sexta-feira, 14 de março de 2014

Escola Manoel Pedro recebe prêmio do Instituto Lagoa Viva/Braskem


Fotos: Cortesia Instituto Lagoa Viva
A Escola Municipal Manoel Pedro, localizada Santos Dumont, recebeu, do Instituto Lagoa Viva e da Braskem, o prêmio de reconhecimento de ações voltadas para projetos de educação ambiental intitulado de “Dengue Nunca Mais”. O projeto, que recebeu o reconhecimento na última quinta-feira (13), foi desenvolvido com o apoio do Centro de Referência em Educação Ambiental (Creamb), da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed). O Creamb atua nas unidades escolares com ações e iniciativas ecológicas e de preservação do meio ambiente, visando contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes.
O Instituto Lagoa Viva e a Braskem desenvolvem, em parceria com a Semed e outros órgãos, o projeto de intervenção e integração nas comunidades. O projeto “Dengue Nunca Mais” projetado pela escola Manoel Pedro foi o grande vencedor da realização da Mostra e Amostra de Educação Ambiental do Lagoa Viva do Biênio 2012/2013.
O projeto premiado foi desenvolvido pela professora, Danielle Medeiros, do 1ª ano. A educadora explica que o programa Lagoa Viva contribuiu significativamente para o crescimento didático da pesquisa. Ela conta que toda a escola se envolveu na ação. “Todos daqui vestimos a camisa da escola, nesse sentido entendemos que somos a gente de transformação”, diz ela, reforçando que o projeto está ligado especificamente a realidade da comunidade, por isso a escolha de se trabalhar o combate a dengue.
A diretora Ana Amélia, destacou que o eixo principal da escola é a educação ambiental. “Desenvolvemos diversas atividades desde 2009. Temos uma Horta medicinal, oficinas de sabão ecológico para o reaproveitamento de óleo, entre outras iniciativas”, frisou. A técnica do Creamb, Virgínia Miller ressaltou a qualidade do material didático produzido pela escola, bem como a consciência ecológica. “Fiquei encantada com os materiais que vi na escola, quanta a criatividade e empenho. Um excelente material feito com objetos simples, onde nos dar exemplo de como reaproveitar material que poderiam ir para o lixo”,afirmou.
A escola está localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé e faz parte também da proteção dos mananciais. Por isso, sua referência em educação ambiental como afirma a diretora, Ana Amélia. “Todos da escola Manoel Pedro são muitos envolvidos e dedicados aos projetos de educação ambiental, nossos trabalhos são referência em educação de qualidade”.
Janaina Farias – Ascom Semed

Nenhum comentário: