quinta-feira, 6 de março de 2014

PNAIC Maceió participa de seminário em Olinda

Professoras do PNAIC da Semed levam suas experiências para seminário


Professoras em formação pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Maceió estarão participando nos dias 11 a 13 de março de 2014, no Centro de Convenções de Olinda, do VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem, evento realizado pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Elas estarão entre os pesquisadores, professores da educação básica e alunos de pós-graduação e graduação em Pedagogia e áreas afins de diversos estados do país. No evento serão discutidos assuntos relacionados à alfabetização e letramento, processos de ensino e aprendizagem, currículo, recursos didáticos, formação de professores alfabetizadores, entre outros.

Além das 30 professoras coordenadoras, três professoras alfabetizadoras também levarão suas experiências para relatar durante o seminário. A professora coordenadora do polo Rui Palmeira e coordenadora pedagógica da Escola Zilka de Oliveira, Ana Paula Santos Oliveira, fará uma apresentação do trabalho “Alfabetização, leitura e ludicidade nas turmas do 1º ano de Maceió”. Este trabalho é fruto de um momento importante de reflexão sobre a prática pedagógica.

Segundo Ana, que é aluna-especial de mestrado na Universidade Feeral de Alagoas (UFAL), a possibilidade de reunir a teoria aprendida na universidade, as técnicas da formação e aplicá-las, com êxito, em sala de aula, foi uma experiência frutífera e prazerosa. “O PNAIC foi fundamental para a minha formação e me fez buscar mais aprofundamento na área. Aliado aos estudos que venho desenvolvendo na universidade sobre como as crianças de seis anos aprendem, tive uma oportunidade ímpar e a aproveitei”, analisa a professora.

Marcia da Silva Santos Portela, professora da Escola Municipal de Educação Básica Natalina Costa Cavalcante, orientada em 2013, no Pólo da Escola Jayme de Altavila, pela professora coordenadora Maria Lúcia Melo de Andrade, levará o relato sobre suas atividades de letramento utilizando temas ligados a musicalização. Em “Alfabetizando com música na sala de aula”, a professora relata a experiência protagonizou com seus alunos do 3º ano do Ensino Fundamental com faixa etária de 9 e 10 anos.  

Já a professora Roseane Félix da Silva, da Escola Municipal José Correia Costa, envolveu seus 23 alunos do 2º ano, na faixa etária de 8 a 11 anos em atividades de letramento que batizou de “Fuxicando Letramento”. Roseane foi orientada no polo da Escola Nise da Silveira, pela professora coordenadora Roseane Maria dos Santos.


Segundo Isabel Araújo, coordenadora local do PNAIC, as atividades foram desenvolvidas contemplando os objetivos dos direitos de aprendizagem que são constantemente tratados durante a formação a partir das orientações do programa.


Entendendo o PNAIC


O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), implementado para garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, é um programa do governo federal que aporta incentivos financeiros e assistência técnica e pedagógica visando formar 360 mil professores alfabetizadores até 2015 em parceria com os estados e municípios da federação.

Nenhum comentário: