quinta-feira, 26 de julho de 2018

Professores da rede municipal expõem trabalhos na SBPC

Uma infinidade de recursos didáticos estão sendo usados pelos professores da rede municipal de Educação de Maceió na 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece até sábado (28) no Campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Os professores estão participando do maior evento científico da América Latina. Com eles, vários recursos foram garantidos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) para facilitar a exposição e tornar o ambiente mais prazeroso para aprendizagem dos alunos que visitam o evento.
“As temáticas apresentadas envolvem todas as modalidades de ensino ofertados pela rede municipal”, esclarece Virgínia Ferreira, da Coordenadoria de Programas e Projetos Educacionais da Semed.
Simone Bastos Vilela, professora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), Rodrigues Alves, Lúcia de Mendonça Ribeiro, Quitéria Rodrigues e Lucineide Ferreira, do Cmei Hermé Miranda, tiveram seus trabalhos selecionados na sessão de Pôsteres finalistas para premiação do SBPC. Simone disse que o seu trabalho foi baseado na fala de uma criança.
“Como eles costumam explorar o ambiente, essa criança encontrou um gafanhoto rosa que veio grudado na minha calça. Daí surgiu o questionamento sobre a cor do gafanhoto. Na aula seguinte eu levei várias imagens de gafanhotos e alguns textos científicos que aguçaram ainda mais a curiosidade dos alunos. A partir daí desenvolvemos várias atividades, tendo como foco a brincadeira. Uma delas foi a competição com salto em distância onde as crianças puderam trabalhar com medições. Na literatura infantil eles construíram a letra de uma música e todo trabalho foi nessa linha do brincar”, ressaltou.
Sobre a participação de professores no SBPC, Simone defendeu a obrigação deles em divulgar seus trabalhos nos eventos. “Na educação infantil tem muitas pessoas fazendo trabalhos interessantes. Eu acredito que é no brincar e nas interações que as crianças se desenvolvem. Por isso, eu me sinto orgulhosa em estar representando a rede municipal”.
Nas redes sociais, os trabalhos dos professores também foram destaque. “Encho-me de orgulho das professoras que fazem acontecer esse movimento fantástico para e com as crianças da educação infantil de Maceió”, comentou Angelina Araújo, coordenadora de Educação Infantil da Semed.
Durante a exposição, vários temas estão sendo apresentados, entre eles, Educação Empreendedora – Nova Estratégia no EJAI Noturno, do professor Dílson Costa Neves, da Escola Silvestre Péricles; Perfil dos Estudantes do 2º Segmento da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, da Escola Municipal Frei Damião, pelo professor Adélson Gomes da Silva; Práticas significativas na Educação Infantil: Repertórios lúdicos; Educação Ambiental e Promoção da Saúde nas Escolas Municipais de Maceió: A Experiência do Projeto Escola Alerta; Jogos e Brincadeiras Tradicionais na Inclusão do Aluno com Deficiência; Progressão Parcial: Uma Reflexão à luz da Legislação Nacional; O Olhar Geracional e Social no Programa Brasil Alfabetizado; e Exames Especias em Componentes Curriculares do Ensino Médio.
João de Oliveira Filho – Ascom/Semed

Nenhum comentário: