Projeto Turismo do Saber tem como objetivo promover a sensibilização turística para alunos da rede pública municipal de ensino de Maceió |
“A Prefeitura juntou diversas secretarias, incentivando a criançada a conhecer a nossa cidade. Após conhecer alguns de nossos pontos turísticos e realizar passeios, como no Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), eles desenvolveram frases de efeito que relatam belezas naturais da capital. As frases mais pontuadas foram premiadas como forma de incentivo à participação das crianças”, destacou Marcelo Palmeira.
Foram 3 vencedores escolhidos por votação aberta no Facebook. Os autores das frases que tiveram o maior número de votos receberam um notebook, para o primeiro lugar; uma diária em um hotel da cidade, cedida pela Associação da Indústria dos Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), para o segundo colocado; além de um passeio com a empresa Luck Receptivo, que ficou com o terceiro classificado na votação.
A ação coordenada pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
Para o secretário municipal de Turismo, Jair Galvão, o projeto aproxima o jovem do turismo e abre possibilidade, inclusive, para a inserção no mercado turístico. “Hoje nós encerramos mais uma edição do projeto, que desde 2016 aproxima o turismo das nossas crianças. O projeto consiste em uma aula teórica e pratica sobre o turismo, sobre a importância de viver em uma cidade turística e a importância do meio ambiente nesse cenário. Tudo isso com a intenção de preparar essa nova geração que vai cuidar desse legado futuro que é o turismo em Maceió, que é uma atividade econômica tão importante. Ao todo, já foram atendidas mais de duas mil crianças, 37 escolas e 20 casas de passagem. Nós seguimos obedecendo a diretriz da Prefeitura”, disse.
A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, falou da importância da ação. “É um projeto não só de evidência, mas de uma oportunidade para as nossas crianças e adolescentes das escolas municipais de Maceió. Destaco a parceria de excelência entre as secretarias de Educação e Turismo. Onde a gente busca as crianças na escola e os alunos têm isso como um currículo complementar da formação deles. Por meio disso, elas têm a oportunidade de conhecer a cidade também de forma cultural, pois há visitação em teatros e museus. A maioria desses alunos é de bairros periféricos. Alguns conhecem o mar pela primeira vez nesse projeto. Aí é uma coisa que desperta cedo o interesse pelo turismo, o conhecimento pela cidade, pela rede hoteleira, isso vai dar a oportunidade descobrir um mundo de trabalho no futuro, justamente em uma cidade que tem vocação para o turismo”, enfatizou.
“Fiquei muito feliz por ter conquistado o primeiro lugar. O pessoal do turismo foi na minha escola. Em seguida, tivemos um passeio em Jaraguá. Houve o concurso de frases. Pensei e decidi participar”, explicou Igor Fernando Souza, que ficou em primeiro lugar na premiação.
O ano de 2018 também marcou o início das atividades do Turismo do Saber Profissional, modalidade destinada a oferecer capacitações aos profissionais do setor hoteleiro e demais prestadores de serviços que estão na linha de frente do segmento e atendimento ao turista.
O projeto conta com importantes parceiros entre órgãos públicos, instituições e entidades do trade turístico. Entram nessa lista o Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), Associação Comercial de Maceió, Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Sesc Alagoas, Parque Shopping, Cinesystem, Centro de Integração Empresa Escola (CIEE – AL), Luck Receptivo entre outros parceiros ligados ao trade turístico de Maceió.
Flávia Farias, Sarah Mendes e Marcondes Leite (estagiário) / Secom Maceió
Nenhum comentário:
Postar um comentário