sexta-feira, 14 de março de 2014

Alunos da Silvestre Péricles recebem ações do Guarda Faz Escola


Flora Guimarães – Ascom Semsc

Divertimento e alegria marcaram a retomada das atividades do Projeto Guarda Faz Escola, na manhã desta quarta-feira (12), na Escola Silvestre Péricles, no Pontal da Barra. Cerca de 400 crianças estão sendo atendidas durante todo o dia com dinâmicas voltadas ao tema, tais como combate ao trabalho infantil, cidadania, exploração sexual de crianças e adolescentes, e, segurança no trânsito.

Este ano, as ações do Projeto, que é viabilizado com recursos do Programa Nacional de Segurança Com Cidadania (Pronasci), por meio de convênio firmado entre o município e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e realizado pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania (Semsc), conta também com a integração das secretaria municipais de Educação (Semed) e Ação Social (Semas) e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).
“É de extrema importância o envolvimento de outros órgãos no Projeto, para que seja desenvolvido um entendimento mais amplo de uma cultura de paz e de conhecimento. Desta forma, o aluno poderá crescer com o entendimento da importância da cidadania, do bom convívio social, se tornando um adulto responsável”, falou o secretário da Semsc, Edmilson Cavalcante, que esteve na escola.
Segundo a técnica pedagógica da Semed, Cecília Tenório, todas as atividades realizadas foram planejadas anteriormente, com visitas técnicas feitas à escola, para descobrir as principais necessidades dos alunos e poder trabalhar com eles temas pertinentes, como as questões sociais vivenciadas pelas crianças dentro e fora da escola.
Para a diretora da Silvestre Péricles, Izaura de Souza, a diversidade de atividades, a organização e o empenho dos envolvidos na ação, superou as expectativas dos alunos e professores. “Eles estão brincando e aprendendo. A minha nota para este dia é 10”, disse.
A recreação foi realizada em vários ambientes da escola. Uma parte dos alunos participou do “Boliche da Cidadania”, que utiliza garrafas peti para simbolizar descrições negativas como violência, e os alunos precisam derrubar as garrafas. No pátio, eles puderam ouvir as histórias sobre o que é Cidadania, contadas e cantadas pelos guardas Márcio Clevis e Walter Douglas.
Em outro ambiente, a equipe da SMTT abordou o tema Educação no Trânsito, alertando sobre como atravessar a rua, como andar de bicicleta e nas calçadas de forma segura e sobre sinalização. Eles também assistiram a um vídeo sobre Segurança no Trânsito. Já a equipe de educadoras sociais da Semas, utilizou fantoches para tratar da Exploração Sexual Infantil e da Violência Sexual. No próximo dia 23, a Escola Arnon de Mello, localizada no bairro do Jacintinho, será beneficiada com as ações do projeto.
Flora Guimarães – Ascom Semsc

Nenhum comentário: