maceió, Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Sesc Alagoas, Parque Shopping, Cinesystem, Centro de Integração Empresa Escola (CIEE – AL), Luck Receptivo entre outros parceiros ligados ao trade turístico de Maceió.
Flávia Farias, Sarah Mendes e Marcondes Leite (estagiário) / Secom Maceió

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Prefeitura incentiva agricultura familiar e melhora qualidade da merenda escolar


Agricultores recebem visita da equipe do setor de alimentação escolar da Semed
A Secretaria Municipal de Educação de Maceió incentiva a agricultura familiar ao realizar, anualmente, chamada pública para este setor, disse, nesta terça-feira, 19, a secretária Ana Dayse. Segundo ela, a participação do pequeno agricultor no processo de alimentação escolar da capital alagoana elevou a qualidade da merenda e fomentou a produção na região, gerando mais renda e trabalho.
“Os produtos da agricultura familiar são livres de agrotóxicos, o que torna a merenda escolar mais saudável e saborosa, além do estímulo que damos ao crescimento desse setor produtivo em nosso município”, reforçou a secretária, explicando que as chamadas públicas seguem todos os procedimentos administrativos legais, desde a elaboração dos preços à definição dos gêneros alimentícios.
Participação da agricultura familiar eleva qualidade de merenda escolar
A secretária informou ainda que nesse processo existe desde as reuniões preliminares entre as escolas e os agricultores, como lançamento e ampla divulgação do edital e sessões públicas. “O resultado tem sido excelente junto às crianças e que atende ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). É uma compra democrática, legal e participativa”, reforçou Ana Dayse.
João Macena, presidente da Coopavam, cooperativa localizada no Sítio Jenipapo Mariana, em Santana do Mundaú, destacou a importância dos editais da Semed para a agricultura familiar. “A compra dos alimentos da agricultura familiar traz um benefício muito grande ao pequeno agricultor porque valoriza a produção no campo e beneficia o nosso trabalho sem a figura do atravessador”, afirmou.
Resultado de chamada pública atende ao Programa Nacional de Alimentação Escolar
A compra dos produtos da agricultura familiar, por meio de chamadas públicas, está sendo feita pela Semed desde 2015, de forma transparente e obedecendo todas as exigências legais devidas, aponta a Chefia do Setor de Alimentação Escolar da secretaria.
Hebert Borges ( Estagiário)/ Ascom Semed


Semed participa do lançamento do Programa Cidadania e Justiça na escola


Ana Dayse destacou a importância da parceria entre Educação e Justiça
A secretária de Educação de Maceió, Ana Dayse Dórea, participou, na tarde dessa segunda-feira (18), na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), do lançamento do Programa Cidadania e Justiça na escola para o ano de 2019, que tem como temática Cidadania: Aprender, socializar e agir para transformar.
O programa, uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), é desenvolvido há 18 anos e tem como objetivo aproximar o Poder Judiciário da população. A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) é parceira do programa, que tem atuação em cinco unidades da Rede Municipal.
A gestora da Educação de Maceió, Ana Dayse, ressaltou a importância do programa e de programas sociais voltados à periferia como mecanismos de transformação. “O programa é muito importantes para nossa rede, que já tem dado sinais de avanço, como no último resultado do Ideb”, frisou.
O magistrado Anderson Santos dos Passos, coordenador de projetos especiais da Esmal, destaca a importância da parceria com a Semed. “A história do programa não existiria sem vocês. Através de vocês vemos que estamos no caminho certo”, pontuou.
Ascom Semed

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Crianças de Cmeis vão receber atendimento cardiológico


Equipe da Semed se reuniu com representantes da Cordial
A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) firmou uma parceira com a Sociedade Beneficente do Coração de Alagoas (Cordial), braço social do Hospital do Coração de Alagoas (Hcor), para que as crianças de 0 a 5 anos dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). O projeto será desenvolvido durante o ano letivo de 2019.
Na última sexta-feira, (15) a gestora da Educação de Maceió, Ana Dayse Dórea, visitou a Casa do Coraçãozinho, no bairro da Gruta de Lourdes, e foi recebida pela equipe da Fundação Cordial, liderada pelo cardiologista Cláudio Soriano. De acordo com o médico, a Semed participa do projeto Coração de Estudante, que tem como objetivo contribuir para a redução da mortalidade na infância, atuando com a avaliação cardiológica e identificação das cardiopatias congênitas e crianças entre 0 e 5 anos. Além disso o projeto prevê capacitação para os pais e professores, para atuar na prevenção de acidentes.
Durante o desenvolvimento do projeto, as crianças contarão com avaliação cardiológica e caso seja diagnosticada alguma anormalidade elas serão acompanhadas. A princípio o projeto deve ser colocado em prática em 20 Cmeis de Maceió.
De acordo com a secretária Ana Dayse, serão escolhidas unidades em todas as regiões de Maceió. “É um projeto muito importante e vamos trabalhar para cobrir toda a cidade com atendimento do projeto”, frisou a gestora.
“Ficamos impressionados. São muitos alunos, muitas unidades, mas isto será fundamental para o desenvolvimento do projeto”, destacou Cláudio Soriano.
Ascom Semed

Pré-matrícula online: 2ª edição começa nesta segunda-feira


A segunda edição da pré-matrícula online para Rede Municipal de Ensino será entre os dias 18 e 24 de fevereiro. O processo é realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), no site da Prefeitura de Maceió. Esta segunda etapa compreende as unidades escolares que estão em calendário especial, que compreende um total de 55 escolas, de diversos bairros da capital.
Foto: Ascom Semed
Entre os dias 18 e 22 de fevereiro os pais ou responsáveis terão três unidades escolares como ponto de apoio para realizar a pré-matrícula online. Além da sede da Semed, na Cambona, as escolas Paulo Bandeira, no Benedito Bentes, Jaime Altavilla, na Santa Lúcia e Maria José Carrascosa, no Poço, estarão à disposição da comunidade para prestar auxílio no processo.
No ato da pré-matrícula, pais e responsáveis devem escolher três unidades em que o aluno pode estudar. Se for o caso, ele pode ser alocado na unidade escolar escolhida em turno divergente ao solicitado, conforme a disponibilidade de vagas e formação de turmas. O estudante também pode ser selecionado para uma unidade escolar não relacionada entre as opções pretendidas.
No período de 9 a 13 de março, pais e responsáveis, ou o estudante, quando maior de idade, devem acessar o maceio.al.gov.br para consultar em qual unidade o estudante foi alocado. O período de efetivação da matrícula vai de 11 até 15 de março.
Paulo Bandeira, Jaime de Altavilla, Carrascosa e Semed Cambona
Confira a lista de escolas:
Ascom Semed

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Semana de Arte movimenta escola no Benedito Bentes


Abertura da I Semana de Arte da Escola Maria José Clemente
A Escola Municipal Maria José Clemente, localizada no Conjunto Benedito Bentes encerra, nesta sexta-feira (15), a I Semana de Arte. A programação semanal incluiu espetáculos teatrais, música, dança, cinema, exposições de arte, oficinas, palestras, apresentação musical e contação de história.
A diretora da unidade, Liliane de Castro, disse que a I Semana de Arte é uma vitrine da produção de muitos trabalhos que foram executados em sala de aula. “Queremos que a arte, a cultura e a literatura tenham sentido na vida dessas crianças” ressaltou.
Exposição dos trabalhos artísticos dos alunos
Para a coordenadora pedagógica Júlia Dias, os trabalhos tiveram como objetivo contemplar diversas manifestações artísticas e culturais com espetáculos, palestras, oficinas, exposições dos trabalhos dos alunos, além de várias manifestações artísticas encenadas pelos próprios alunos. “A primeira semana de arte envolveu o estudo das obras de cinco artistas brasileiros, a pintora e desenhista Tarsila do Amaral, Aldemir Martins, Gustavo Rosa, Candido Portinari e Romero Britto”, acrescenta a coordenadora.
Rose Madalena Pereira, professora do 1º ano, acrescentou que a releitura das obras dos artistas brasileiros feita pelos alunos, traz em seu contexto a intenção de inseri-los em um universo de cultura, aprendizagem e satisfação. “Os estudantes estão se vendo em cada uma das novas possibilidades criadas a partir da obra original a oportunidade de se perceber tão artista quanto qualquer outra pessoa”, ressalta.
Alunos ficam encantados com a contação de história
“Foi uma semana bastante proveitosa, de estímulo à cultura e à criatividade, na qual as crianças tiveram a liberdade de colocar sua identidade nas releituras, puderam socializar seus trabalhos e aprenderam a apreciar e respeitar os trabalhos dos colegas”, comentou a professora Elycicléa Costa dos Santos, do 3º ano.
Em sua primeira edição, o evento contou também com a participação e apresentação do grupo musical da Escola Dom Hélder Câmara, além da participação dos técnicos da Semed com a contação de história e a presença da biblioteca móvel da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
João de Oliveira Filho – Ascom / Semed

Alunos da Semed realizam formatura do Proerd no Le Cirque


Secretária de Educação Ana Dayse Dorea,
fala da importância do Proerd durante solenidade de formatura
O ambiente mágico do circo foi palco de formatura para mais mil alunos da Rede Municipal de Educação que participam do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd). A solenidade de encerramento do curso aconteceu na tarde desta quinta-feira (14).

O Le Cirque, montado em Mangabeiras, ficou lotado com a presença dos 1.200 alunos de 10 escolas. O circo, além de reunir os formandos, também representou a primeira oportunidade para muitos dos alunos conhecerem o ambiente que reúne malabaristas, contorcionistas, palhaços e outros profissionais de diferentes habilidades, oriundos de diversas partes do mundo.
O Proerd é um programa executado pela Polícia Militar do Estado, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e contou com o apoio do Le Cirque, instalado na capital desde o final do ano passado para uma temporada que está próxima de se encerrar.
O trabalho, realizado pelo programa com o apoio da coordenação de programas e projeto educacionais, recebeu o reconhecimento da secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea. “Este é um programa no qual os alunos tiveram a oportunidade de, através de palestras, oficinas, encontros e trabalhos, receberem a orientação de como enfrentar situações de uso de drogas. O Proerd é essencial por ser um programa que traz essa parceria de orientar e ensinar nossas crianças da rede de ensino a se manterem distantes dessa triste sedução, que é o uso das drogasFoi uma tarde maravilhosa, porque vemos a satisfação no rosto dos nossos alunos”, disse.
Momento do juramentoA coordenadora do programa, coronel PM Valdenize Ferreira Lima, considera que o Proerd representa o melhor papel da Polícia Militar, de prevenção à violência. “Esse é um momento lindo, resultado de quem tem amor, educação e quem faz com compromisso. É a culminância de um trabalho de levar informação e educação, dizendo não às drogas e à violência. A PM cumpre, assim, seu melhor papel, de prevenir”, afirmou.
Participaram da solenidade os alunos das Escolas municipais Frei Damião, Cecília Carnaúba, Neide França, Santo Antônio, Sagrado Coração de Jesus, Higino Belo, João XXIII, Corintho da Paz e Hévia Valéria. Também foram convidados alunos da Cícero Dué, Eulina Alencar, Cícera Lucimar, Pedro Barbosa Júnior, Manoel Pedro, e Luiz Pedro IV. Os alunos produziram redações sobre o conteúdo aprendido durante o curso. Na solenidade, foi feito o juramento, quando os alunos Proerd se comprometem a se manter longe das drogas e da violência.
A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Higino Belo, Araci Lins, destaca a importância do programa pelos objetivos propostos, pela metodologia desenvolvida e a forma como é trabalhada. “As crianças amam o programa e aguardam com ansiedade cada aula. Para elas, é muito importante, pois elas enxergam no policial o cidadão do bem, que existe não apenas para punir, mas para educar”, afirmou.
A professora Cátia Simone, da Escola Eulina Alencar, ressalta o acesso à cultura para os alunos. “O evento no Le Cirque representa a oportunidade do acesso à cultura para muitos que têm, nesse momento, o primeiro momento para isso, para conhecer um circo”, frisou.
Espetáculo Le Cirque
Ana Gabriela, de 9 anos, aluna do 3º ano da Escola Municipal Eulina Alencar, confirma que é a primeira vez que conhece um circo. Flávia Fernandes, de 11 anos, da escola Higino Belo, também elogia o Proerd. “Todos os dias vivenciando os ensinamentos passados pelo programa foi muito bom e a escolha do circo para encerrar o programa foi um momento belo, encantador”, resumiu.
Delane Barros/ Ascom Semed

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Profissionais da Educação serão voluntários no simulado do Pinheiro


Representante da Defesa Civil esclareceram dúvidas durante mobilização
dos profissionais da Educação para o treinamento de evacuação do bairro do Pinheiro
A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) reuniu, nessa quarta-feira (13), servidores administrativos e diretores das escolas situadas na região administrativa III, que compreende o bairro do Pinheiro. A reunião teve o objetivo de explicar o Plano de Contingência e orientá-los sobre a participação de voluntários da Educação no simulado de evacuação do bairro, que acontece no próximo sábado (16).

Participaram da reunião, representantes da Defesa Civil de Maceió, da Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), do Gabinete de Governança e Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Durante a reunião, as instituições envolvidas atualizaram os servidores sobre os esforços que a Prefeitura tem feito para descobrir o que acontece no bairro com a finalidade de deixar a população informada sobre todas as ações que estão sendo realizadas. Na oportunidade, os servidores puderam tirar as dúvidas diretamente com os representantes da Defesa Civil e de instituições envolvidas na operação.
Gestora da Semed, Ana Dayse Dorea, durante reunião com servidores da Educação.
Foto: Ascom Semed
De acordo com a técnica da supervisão escolar da Semed, Angela Maria Nobre Azevedo, diante da clareza das informações que foram passadas, cresceu o desejo de ajudar. Segundo Angela, o fato de ter amigos e parentes morando na região é outro fato. “Quero ajudar quem conheço e quem não conheço. Pensamos que os problemas são distantes, mas, pode ser próximo também. É hora de dar as mãos independente de qualquer coisa”, pondera.
Para a secretária Ana Dayse Dorea, a simulação é importante por que é preciso trabalhar a possibilidade de ocorrência. “Pode não acontecer nada, além do que já está acontecendo, mas a melhor medida preventiva é estar preparado para agir e atuar junto àqueles que moram no bairro e demais pessoas envolvidas no processo”, destacou a gestora.
Ela ressalta ainda que os educadores têm um papel de acolhimento durante a simulação. “Vamos acolher essas pessoas com toda a sensibilidade, com toda formação que os educadores têm, orientando e acomodando as pessoas que estarão nos pontos de encontro no momento da simulação”, garante. Além disso, a Semed vai disponibilizar ônibus adaptados para o transporte da população local que estará localizada em pontos estratégicos.
Ascom Semed





quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Coordenadores pedagógicos do EJAI participam de reunião


Coordenador do EJAI, José Rubens, fala sobre a Semana Pedagógica.
Foto: Ascom Semed
A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Coordenação Geral de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), reuniu nesta terça-feira (12) diretores e coordenadores pedagógicos das escolas que atendem a modalidade de ensino. O encontro foi realizado no auditório do Centro de Formação Paulo Freire, na sede da Semed, no bairro Cambona.

A atividade é parte da Semana Pedagógica das escolas da Rede Municipal de Ensino, que está discutindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das unidades escolares.
“Um bom planejamento escolar começa com o encontro pedagógico. Os documentos norteadores são imprescindíveis, a começar pela BNCC, definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional”, frisou o coordenador do EJAI, José Rubens Lima.
Coordenadores do EJAI atentos às orientações pedagógicas. Foto: Ascom Semed
O coordenador ressaltou também que a Semana Pedagógica Escolar deve contar com a participação de todos os profissionais da unidade de ensino.
“Cada unidade deve organizar o plano de ação observando resultados do ano anterior. É importante discutir a elaboração do cronograma de trabalho, a formação continuada dos professores, a evasão e permanência dos estudantes, o projeto de intervenção pedagógica, com foco na resolução de problemas reais, o acolhimento dos estudantes e outros pontos de interesse da escola”, detalhou Rubens Lima.
Atividades pedagógicas em sala. Foto: Ascom Semed
Para a coordenadora pedagógica da Escola Municipal César Augusto, no Santos Dumont, Elisá da Silva Ferreira, a Semana Pedagógica promove momentos de reflexão e auxilia no planejamento do ano letivo. “Os esclarecimentos e encaminhamentos são importantes para nós coordenadores e necessários para o trabalho escolar. É com a equipe escolar integrada que nosso trabalho apresenta os melhores resultados”, complementou.
João de Oliveira Filho / Ascom Semed