sexta-feira, 15 de março de 2019

Servidoras da Educação participam de palestra sobre autoestima


A psicóloga Cristiane Medeiros proferiu a palestra “Autoestima em Alta”.
Foto: Ascom Semed
Nesta sexta-feira (15), o auditório Paulo Freire, localizado na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no bairro Cambona, ficou lotado de servidoras durante a palestra “Autoestima em Alta”, mais uma ação da Prefeitura de Maceió dedicada ao Mês de Valorização da Mulher Maceioense.
A palestra incentivou a autoestima das mulheres e a sensibilidade feminina aos cuidados da saúde em sua totalidade: corporal, emocional e espiritual. Dentro da programação, houve apresentação de músicas e oficina de óleos naturais coordenada pela aromoterapeuta Aline Mirelle.
Ana Dayse Dorea, secretaria de Educação de Maceió. Foto: Ascopm Semed
A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, abriu o evento destacando a importância de celebrar o Mês da Mulher. “Estamos aqui para celebrar e enfatizar os fatos históricos que fazem o dia 8 de março ser um dia de reflexão para a nossa sociedade, por isso, separamos esse momento para nossas servidoras e trabalhadoras”, frisou.
Na palestra, a psicóloga Cristiane Medeiros ressaltou que a autoestima vai além da estética. “Autoestima é o assunto da moda, mas não é um tema tão fácil para dialogar. Acabamos de passar pelo dia 8 de março e a fala de hoje traz atenção para a mulher olhar para dentro”, afirmou a palestrante.
Segundo a técnica pedagógica da Educação Especial, Vilma Muritiba, a palestra incentivou o empoderamento feminino. “A mulher lutou e luta até hoje pela independência. Lutamos pelo presente e estamos lutando para o futuro de outras mulheres. A palestra lembrou que é preciso acreditar para conseguirmos conquistar objetivos”, complementou.
Renata Marques (estagiária) / Ascom Semed

Prazo para efetivação de matrícula será encerrado nesta sexta


Será encerrado nesta sexta-feira (15), o prazo para efetivação da matrícula nas escolas da Rede Municipal de Ensino que participaram da segunda edição da pré-matrícula online. Os responsáveis pelos alunos devem procurar a secretária da unidade escolar onde a criança foi alocada para efetuar a matrícula.
Foto: Ascom Semed
A segunda etapa contemplou as unidades escolares que estão em calendário especial, que compreende um total de 55 escolas, de diversos bairros da capital.
Para efetivar a matrícula o responsável deve levar a seguinte documentação:
Comprovante de residência;
Registro e CPF da criança e do responsável;
3 fotos 3×4;
Cartão do SUS;
Cartão do Bolsa Família (caso seja beneficiário);
Número de Identificação Social (NIS) da criança;
Cartão de vacinação para crianças até 7 anos;
Declaração de escolaridade ou histórico escolar para matrícula a partir do 2º ano.
Ascom Semed

quinta-feira, 14 de março de 2019

MenteInovadora: estudantes participam de treinamento para competição


Estudantes participaram de treinamento

Dezesseis alunos da Rede Municipal de Educação passaram por um treinamento para a competição que irá classificar uma escola para representar Alagoas na Olímpiada MenteInovadora, em São Paulo. Os estudantes se reuniram nesta quinta-feira (14), na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O treinamento, ainda na etapa online, serviu de preparação para o torneio da MindLab, que acontece no de 20 de março, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A competição será entre quatro escolas municipais e cada unidade terá um jogador por modalidade: Octi, Dama, Bloqueio e Abalone.
O técnico pedagógico do ensino fundamental, Romário Araújo, destaca a importância e a oportunidade que os alunos terão com essa experiência. “Um dos aspectos mais valiosos é a viagem para São Paulo, porque eles vão conhecer crianças e adolescentes de vários estados do Brasil, e assim, enriquecendo a visão cultural dos alunos”, afirmou.
Segundo Vanessa Alves, professora de Matemática da Escola Silvestre Péricles, que já foi duas vezes para a Olimpíada em São Paulo nos anos de 2016 e 2017, é uma oportunidade única para os alunos, porque nas duas vezes Alagoas ficou em ótimas colocações. “Estou muito empolgada e esperançosa para a competição de 2019”, destacou.
Pedro Joaquim, de 10 anos, aluno da Escola Silvestre Péricles, falou com entusiasmo sobre a possível viagem para São Paulo, mas entende a importância de competir. “É a minha primeira vez na competição. Eu estou muito ansioso, porque eu quero viajar”, afirmou.
Renata Marques (estagiária)/  Ascom Semed

Alunos de línguas estrangeiras participam de atividade extraclasse


Atividade extraclasse
Alunos do Núcleo de Línguas Estrangeiras da Secretaria Municipal de Educação (Semed) tiveram uma aula prática diferente, voltada para atividades do cotidiano. A turma de 13 alunos de Inglês e espanhol foi até um supermercado da capital, na última terça-feira (12), para uma aula de campo sobre os alimentos que são consumidos diariamente.
Durante a visita, os alunos verificaram os rótulos e validades dos produtos que estavam escritos na língua inglesa ou espanhola. Além disso, eles tiveram uma exposição sobre a história do supermercado e e seu funcionamento.
De acordo com Ticyane Bentes, coordenadora de Centros e Núcleos da Semed, a iniciativa surgiu após uma parceria com o Procon de Maceió. “Esta parceria permite que o estudante tenha uma vivência do que é falado no cotidiano, mas em outros idiomas. A iniciativa facilita a aprendizagem, pois eles aumentam o vocabulário de forma lúdica”, completa Bentes.
A coordenadora do Núcleo de Línguas, Fátima Vasco, destaca que a aula de campo possibilita que o aluno desenvolva o domínio nos idiomas. “O aluno conhece o produto na língua que ele está estudando e o conhecimento adquirido é aplicado em trabalhos e projetos desenvolvidos pelo núcleo”, ressalta.
A coordenadora completa que, após a visita, os alunos fazem uma apresentação e uma redação em inglês ou espanhol relatando o que viram e sobre a experiência extraclasse.
Erick Nogueira/ Ascom Semed

quarta-feira, 13 de março de 2019

Guarda Faz Escola apresenta edição 2019 aos gestores escolares


Coordenação de Programas e Projetos Educacionais durante a apresentação
da edição 2019 do Programa Guarda Faz Escola. Foto: Ascom Semed

Representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) apresentaram nesta quarta-feira (13), na sede da Semed, no bairro Cambona, a edição 2019 do Programa Guarda Faz Escola.
O Projeto Guarda faz Escola tem como objetivo estimular e favorecer a discussão sobre cidadania, direitos humanos, cultura da paz, saúde, ecologia e outros temas transversais por meio de atividades lúdicas, educativas, esportivas e culturais. O programa é voltado para alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Oito escolas participarão do programa neste ano: Escola Municipal Maria José Carrascosa, Escola Municipal Zanelli Caldas, Escola Municipal Almeida Leite, Escola Municipal Zumbi dos Palmares, Escola Municipal Denisson Menezes, Escola Municipal Frei Damião, Centro Municipal de Educação Infantil Padre Silvestre Vredegoor e Escola Municipal Selma Bandeira.
A coordenadora-geral de Programas e Projetos Educacionais, Virgínia Ferreira, ressaltou a importância da iniciativa, que este ano dará ainda mais enfase ao  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Como a meta é elevar o Ideb, as escolas foram selecionadas no sentindo de melhorar o índice. Nenhuma unidade de ensino recebe o Guarda Faz escola e fica do mesmo jeito. O aprendizado será para sempre uma lembrança na vida das crianças e isso contribuí para que permaneçam na sala de aula, essa é nossa proposta”, garante Virginia.
O coordenador do Programa Guarda Faz Escola, inspetor Manoel Carlos, lembrou que o programa completa em 2019 dez anos e destacou a parceria firmada com a Semed e demais secretarias. “O trabalho do Guarda Faz Escola proporciona dias especiais para as crianças. Muitos nunca viram um teatro e tiveram orientações sobre meio-ambiente, por exemplo. Os alunos também aprenderão novas músicas e sons, brincadeiras e contação de histórias. Tudo isso é novo e, além de ser vibrante, essa aprendizagem acrescenta na vida”, detalhou.
Janaína Farias / Ascom Semed

Semed tem programação especial em comemoração ao Mês da Mulher



O mês de março tem uma programação especial para as servidoras da Educação de Maceió. Entre os dias 15 e 25, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza atividades voltadas para a saúde e qualidade de vida em comemoração ao Mês da Mulher.
A abertura da programação acontece no dia 15, às 9h, no Auditório Paulo Freire, na Semed. A manhã inicia com a palestra “Autoestima em Alta”, com a psicóloga Cristiane Medeiros, uma exposição de maquiagens, águas de cheiro e óleos essenciais pensados para o autocuidado da mulher e oficina de óleos naturais para a alma feminina, com a aromaterapeuta Aline Mirelle.
Segundo Virgínia Ferreira, coordenadora de programas e projetos da Semed, toda programação foi pensada no cuidado e qualidade de vida da mulher. “Para a comemoração do mês das mulheres nós pensamos em uma proposta ligada ao autocuidado, na valorização feminina e na autoestima”, disse.
As atividades também acontecem nas unidades escolares da rede. No dia 21 de março, o programa Cidadania e Justiça leva para as servidoras e alunas da Escola Municipal Haroldo da Costa a palestra “Mulheres: A luta pela efetivação de seus direitos”, com Isabela Porangaba.
Dia 22 a palestra “Coração da Mulher e suas particularidades”, ministrada pela Dra. Maria Alaíde Mendonça Rivera, acontece às 9h, no auditório da Semed. O momento é para conscientização e alerta para a importância dos cuidados de doenças cardiovasculares. Haverá, também, uma recepção musical com Jefferson Araújo e meditação com a professora Fabrícia Oliveira.
A Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal) realiza, no dia 25, a palestra “Mulheres: A luta pela efetivação dos seus direitos”, com a juíza Carolina Valões e a advogada Anne Caroline Fidelis. O evento acontece no auditório do órgão, às 14h.
O Parque Municipal de Bebedouro e o Parque do Horto também vão receber atividades. No dia 17 de março, a partir das 9h, a Secretaria Municipal de Desenvolvimentos Sustentável (Semds) oferece pilates, oficinas de beleza e alongamento, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventudes (Semelj) e vai fazer trilhas pelo parque em parceria com a Superintendência de Limpeza Urbana (Slum). A ação é aberta ao público e não é necessário fazer inscrição.
A ação no Parque do Horto, no dia 23, vai levar oficinas de defesa pessoal para mulheres em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), aulas de yoga e grupos de trilhas que serão acompanhados pela Semds e Slum. Para participar não é preciso fazer inscrição e a programação inicia às 9h.
Ascom Semed

Secretária de Educação discute projetos político-pedagógicos


A secretária de Educação, Ana Dayse Dorea durante a participação
na videoconferência na plataforma do Conviva Educação
A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, foi uma das participantes da videoconferência da Plataforma Conviva Educação, realizada na terça-feira (12), em Brasília. A gestora dividiu o debate sobre “Currículos dos municípios e projetos político-pedagógicos das escolas”, com a superintendente do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), Mônica Gardelli Franco.
Na oportunidade, as conferencistas responderam perguntas e tiraram dúvidas dos internautas participantes do fórum. A secretária Ana Dayse inciou a videoconferência falando sobre o trabalho que vem sendo feito há seis anos à frente da gestão municipal de Educação de Maceió. “Uma experiência muito rica e um aprendizado enorme. Pela segunda vez assumo esta secretaria. Iniciamos o trabalho com desafios muito grandes, Maceió com indicadores perversos. Havia uma desmotivação por parte dos professores”, ressalta.
Diante do cenário, ouvindo os professores, a gestora constatou que não existia um documento que orientava o fazer pedagógico da rede municipal. Buscou apoio do Ministério da Educação (MEC) e firmou parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). “Com a cooperação técnica do Pnud começamos a trabalhar os referenciais teóricos baseados nas diretrizes nacionais, construímos uma politica de educação municipal para cada etapa, para cada modalidade de ensino. As orientações curriculares foram construídas com a participação de toda equipe técnica da rede, dos gestores das escolas, dos coordenadores pedagógicos e dos professores. Construímos o referencial teórico, cujo referencial teórico é o que embasa os currículos das escolas. Hoje temos um currículo ampliado”, destaca.
Ainda segundo Ana Dayse, o Plano Municipal de Educação e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ajudaram a fortalecer o referencial teórico curricular construído no município. Com a aprovação da BNCC, que pelo próprio nome já diz, é a base para a construção dos currículos, a partir daí os municípios e o estado estão trabalhando nessa construção, em cima dos referências curriculares que a BNCC recomenda. Hoje temos uma politica de educação construída, estamos na fase de implantar fazendo adequações”, explica, complementando que o município fará a revisão do projeto político-pedagógico norteado pela base.
Outro ponto marcante da gestão destacado pela secretária foi a melhoria do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Alagoas e em Maceió. “O Estado implantou o programa Escola 10 que tem o foco na avaliação do Ideb e isso fez com que Alagoas tenha saído da posição de lanterninha, e Maceió foi a quarta capital que mais cresceu, melhorando a cada ano e superando a nossa meta em 2017”, frisa.
O resultado positivo da avaliação no Ideb, segundo Ana Dayse, é fruto do trabalho dos professores. “São eles enquanto educadores com toda a dificuldade da educação desses pais, assumem todo o trabalho e seu papel na sala de aula. Mesmo com as dificuldades que a rede tem, mas eles não abandonaram o papel deles de ser professor”, disse.
Durante sua participação na videoconferência a secretária, Ana Dayse frisou um outro ponto importante para a construção dos currículos que Maceió já vem fazendo que é a transição da Educação Infantil para o ensino fundamental, que a base prevê.
“A discussão já está sendo feita há um ano, criamos um grupo de transição. Estamos com um documento praticamente pronto, e até o final do ano deve ser publicado. Conversando com os professores da educação infantil e do ensino fundamental observamos que existiam queixas. As etapas não se falavam, e eram preciso se falar, pois surgiam as indagações de como receber a criança que vem da educação infantil e como preparar a criança que vai para o ensino fundamental. O grupo avançou e tem sido uma experiência muito rica”, ressalta a secretária respondendo a pergunta de um participante do fórum.
A videoconferência completa neste link: https://convivaeducacao.org.br/videoconferencia
Janaína Farias / Ascom Semed