terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Nova gestora da Semed tem seu primeiro contato com os diretores escolares

Fotos: Adriana Cirqueira
Representantes de 50 Unidades Escolares (UE) das regiões administrativas 1, 4 e 7 participaram, na manhã desta terça-feira (8), da primeira reunião entre a nova equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação e os diretores escolares, cujo objetivo foi apresentar a equipe e as diretrizes trazidas para o aprimoramento da educação municipal na gestão do prefeito Rui Palmeira.

Para a secretária municipal de educação, Ana Dayse Dorea, a missão de gerir a educação no município de Maceió vem acompanhada de um grande desafio: ajudar a mudar nossa imagem negativa no cenário nacional. “Alagoas é sempre exemplo negativo no quesito educação. 35% de nossas crianças não conseguem ser alfabetizadas até os 8 anos de idade. Precisamos trabalhar conjuntamente para mudar essa realidade”, afirma Ana Dayse.

A Diretora Geral de Ensino (Digen) Sônia Moraes, pontua este momento como fundamental para se iniciar o trabalho com o apoio das UEs. “Para que e educação aconteça realmente, as escolas, que estão na ponta do sistema, precisam conhecer as diretrizes para a educação no município e seguir as normas estabelecidas”, analisa. Segundo Sônia, apesar das escolas terem autonomia elas não são soberanas, e apenas o trabalho sintonizado entre todo o sistema pode levar aos resultados esperados.

Ana Dayse explanou ainda sobre a responsabilidade do município com a educação infantil e os desafios da educação como um todo na rede: da alfabetização da criança à formação de professores. De acordo com a secretária, para que as mudanças ocorram conforme o planejado, a hierarquia funcional precisa ser seguida, pois um trabalho bem feito só pode ser realizado dentro da legalidade.

Ana Amélia Vilela, diretora da Escola Manoel Pedro, espera com otimismo o desenrolar da nova administração. “Precisamos dar encaminhamentos aos problemas da rede e aos específicos das escolas para atender as necessidades de todos. Acredito na parceria escola/Semed para isso”, afirmou a diretora desejando sucesso para a secretária.

Como este primeiro contato não foi para a discussão dos problemas específicos de cada escola, Ana Dayse adiantou que está preparando uma agenda semanal para tratar disso e, em breve, os gestores serão chamados para conversar e trazer suas demandas para a secretaria.

Participaram também da reunião a Chefe de Gabinete, Maria José Menezes Messias e a diretora de Gerenciamento Escolar (DGE), Maria José Pereira. No decorrer da semana serão realizadas mais duas reuniões para contemplar toda a rede.

Nenhum comentário: