quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Educação: escolas do EJAI abraçam Projeto “Ateliê Vivência dos Sentidos”


Momento da apresentação do projeto “Ateliê Vivência dos Sentidos”
A Escola Municipal de Educação Padre Pinho, localizada no bairro de Cruz das Almas, promoveu nessa quarta-feira (20), a culminância do projeto “Ateliê Vivência dos Sentidos”. O trabalho, inspirado nas pesquisas da médica psiquiatra Nise da Silveira, desenvolvido pelo professor e psicólogo Alexandre Constantino, atende também as turmas de Jovens Adultos e Idosos das escolas da rede municipal de ensino Dênisson Menezes e Major Bonifácio da Silveira. Durante as apresentações, os alunos dramatizaram poesias nordestinas sob a orientação do professor de língua portuguesa, Renilton Ferro.
Momento de dramatização das poesias nordestinas
O coordenador de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), José Rubens Lima, acompanhou as apresentações e explicou que o projeto tem dado bons resultados na questão da evasão nessa modalidade de ensino. “As atividades facilitam a interação entre os alunos, além de oferecer as possibilidades para a descoberta da expressão e produção artística. No início do projeto, apenas uma escola era atendida. Devido aos resultados positivos, ampliamos o projeto a outras escolas que estão localizadas em regiões com altos índices de violência, buscando trabalhar o diálogo e o respeito dentro e fora da sala de aula”, esclarece o coordenador.
Comunidade escolar acompanha apresentação dos alunos
“O projeto desenvolve atividades corporais e artísticas, fazendo com que estes se descubram como pessoa, através da desconstrução e reconstrução dos sentidos, estimulando o olhar sobre si e sobre o outro. Hoje estamos encerrando essa fase do projeto, explica o coordenador do projeto Alexandre Constantino.

Constantino disse também que as ações realizadas pela equipe do Ateliê estimula a sensibilização e percepção em relação a si, ao outro e ao meio. “Para isso nós utilizamos de práticas utilizadas na formação de atores, bailarinos, artistas. Nosso objetivo é estimular em nossos participantes modos outros de ser e estar no mundo, mais sensíveis e criativos à medida que mergulham em seu universo interior, o que acreditamos ser um papel importantíssimo no processo educacional e formação do cidadão contemporâneo, visto o adoecimento mental/fisco/psíquico generalizado em que nossa sociedade se encontra”, ressalta.
Para o aluno Felipe Eduardo, 22 anos, as dinâmicas de sensibilização e a percepção corporal tem ajudado a ter mais confiança e afeto com as pessoas. “Eu passei por muita dificuldade na minha vida, faltei muitas aulas, mas hoje me sinto feliz, menos tímido e não falto mais as aulas”, confessou Felipe.
Encerrando as apresentações, alunos do EJAI apresentaram suas poesias sobre as riquezas culturais do Nordeste.
João de Oliveira Filho / Ascom Semed

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