quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Ana Dayse anuncia medidas iniciais para a Semed

Texto: Delane Barros
Fotos: Mauro Fabiani


A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, reuniu diretores das escolas municipais localizadas nas regiões administrativas 5 e 6 da capital, na manhã desta quarta-feira (9), no auditório da Semed, quando reafirmou seu compromisso em trabalhar para dotar a educação pública de Maceió de mais qualidade. No contato com as diretoras, a secretária anunciou que fará o remanejamento de professores que estão lotados na sede da secretaria para exercer atividades nas escolas, a regularização no contrato de terceirização de funcionários, bem como avaliar o número de prédios alugados para funcionar como escolas.

No contato com as diretoras das escolas, a secretária disse considerar as gestoras das unidades de ensino como aliadas para a execução das tarefas. “No ano passado tive seis momentos com o ministro da Educação e em todos eles, foi citado o caso de Alagoas, como sendo o ‘lanterninha’ da negatividade. Gente, nós fazemos a educação básica; essa é uma responsabilidade nossa. O levantamento do Ministério da Educação nos coloca como sendo o de maior índice de analfabetismo”, disse ela, em tom de alerta e de constrangimento.

Ana Dayse prometeu trabalhar para oferecer a todos os setores da Semed as condições de funcionamento. “Fui questionada quanto ao processo de matrículas, se seria informatizada. Ainda não. Estamos como num trem antigo, uma ‘maria-fumaça’, mas precisamos mudar essa realidade. Precisamos e vamos avançar”, prometeu ela. “Quando o prefeito Rui Palmeira (PSDB) me convidou para assumir a secretaria, ele me deixou clara a sua posição e determinação para eleger a educação como prioridade e isso foi o que me motivou”, acrescentou a secretária.


REIVINDICAÇÕES

Durante a reunião, as diretoras das unidades de ensino apresentaram reivindicações diversas. A principal delas se refere a carência de recursos humanos. É o caso da Paulo Bandeira. Conforme declarou a diretora Shirley Cardoso, a escola vem sendo procurada por alunos de três escolas próximas, todas localizadas no complexo Benedito Bentes, mas não pode atender. “Temos grande carência, tanto de pessoal administrativo quanto de professores”, disse.

O Caic José Maria de Melo não poderá abrir as portas para iniciar o ano letivo em fevereiro por dificuldade na estrutura física. Quem afirma é a diretora Juraci da Silva. “Trata-se de um prédio antigo, cheio de problemas. Fizemos o possível, mas agora não dá mais para esperar. Esse é outro grave problema nas escolas da rede”, alertou Juraci. Outra demanda apresentada pelas gestoras das unidades está no valor repassado para a merenda dos alunos. Fixada há cinco anos em R$ 0,45, o repasse é considerado irrisório pela diretora da escola Monsenhor Antônio Assunção, Cristina de Fátima. “A solução é o município aumentar a sua contrapartida”, sugeriu ela.

A secretária Ana Dayse informou que irá discutir o assunto para saber da viabilidade para atender a reivindicação. A secretária anunciou, ainda, que a forma de pagamento dos terceirizados, como ocorre atualmente, na modalidade indenizatória, está irregular. “Precisamos mudar isso e, para tanto, será necessário haver uma licitação”, antecipou, afirmando que irá abranger os trabalhadores de serviços gerais e auxiliar de sala. Ana Dayse antecipou que a medida não significa desemprego. “Vamos chamar a empresa vencedora da licitação e pedir para que aproveite os trabalhadores que já exercem suas atividades atualmente. E isso é possível porque nenhuma empresa desse setor tem um banco de trabalhadores. Nenhuma. Passamos por um processo idêntico quando era reitora da Ufal e sei como funciona”, concluiu.

URGÊNCIAS

Ainda durante o encontro com as diretoras, a secretária Ana Dayse informou que irá definir uma agenda específica para tratar das diversas demandas da Semed. De acordo com suas informações, as escolas municipais com problemas na prestação de contas dos recursos referentes a merenda serão chamadas nos próximos dias. Além disso, questões como infraestrutura das escolas, recursos humanos, modernização administrativa e a quantidade de prédios alugados são pontos urgentes que precisam ser discutidos logo nesse início de gestão.

O contato da secretária com os diretores de escolas prossegue ainda essa semana, quando haverá novo encontro com os representantes das unidades localizadas nas demais regiões administrativas de Maceió.


Nenhum comentário: