terça-feira, 24 de julho de 2018

Educadoras do Cmei Fúlvia Rosemberg apresentam trabalho na SBPC


A 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), considerada o maior evento científico da América Latina, contou, nessa segunda-feira (23), com a apresentação do trabalho “Experiências com as Cigarras”, da gestora pedagógica, Rozana Machado Bandeira de Melo e da educadora Edjane da Silva Feitosa, do Centro Municipal de Ensino Infantil (Cmei) Fúlvia Rosemberg, no bairro da Cidade Universitária, em Maceió.
Rozana Machado apresentou trabalho científico na 70ª Reunião Anual da SBPC.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

De acordo com Rozana, o projeto do trabalho surgiu a partir do interesse das crianças pelo som característico que as cigarras fazem para se comunicar, atacar e se defender. “Nós aproveitamos que o som das cigarras atraiu a atenção das crianças e ensinamos sobre como esses animais trabalham. Para conseguir explicar isso para elas, nós precisávamos estudar e vimos um bom projeto nisso”, explicou.
Juntando sementes, folhas e gravetos encontrados na área externa do Cmei, os educadores do Centro separam um tempo ao ar livre com as crianças durante os intervalos. Segundo a educadora, a apresentação foi mais uma oportunidade de divulgar o trabalho da educação infantil em Maceió.
“A experiência de conhecer temas novos é maravilhosa para as crianças. O que não imaginávamos era que iria ser tão enriquecedor para nós, que aprendemos tanto e a partir disso, apresentamos esse trabalho. A importância de expor projetos como esse é proporcionar a educação ativa e fora do concreto, permitindo que as crianças tenham a liberdade de explorar”, destaca a gestora.
Atualmente, o Centro Municipal de Ensino Infantil (Cmei) Fúlvia Rosemberg, atende crianças de zero a 05 anos. Com uma base teórica desenvolvida por intermédio de livros educativos especializados em pedagogia orgânica, o Cmei Fúlvia Rosemberg, desenvolve um currículo que aproxima as crianças da natureza, permitindo a exploração do verde e a experiência com os animais.
A SBPC é uma instituição tradicional com reuniões anuais que buscam apresentar e devolver para a sociedade o que há de mais inovador, além de fomentar o debate que os caminhos da ciência e tecnologia devem seguir no país. “Experiências com as Cigarras” foi um trabalho apresentado na 70º reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, sendo realizado esse ano na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Campus A.C. Simões, no barro do Tabuleiro dos Martins, até sábado dia 28 de julho.
Beatrz Oliveira (estagiária)/ Secom Maceió

Nenhum comentário: