segunda-feira, 17 de março de 2014

Inclusão social motiva formação continuada na Semed



Educadores participaram de curso. Foto: Janaina Farias/ Ascom Semed


O Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza mensalmente a formação continuada para professores educacionais especializados. A abertura do evento foi realizada na manhã da última sexta-feira (14) e se estende até o final de 2014. A cada encontro, os professores conhecem as normas definidas pelo Ministério da Educação (MEC) para atendimento aos alunos portadores de necessidades especiais.

De acordo com a técnica do Departamento, Socorro Carnaúba, a decisão de aplicar a formação continuada se deve ao aumento do número de alunos portadores de necessidades especiais matriculados na Rede Municipal de Ensino. “Das 132 unidades da Rede, apenas 17 não têm alunos com alguma deficiência”, explica Socorro. “E nesse ano, cresceu muito o número de alunos com autismo”, acrescenta ela.
Com isso, a formação continuada objetiva promover a inclusão cada vez maior dos alunos especiais. Os professores das disciplinas regulares ministram as aulas e aqueles que atendem aos alunos com necessidades especiais precisam descobrir as suas potencialidades. “Os estudantes não terão destacadas suas dificuldades, mas trabalhadas as potencialidades, que devem ser exploradas e trabalhadas mais intensamente”, complementa Socorro.
A formação continuada também conta com a participação das formadoras Keila Fragoso e Ângela Matos e visa atender todos os 73 professores da Rede Municipal de Eensino que trabalham com a educação especial.
Delane Barros/ Ascom Semed

sexta-feira, 14 de março de 2014

Escola Manoel Pedro recebe prêmio do Instituto Lagoa Viva/Braskem


Fotos: Cortesia Instituto Lagoa Viva
A Escola Municipal Manoel Pedro, localizada Santos Dumont, recebeu, do Instituto Lagoa Viva e da Braskem, o prêmio de reconhecimento de ações voltadas para projetos de educação ambiental intitulado de “Dengue Nunca Mais”. O projeto, que recebeu o reconhecimento na última quinta-feira (13), foi desenvolvido com o apoio do Centro de Referência em Educação Ambiental (Creamb), da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed). O Creamb atua nas unidades escolares com ações e iniciativas ecológicas e de preservação do meio ambiente, visando contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes.
O Instituto Lagoa Viva e a Braskem desenvolvem, em parceria com a Semed e outros órgãos, o projeto de intervenção e integração nas comunidades. O projeto “Dengue Nunca Mais” projetado pela escola Manoel Pedro foi o grande vencedor da realização da Mostra e Amostra de Educação Ambiental do Lagoa Viva do Biênio 2012/2013.
O projeto premiado foi desenvolvido pela professora, Danielle Medeiros, do 1ª ano. A educadora explica que o programa Lagoa Viva contribuiu significativamente para o crescimento didático da pesquisa. Ela conta que toda a escola se envolveu na ação. “Todos daqui vestimos a camisa da escola, nesse sentido entendemos que somos a gente de transformação”, diz ela, reforçando que o projeto está ligado especificamente a realidade da comunidade, por isso a escolha de se trabalhar o combate a dengue.
A diretora Ana Amélia, destacou que o eixo principal da escola é a educação ambiental. “Desenvolvemos diversas atividades desde 2009. Temos uma Horta medicinal, oficinas de sabão ecológico para o reaproveitamento de óleo, entre outras iniciativas”, frisou. A técnica do Creamb, Virgínia Miller ressaltou a qualidade do material didático produzido pela escola, bem como a consciência ecológica. “Fiquei encantada com os materiais que vi na escola, quanta a criatividade e empenho. Um excelente material feito com objetos simples, onde nos dar exemplo de como reaproveitar material que poderiam ir para o lixo”,afirmou.
A escola está localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé e faz parte também da proteção dos mananciais. Por isso, sua referência em educação ambiental como afirma a diretora, Ana Amélia. “Todos da escola Manoel Pedro são muitos envolvidos e dedicados aos projetos de educação ambiental, nossos trabalhos são referência em educação de qualidade”.
Janaina Farias – Ascom Semed

Marcelo Palmeira visita creche em construção no Village Campestre


Obras da CrecheVila Olímpica devem ser concluídas até o mês de julho.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
As obras seguem avançando e o ambiente, cada vez mais, ganha ares de uma instituição de ensino. Assim estão as obras de construção de uma das 20 creches que Maceió vai ganhar, nove ainda em 2014. Nesta quinta-feira (13), o prefeito em exercício Marcelo Palmeira visitou as obras da Creche e Pré-Escola Vila Olímpica, que funcionará em tempo integral ao lado da Vila Olímpica Lauthenay Perdigão, no Village Campestre. As obras devem ser concluídas até julho deste ano.
Acompanhado da secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dórea e de seu adjunto, João Carlos Barbiratto, e também do secretário municipal de esporte, Pedro Vilela, Marcelo observou o andamento das obras e viu como serão as futuras instalações. A gestão Rui Palmeira tem dado uma atenção especial à educação e vem implementando uma série de ações estruturantes para a área. A chegada das creches é uma delas. Quando concluída, a unidade terá capacidade de atender 220 crianças com idade entre zero e 06 anos.

Obras da Creche Vila Olímpica devem ser concluídas até o mês de julho.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

“Aqui as crianças terão educação de qualidade e iniciarão sua vida escolar da melhor maneira possível. Com a educação, conquistamos uma sociedade mais justa, mais humana e garantimos o futuro. A construção das creches comprova o nosso compromisso com essa área. As creches representam um grande reforço para a educação e vai levar tranquilidade às mães que precisam trabalhar e agora terão um lugar para deixar seus filhos”, disse Marcelo Palmeira.

“Não é somente uma inovação, mas uma revolução na educação infantil, que é da inteira responsabilidade dos municípios. Consciente de sua responsabilidade, Maceió está instalando essas creches por meio do Pro-Infância, que entra com o projeto e o com o financiamento da obra e dos equipamentos. Conosco, fica a missão de cuidar da manutenção e a garantia do recurso humano”, afirmou Ana Dayse Dórea.
O investimento na creche do Village está orçado em cerca de R$ 1,3 milhão e a Prefeitura disponibilizou o terreno. O ambiente será amplo, arejado, com acessibilidade e segue o padrão físico do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Pró-Infância), do Governo Federal. A estrutura contará com pátio, refeitório, salas de aula, sala de professores, laboratório de informática, biblioteca, vestiário, banheiros com louças adaptadas para crianças, secretaria, cozinha, lavanderia, espaço para playground e anfiteatro.
Robson Nogueira, líder comunitário no Village Campestre, comentou que a população está recebendo o equipamento com grande alegria e expectativa. O secretário de Esporte e Lazer, Pedro Vilela, também destacou o empenho da Prefeitura em garantir educação e esporte, dois instrumentos de cidadania que andam juntos.
“Mais do que estrutura física, queremos garantir educação de qualidade. É o que estamos fazendo com parcerias como a consultoria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com o Instituto C&A, por exemplo”, ressaltou Ana Dayse. A secretária explicou ainda que muito mais do que obras, os trabalhos da Semed se concentram na busca de mais capacitação e qualidade de ensino.
Maceió pode receber até 61 unidades semelhantes as que estão sendo construídas. E a Semed, com o Departamento de Patrimônio da Prefeitura, já está localizando terrenos e áreas para ampliar o projeto. “Dentro de alguns anos, Maceió terá uma nova história na educação”, finalizou Ana Dayse.
Secom Maceió

Alunos da Silvestre Péricles recebem ações do Guarda Faz Escola


Flora Guimarães – Ascom Semsc

Divertimento e alegria marcaram a retomada das atividades do Projeto Guarda Faz Escola, na manhã desta quarta-feira (12), na Escola Silvestre Péricles, no Pontal da Barra. Cerca de 400 crianças estão sendo atendidas durante todo o dia com dinâmicas voltadas ao tema, tais como combate ao trabalho infantil, cidadania, exploração sexual de crianças e adolescentes, e, segurança no trânsito.

Este ano, as ações do Projeto, que é viabilizado com recursos do Programa Nacional de Segurança Com Cidadania (Pronasci), por meio de convênio firmado entre o município e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e realizado pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania (Semsc), conta também com a integração das secretaria municipais de Educação (Semed) e Ação Social (Semas) e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).
“É de extrema importância o envolvimento de outros órgãos no Projeto, para que seja desenvolvido um entendimento mais amplo de uma cultura de paz e de conhecimento. Desta forma, o aluno poderá crescer com o entendimento da importância da cidadania, do bom convívio social, se tornando um adulto responsável”, falou o secretário da Semsc, Edmilson Cavalcante, que esteve na escola.
Segundo a técnica pedagógica da Semed, Cecília Tenório, todas as atividades realizadas foram planejadas anteriormente, com visitas técnicas feitas à escola, para descobrir as principais necessidades dos alunos e poder trabalhar com eles temas pertinentes, como as questões sociais vivenciadas pelas crianças dentro e fora da escola.
Para a diretora da Silvestre Péricles, Izaura de Souza, a diversidade de atividades, a organização e o empenho dos envolvidos na ação, superou as expectativas dos alunos e professores. “Eles estão brincando e aprendendo. A minha nota para este dia é 10”, disse.
A recreação foi realizada em vários ambientes da escola. Uma parte dos alunos participou do “Boliche da Cidadania”, que utiliza garrafas peti para simbolizar descrições negativas como violência, e os alunos precisam derrubar as garrafas. No pátio, eles puderam ouvir as histórias sobre o que é Cidadania, contadas e cantadas pelos guardas Márcio Clevis e Walter Douglas.
Em outro ambiente, a equipe da SMTT abordou o tema Educação no Trânsito, alertando sobre como atravessar a rua, como andar de bicicleta e nas calçadas de forma segura e sobre sinalização. Eles também assistiram a um vídeo sobre Segurança no Trânsito. Já a equipe de educadoras sociais da Semas, utilizou fantoches para tratar da Exploração Sexual Infantil e da Violência Sexual. No próximo dia 23, a Escola Arnon de Mello, localizada no bairro do Jacintinho, será beneficiada com as ações do projeto.
Flora Guimarães – Ascom Semsc

Educação ambiental: escola municipal recebe prêmio



Ações de educação voltadas para o meio ambiente renderam para a  Escola Municipal Manoel Pedro, localizada no Santos Dumont, o Prêmio Lagoa Viva Braskem de Educação Ambiental. A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá nesta quinta-feira (13), na unidade escolar, com a presença de representantes do projeto Lagoa Viva, da Braskem, da Diretoria Geral de Ensino (Digen) e dos técnicos do Centro de Referência em Educação Ambiental (Creamb).
A escola Manoel Pedro desenvolve atividades pedagógicas de educação ambiental há mais de 10 anos. Seus trabalhos contam com o envolvimento de toda a comunidade escolar, inclusive dos alunos. Suas participações em fóruns, encontros e congressos garantiram prêmios de reconhecimentos pela inciativa.
O combate à dengue na comunidade foi a temática abordada no projeto que enfatiza o meio ambiente como foco central. “Esse projeto foi desenvolvido no biênio 2012/2013 e trabalhou o tema Dengue Nunca Mais dentro de uma temática maior sobre o meio ambiente”, afirmou a técnica Christianne Sâmya.
Christianne destacou que as ações de educação ambiental desenvolvidas pela escola e seus prêmios conquistados servem de incentivo aos alunos para a criação de novos projetos. A escola Manoel Pedro foi a única escola no município de Maceió a enviar um delegado para Conferência infantojuvenil pelo Meio Ambiente em 2013.
“Nessa oportunidade a escola socializou suas experiências levando suas propostas e adquiriu muitos conhecimentos”, avaliou Christianne.
Janaina Farias/ Ascom Semed

quarta-feira, 12 de março de 2014

Marcelo Palmeira vistoria obras de creche nesta quinta




O prefeito de Maceió em exercício, Marcelo Palmeira, vistoria na manhã desta quinta -feira (13), às 9h, as obras da Creche e Pré-Escola Vila Olímpica, que está sendo construída no Village Campestre, ao lado da Vila Olímpica Lauthenay Perdigão. A unidade atenderá 220 crianças de 0 a 06 anos.
As obras fazem parte do pacote de medidas estruturantes adotadas pelo prefeito Rui Palmeira. Os investimentos são de R$ 17 milhões do Governo Federal com contrapartida do município. A obra da Creche e Pré-Escola Vila Olímpica está orçada em cerca de R$ 1,3 milhão com recursos do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Pró-Infância). A contrapartida do município de Maceió é sempre a doação de um terreno, com as medidas mínimas exigidas pelo Ministério da Educação (MEC).
Cada creche seguirá um padrão estrutural de arquitetura com salas, pátio amplo, biblioteca, sala multimeios, cozinha e banheiros com louças infantis. “Tudo planejado para assegurar o desenvolvimento físico, psicossocial, intelectual e social dos estudantes”, ressaltou Ana Dayse Dorea, secretária municipal de Educação.
Ainda segundo a secretária, as 17 creches em fase de construção beneficiarão mais de 4.500 crianças. “As mães precisam trabalhar e não tinham onde deixar os filhos, com a entrega desta e das demais creches essa realidade vai mudar”, frisou Ana Dayse.
Segundo João Carlos Barbiratto, secretário-adjunto de Educação, o projeto de infraestrutura da Educação da Prefeitura está envolvido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e no Programa de Ações Articuladas (PAR).
“Maceió já garantiu 17 creches. Já temos nove obras delas em andamento, que serão entregues ainda em 2014. Mas nossa expectativa é poderemos colocar mais unidades dentro do PAC/PAR e ampliar o número de creches para Maceió”, afirmou.
PróInfância
O Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (PróInfância) foi criado por iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE) como parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em 2006. O objetivo do programa é o aprimoramento da infraestrutura da rede pública de educação infantil dos municípios por meio de construções de novas unidades escolares, reformas ou ampliações, bem como seu respectivo aparelhamento com equipamentos e mobiliários adequados.
Adriana Thiara Oliveira/Ascom Semed

quinta-feira, 6 de março de 2014

PNAIC Maceió participa de seminário em Olinda

Professoras do PNAIC da Semed levam suas experiências para seminário


Professoras em formação pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Maceió estarão participando nos dias 11 a 13 de março de 2014, no Centro de Convenções de Olinda, do VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem, evento realizado pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Elas estarão entre os pesquisadores, professores da educação básica e alunos de pós-graduação e graduação em Pedagogia e áreas afins de diversos estados do país. No evento serão discutidos assuntos relacionados à alfabetização e letramento, processos de ensino e aprendizagem, currículo, recursos didáticos, formação de professores alfabetizadores, entre outros.

Além das 30 professoras coordenadoras, três professoras alfabetizadoras também levarão suas experiências para relatar durante o seminário. A professora coordenadora do polo Rui Palmeira e coordenadora pedagógica da Escola Zilka de Oliveira, Ana Paula Santos Oliveira, fará uma apresentação do trabalho “Alfabetização, leitura e ludicidade nas turmas do 1º ano de Maceió”. Este trabalho é fruto de um momento importante de reflexão sobre a prática pedagógica.

Segundo Ana, que é aluna-especial de mestrado na Universidade Feeral de Alagoas (UFAL), a possibilidade de reunir a teoria aprendida na universidade, as técnicas da formação e aplicá-las, com êxito, em sala de aula, foi uma experiência frutífera e prazerosa. “O PNAIC foi fundamental para a minha formação e me fez buscar mais aprofundamento na área. Aliado aos estudos que venho desenvolvendo na universidade sobre como as crianças de seis anos aprendem, tive uma oportunidade ímpar e a aproveitei”, analisa a professora.

Marcia da Silva Santos Portela, professora da Escola Municipal de Educação Básica Natalina Costa Cavalcante, orientada em 2013, no Pólo da Escola Jayme de Altavila, pela professora coordenadora Maria Lúcia Melo de Andrade, levará o relato sobre suas atividades de letramento utilizando temas ligados a musicalização. Em “Alfabetizando com música na sala de aula”, a professora relata a experiência protagonizou com seus alunos do 3º ano do Ensino Fundamental com faixa etária de 9 e 10 anos.  

Já a professora Roseane Félix da Silva, da Escola Municipal José Correia Costa, envolveu seus 23 alunos do 2º ano, na faixa etária de 8 a 11 anos em atividades de letramento que batizou de “Fuxicando Letramento”. Roseane foi orientada no polo da Escola Nise da Silveira, pela professora coordenadora Roseane Maria dos Santos.


Segundo Isabel Araújo, coordenadora local do PNAIC, as atividades foram desenvolvidas contemplando os objetivos dos direitos de aprendizagem que são constantemente tratados durante a formação a partir das orientações do programa.


Entendendo o PNAIC


O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), implementado para garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, é um programa do governo federal que aporta incentivos financeiros e assistência técnica e pedagógica visando formar 360 mil professores alfabetizadores até 2015 em parceria com os estados e municípios da federação.