segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Abertas as inscrições para vestibular Ufal/UAB de graduação a distância



A Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), na modalidade de educação a distância, informa que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Vestibular 2014 com o objetivo de preencher 1.394  vagas, sendo 415  para o  Polo Maceió.
Conforme Edital Nº 14/2013 de 01/10/2013, as inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br, no período compreendido entre as 17h do dia 01/10/2013 e as 23h59min do dia 30/10/2013.
Taxa de Inscrição: R$80,00
Escolaridade: nível médio
Data das Provas: 15 de dezembro de 2013
Data de Divulgação do Resultado: 21 de janeiro de 2014



TOTAL DE VAGAS – POLO MACEIÓ – 415 VAGAS

CURSOS
VAGAS PARA PROFESSORES EFETIVOS EM EXERCÍCIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO
VAGAS PARA DEMANDA SOCIAL
TOTAL
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (BACHARELADO)
-
50
50
CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA)
40
05
45
FÍSICA (LICENCIATURA)
25
05
30
GEOGRAFIA
(LICENCIATURA)
40
10
50
LETRAS – ESPANHOL
(LICENCIATURA)
40
10
50
LETRAS – INGLÊS
(LICENCIATURA)
40
10
50
MATEMÁTICA
(LICENCIATURA)
30
10
40
PEGAGOGIA
(LICENCIATURA)
80
20
100

Texto de Delane Barros

Alunos da Escola Antídio Vieira participam de Semana de Cultura


A Escola Municipal Antídio Vieira realizou a 24ª edição da Semana de Cultura, na última sexta-feira (27). Cerca de 500 alunos do Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA), de 16 turmas, fizeram apresentações com o tema Meio Ambiente.
A Semana Cultural teve como objetivo alertar para a conscientização ambiental trazendo para escola e comunidade a importância de se preservar a natureza.

Para o diretor da unidade escolar, Edmar Oliveira, a Semana foi bem aceita pela comunidade. “Recebemos uma visitação de cerca de duas mil pessoas, entre pais, vizinhos e parentes dos alunos. Este ano, contamos ainda uma apresentação musical que fez lotar a escola”, comentou.
Texto de Adriana Thiara e fotos de Mauro Fabiani

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Secretária de Educação visita escola no Inocoop


A secretária municipal de Educação de Maceió, Ana Dayse Dorea, visitou nesta quinta-feira (26), a Escola Municipal Corintho da Paz, localizada no conjunto Inocoop, no Cidade Universitária. A visita faz parte do calendário de acompanhamento que a secretária faz periodicamente nas escolas, visando monitorar os processos administrativos e pedagógicos.
Durante a visita à escola, Ana Dayse fez a entrega simbólica do novo mobiliário do refeitório que há anos era aguardado pela comunidade escolar. Além da entrega, a secretária participou ainda da reunião pedagógica que estava sendo realizada visando planejar o mês de outubro, momento onde há um empenho redobrado das equipes visando a comemoração de datas como dia da criança e do servidor público.

Ao conversar com a direção, professores, auxiliares de sala e coordenação, a secretária de Educação, reforçou o papel da escola como espaço de acolhimento. ” A escola é um dos principais equipamentos sociais dos bairros. É nela onde as crianças devem encontrar um espaço de acolhimento e formação”.
A Escola Corintho da Paz receberá o Bairro Vivo, no próximo sábado (27), e contará com toda a rede de serviços essenciais disponibilizados pela Prefeitura, além de uma programação especial desenvolvida pela Semed.
Texto e fotos de Adriana Thiara Oliveira 

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Prova Brasil: Alunos da rede municipal participaram de simulado

Prova Brasil: Alunos da rede municipal partici

param

Mais de 8.000 alunos da Rede Municipal de Ensino fizeram nesta quarta-feira (25), as provas do Simulado e Simuladinho, instrumentos avaliativos que envolvem os componentes curriculares da língua portuguesa e matemática. O teste foi aplicado nos alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental e tem por objetivo, além de auxiliar os professores na identificação dos conteúdos ainda não dominados, se familiarizar com a metodologia aplicada na Prova Brasil, que será realizada em novembro.

A Secretária Municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, que esteve presente na escola Padre Pinho,Cruz das Almas, para conferir pessoalmente a aplicação do exame, nas três turmas do 5º ano dessa unidade escolar. A gestora considera fundamental a realização desse teste, por ser uma forma de avaliar também como está sendo desenvolvida a Educação no município.
“Ao avaliar o aluno estamos avaliando também nossa Educação. A medida que os alunos avançam na construção do conhecimento os índices também melhoram. Além disso, temos uma mostra de como está o desempenho dos educadores na rede, consequentemente a resposta de como estamos ensinando nossas crianças”, salienta ela.
Visando melhorar a qualidade de ensino e elevar os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na rede, Ana Dayse ressaltou que professores do 4º e 5º ano e do 6º e 9º realizam quinzenalmente formação continuada na Semed, com a finalidade de elevar os índices de proficiência dos estudantes na Prova Brasil, fazendo com que o ensino se aproxime da metodologia do Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais (Inep) aplicada à prova.
“A avaliação envolve os principais componentes curriculares como língua portuguesa e matemática. Essas disciplinas que foram cobradas no simulado e simuladinho vão fazer com que os alunos se familiarizem com os conteúdos que serão cobrados na prova oficial, prevista para novembro. Nesse sentido, estamos investindo pesado na formação continuada de nossos educadores”, afirma.
A diretora do Ensino Fundamental, Rita Maria, explicou que a prova não tem caráter classificatório e sim diagnóstico. Após a correção do quadro de resultado que será entrega pelo professor ao departamento de Ensino fundamental, será feita uma correção coletiva em sala aula, abordando os itens de maior incidência de erros nas questões.
Segundo ela, o procedimento servirá para que os alunos reflitam sobre suas respostas. Ela informa ainda que o levantamento de maior incidência de itens errados vai ajudar nos próximos planejamentos pedagógicos. “Com base nessas informações, serão observados os descritores e os conteúdos não dominados pelos alunos, em seguida realizaremos um novo redirecionamento do planejamento das aulas.”, salienta.
Texto  e fotos de Janaina Farias

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Semed amplia prazo para cadastro funcional de servidores


A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) inicia o atendimento aos servidores visando o preenchimento da Declaração de Exercício de Cargo no Serviço Público. O atendimento começa nesta terça-feira (24) e o prazo foi ampliado para otimizar o processo. Os servidores terão até dia 16 de outubro para assinar a ficha de inacumulabilidade de cargos, mas devem observar o calendário.

Os funcionários públicos devem comparecer à sede da Semed, na Rua General Hermes nº 1199, Cambona, das 08 Às 16h. 
De acordo com o Departamento de Recursos Humanos do órgão, a convocação tem como objetivo identificar servidores que estão atuando no Estado de Alagoas e no Município de Maceió, acumulando cargos. Deverão comparecer à convocação todos os servidores da Educação, ocupantes de cargo efetivo, comissionado, estando licenciado ou em férias, conforme cronograma abaixo:

24 e 25/09/13 – letras A e B
26/09/13 – letra C
27 e 30/09/13 – letras D e E
01/10/2013 – letras F e G
02 e 03/10/13 – letras H, I e J
04/10/13 – letras K e L
07 a 10/10/13 – letra M
11 e 14/10/13 – letras N, O, P, Q e R
15 e 16/10/13 – Letras S, T, U, V, W, Y e Z

Semed realiza III Festival do Mais Educação


   
O ginásio Tenente Madalena, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), ficou lotado no último sábado (21). Mais de 1.000 alunos, na faixa etária dos 6 aos 14 anos, de 22 escolas que integram o programa Mais Educação participaram do III Festival de Esporte, Arte e Cultura. O evento acontece anualmente, com o objetivo de promover uma maior integração das unidades de ensino. 
Pelo fato de acontecer no Dia Mundial da Paz e no Dia da Árvore, o festival também contou com a participação da Secretaria Estadual da Paz (Sepaz) e distribuição de mudas de árvores a todas as escolas participantes da programação.

Os judocas das escolas inseridas no Mais Educação participaram da execução do Hino Nacional e, enquanto eram distribuídas mudas de árvores, acompanharam a música Paz Pela Paz, de Nando Cordel e a exibição de um material visual, formado por uma árvore e os frutos, conceitos éticos e de cidadania.
 
A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dórea, salientou a importância do esporte como forma de enfrentar a violência na sociedade. “Pesquisa recente da Fiocruz coloca o Nordeste, Alagoas e Maceió na dianteira em violência e só o trabalho da Educação pode salvar as crianças do contato com a droga. A escola é o local ideal para o enfrentamento à violência. O trabalho de hoje dará frutos daqui a cinco ou dez anos, não tenham dúvida”, vaticinou Ana Dayse.
A coordenadora do Mais Educação, Edileuza Maciel, explica que o festival é a culminância de todas as atividades desenvolvidas ao longo do ano, a exemplo da formação continuada dos gestores e professores comunitários, formação continuada dos monitores e acompanhamento e monitoramento das atividades na escola.
“O grande desafio é reconhecer o educando não apenas como aluno que precisa ser instruído nos conteúdos escolares tradicionais mas, também, enquanto crianças e jovens de serem reconhecidos em toda a sua complexidade, com potencialidades, capacidades, expectativas, vivências, sonhos, medos, desejos de serem reconhecidos e pertencerem a um grupo, de poderem ir o mais longe possível”, resume ela.
A diretora do departamento de Educação Especial da Semed, Virgínia Ferreira, destacou que as unidades de ensino que participam do Mais Educação merecem todos os méritos por oferecer a educação em tempo integral. A diretora-geral de Ensino da secretaria, Sônia Moraes, também deu uma palavra de incentivo aos alunos que fazem parte do programa e praticam judô, modalidade escolhida para compor o festival nesse ano.
O secretário estadual de Promoção da Paz, Jardel Aderico, explica que a pasta vem discutindo com a Semed a disseminação da cultura da paz dentro dos pilares educacionais. Para isso, começa a implantar a conceito de paz nas 22 escolas que desenvolvem o Mais Educação, mas a perspectiva é de atingir, em 2014, pelo menos 50 unidades de ensino.
 
 Texto de Delane Barros e fotos de Mauro Fabiani

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Educação Municipal dá orientações sobre simulado e simuladinho



O Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação(Semed) realizou hoje, (23) a entrega das provas para simulado e simuladinho que serão aplicados nos alunos do 5º e 9º ano, na próxima quarta feira(25) nas escolas da rede municipal. As instruções foram passadas para os coordenadores pedagógicos que terão a missão de repassar aos professores de cada unidade escolar. O teste avaliativo tem como objetivo familiarizar os alunos com a metodologia da Prova Brasil prevista para novembro, além de auxiliar os professores na identificação dos conteúdos que ainda não foram dominados pelos alunos.
Participarão deste teste mais de oito mil alunos do ensino fundamental, destes 6.970 alunos são do 5º ano e 1.213 alunos do 9º. Eles responderão questões de língua portuguesa e matemática organizado em quatro blocos, sendo 15 itens para o 5º ano e 20 para o 9º ano. A prova será objetiva com multiplica escolha, contendo apenas uma resposta correta. A coordenadora do Departamento de Ensino Fundamental, Maria Rita, informou que os alunos do 5º ano farão o simuladinho e os alunos do 9º ano, o simulado. Segundo ela, o exame visa contribuir para a melhoria da qualidade de ensino na rede pública.
As provas do simulado e simuladinho foram elaboradas pelos técnicos da Semed, seguindo os critérios da matriz de referência da Prova Brasil disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). De acordo com a técnica Laudicea Souza, os coordenadores pedagógicos receberam as informações necessárias de como é feito o instrumento avaliativo, seu objetivo, quem pode aplicar e corrigir as provas e os encaminhamentos após a aplicação. “após essa atividade os professores poderão identificar se realmente os alunos aprenderam e com base nisso, eles poderão aprimorar os assuntos que os alunos ainda não dominam”, ressalta.
A coordenadora da escola Frei Damião, Arlene Araújo dos Anjos, que participou da reunião de orientação, disse que as instruções que recebeu para o exame foi de grande relevância, por que lhe auxiliará na condução da aplicação da prova. “Essas orientações vão servir de suporte para facilitar durante e depois da aplicação. Como preencher, por exemplo, o quadro de resultado que com base nas informações possamos depois realizar um planejamento de conteúdo que os alunos estão com dificuldades”, salienta a coordenadora.
Texto de Janaina Farias 

Escolas municipais recebem Prêmio Hydros

Quatro escolas da rede oficial do município foram contempladas com o reconhecimento “Embaixadores da Água”. O Prêmio Hydros é fruto de um projeto que tem como objetivo trabalhar a sensibilização dos alunos a respeito da preservação da água. Na primeira etapa, os alunos de cada escola participante se expressaram por meio de elaboração de cartazes, desenhos e músicas sobre o tema.
O reconhecimento foi feito na última sexta-feira (20), no auditório Paulo Freire, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), pela empresa idealizadora do projeto, Mexichem Brasil. As escolas contempladas foram Manoel Pedro, Paulo Bandeira, Pedro Suruagy e Hermínio Cardoso.
Cada uma delas recebeu uma placa de reconhecimento pelo empenho na execução do projeto. Além disso, um aluno da escola Hermínio Cardoso foi reconhecido como tendo sido o que mais se destacou no trabalho, motivo pelo qual foi presenteado com uma câmera fotográfica.
A empresa idealizadora enviou uma representante para fazer a entrega do Prêmio. Mariene Vieira veio de São Paulo para anunciar a segunda etapa do projeto, quando as escolas devem produzir um vídeo sobre a importância de preservar os recursos hídricos e naturais, especialmente a água.
Texto de Delane Barros

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Matrículas para o Projovem prosseguem até 30 de setembro






As matrículas para o Projovem prosseguem até 30 de setembro na Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) e em várias escolas municipais. O aluno interessado em se inscrever nas cerca de 800 vagas remanescentes do Projovem podem procurar qualquer uma dessas escolas: Floriano Peixoto (Ipioca), Padre Pinho (Cruz das Almas), Nosso Lar I (Levada), Maria José Carrascosa (Poço), Cleto Marques (Colina dos Eucaliptos), Zumbi dos Palmares (Clima Bom) Suzel Dantas (Tabuleiro), Luíza Suruagy (Ouro Preto), Geruza Costa (Jacintinho), Pompeu Sarmento (Barro Duro), João Sampaio (Chá da Jaqueira).

Para efetuar a matricula, é necessário apresentar cópias de RG e CPF, comprovante de residência e histórico escolar. Assessora técnica do Projovem em Maceió, Solange Gouveia informa que no ato da matricula não será aceita declaração. Ainda segundo ela, na ausência do histórico escolar o aluno será submetido a um teste de proficiência.
Solange salienta que o aluno que não comparecer com frequência às aulas pode perder a vaga. “Após 15 dias, o aluno faltoso deverá sair da relação e abrir precedente para outro, ficando no cadastro de reserva”, explica ela. Solange Gouveia acrescenta que o programa tem o objetivo de tentar mudar a realidade, pois oferece a oportunidade a muitos jovens de concluir uma escolaridade e cria condições para sua inserção no mercado de trabalho. 

“O Projovem é um programa de inclusão social e formação inicial profissional e tem na sua essência a garantia do exercício de cidadania”, resume a assessora técnica do programa federal, que oferece uma ajuda de custo de R$ 100 mensais para contribuir com a cobertura de algumas despesas dos alunos, especialmente o transporte.

O objetivo do ProJovem é elevar a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que sabem ler e escrever e não concluíram o ensino fundamental. O programa tem duração de 18 meses e garante ainda uma formação profissional inicial em vários arcos operacionais. Para concluir o programa de estudos sem obstáculos, é exigida dos alunos a frequência mínima de 75% das aulas. Apesar de as matrículas estarem disponibilizadas até o dia 30 deste mês, as aulas estão previstas para começar no próximo dia 23. Há, ainda, a disponibilidade de 800 vagas para serem preenchidas até o final do mês.