quarta-feira, 12 de março de 2014

Marcelo Palmeira vistoria obras de creche nesta quinta




O prefeito de Maceió em exercício, Marcelo Palmeira, vistoria na manhã desta quinta -feira (13), às 9h, as obras da Creche e Pré-Escola Vila Olímpica, que está sendo construída no Village Campestre, ao lado da Vila Olímpica Lauthenay Perdigão. A unidade atenderá 220 crianças de 0 a 06 anos.
As obras fazem parte do pacote de medidas estruturantes adotadas pelo prefeito Rui Palmeira. Os investimentos são de R$ 17 milhões do Governo Federal com contrapartida do município. A obra da Creche e Pré-Escola Vila Olímpica está orçada em cerca de R$ 1,3 milhão com recursos do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Pró-Infância). A contrapartida do município de Maceió é sempre a doação de um terreno, com as medidas mínimas exigidas pelo Ministério da Educação (MEC).
Cada creche seguirá um padrão estrutural de arquitetura com salas, pátio amplo, biblioteca, sala multimeios, cozinha e banheiros com louças infantis. “Tudo planejado para assegurar o desenvolvimento físico, psicossocial, intelectual e social dos estudantes”, ressaltou Ana Dayse Dorea, secretária municipal de Educação.
Ainda segundo a secretária, as 17 creches em fase de construção beneficiarão mais de 4.500 crianças. “As mães precisam trabalhar e não tinham onde deixar os filhos, com a entrega desta e das demais creches essa realidade vai mudar”, frisou Ana Dayse.
Segundo João Carlos Barbiratto, secretário-adjunto de Educação, o projeto de infraestrutura da Educação da Prefeitura está envolvido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e no Programa de Ações Articuladas (PAR).
“Maceió já garantiu 17 creches. Já temos nove obras delas em andamento, que serão entregues ainda em 2014. Mas nossa expectativa é poderemos colocar mais unidades dentro do PAC/PAR e ampliar o número de creches para Maceió”, afirmou.
PróInfância
O Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (PróInfância) foi criado por iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE) como parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em 2006. O objetivo do programa é o aprimoramento da infraestrutura da rede pública de educação infantil dos municípios por meio de construções de novas unidades escolares, reformas ou ampliações, bem como seu respectivo aparelhamento com equipamentos e mobiliários adequados.
Adriana Thiara Oliveira/Ascom Semed

Nenhum comentário: