sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Conselho de Alimentação se reúne para buscar soluções na pendência na prestação de contas

Texto:Delane Barros
Fotos: Adriana Cirqueira


A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, reuniu o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), na manhã desta sexta-feira (18), com o objetivo de fortalecer a parceria entre o colegiado e a secretaria, com vistas a resolver pendências de escolas que apresentam problemas na prestação de contas da merenda escolar. No encontro, a secretária ressaltou a importância do Conselho como instrumento de fiscalização, tanto na aplicação dos recursos referentes à merenda escolar, quanto ao controle da qualidade do alimento oferecido às crianças.

Durante a reunião, Ana Dayse estabeleceu o prazo até a próxima terça-feira, dia 22, para a apresentação do relatório do CAE com relação a prestação de contas das escolas. “E esses documentos serão encaminhados ao Ministério da Educação para não interromper o repasse dos recursos por parte do governo federal para a compra de alimentos da merenda”, declarou a secretária.

Ainda na reunião, Ana Dayse reforçou seu objetivo em oferecer educação de qualidade. “Os dados oficiais indicam que nossa situação não é boa. A escola boa não é aquela que está simplesmente aberta ou a que oferece uma boa merenda, mas aquela que tem qualidade. Esse é meu desafio enquanto estiver à frente da educação de Maceió”, afirmou ela.

Texto: Delane Barros

O presidente do CAE, Jaílton Lira, reivindicou melhorias para o funcionamento do colegiado, a exemplo da reestruturação física do local e que o órgão seja reconhecido como parceiro da secretária. Para ele, em alguns momentos o conselho é visto como inimigo da figura do secretário, devido ao seu papel fiscalizador. “Sei qual o papel do conselho e o reconheço como parceiro e não inimigo da gestão”, encerrou Ana Dayse.
Após o encontro, a secretária também recebeu uma visita de cortesia do deputado Judson Cabral (PT), presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (ALE). “Venho trazer meu apoio à secretária e trocar ideias”, explicou Cabral.

Nenhum comentário: