Os professores estão participando do maior evento científico da América Latina. Com eles, vários recursos foram garantidos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) para facilitar a exposição e tornar o ambiente mais prazeroso para aprendizagem dos alunos que visitam o evento.
“As temáticas apresentadas envolvem todas as modalidades de ensino ofertados pela rede municipal”, esclarece Virgínia Ferreira, da Coordenadoria de Programas e Projetos Educacionais da Semed.
Simone Bastos Vilela, professora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), Rodrigues Alves, Lúcia de Mendonça Ribeiro, Quitéria Rodrigues e Lucineide Ferreira, do Cmei Hermé Miranda, tiveram seus trabalhos selecionados na sessão de Pôsteres finalistas para premiação do SBPC. Simone disse que o seu trabalho foi baseado na fala de uma criança.
“Como eles costumam explorar o ambiente, essa criança encontrou um gafanhoto rosa que veio grudado na minha calça. Daí surgiu o questionamento sobre a cor do gafanhoto. Na aula seguinte eu levei várias imagens de gafanhotos e alguns textos científicos que aguçaram ainda mais a curiosidade dos alunos. A partir daí desenvolvemos várias atividades, tendo como foco a brincadeira. Uma delas foi a competição com salto em distância onde as crianças puderam trabalhar com medições. Na literatura infantil eles construíram a letra de uma música e todo trabalho foi nessa linha do brincar”, ressaltou.
Sobre a participação de professores no SBPC, Simone defendeu a obrigação deles em divulgar seus trabalhos nos eventos. “Na educação infantil tem muitas pessoas fazendo trabalhos interessantes. Eu acredito que é no brincar e nas interações que as crianças se desenvolvem. Por isso, eu me sinto orgulhosa em estar representando a rede municipal”.
Nas redes sociais, os trabalhos dos professores também foram destaque. “Encho-me de orgulho das professoras que fazem acontecer esse movimento fantástico para e com as crianças da educação infantil de Maceió”, comentou Angelina Araújo, coordenadora de Educação Infantil da Semed.
Durante a exposição, vários temas estão sendo apresentados, entre eles, Educação Empreendedora – Nova Estratégia no EJAI Noturno, do professor Dílson Costa Neves, da Escola Silvestre Péricles; Perfil dos Estudantes do 2º Segmento da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, da Escola Municipal Frei Damião, pelo professor Adélson Gomes da Silva; Práticas significativas na Educação Infantil: Repertórios lúdicos; Educação Ambiental e Promoção da Saúde nas Escolas Municipais de Maceió: A Experiência do Projeto Escola Alerta; Jogos e Brincadeiras Tradicionais na Inclusão do Aluno com Deficiência; Progressão Parcial: Uma Reflexão à luz da Legislação Nacional; O Olhar Geracional e Social no Programa Brasil Alfabetizado; e Exames Especias em Componentes Curriculares do Ensino Médio.
João de Oliveira Filho – Ascom/Semed
Nenhum comentário:
Postar um comentário