quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Professores das redes públicas tem oportunidade de formação superior gratuita


Texto: Adriana Cirqueira
A Diretoria de Gerenciamento de Ensino (Digen) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), comunica que a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) está com as inscrições abertas para o vestibular 2013 da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com 560 (quinhetos e sessenta) vagas para candidatos do Programa de Formação Continuada de Professores da Educação Básica Pública inscritos na Plataforma Freire. 

O vestibular da Universidade Aberta do Brasil da UFAL para cursos de graduação à distância oferece 900 (novecentas) vagas, divididas para demanda da Plataforma Paulo Freire e Demanda Social (aberta a comunidade), distribuídas para os cursos de Sistemas de Informação, Física Licenciatura, Letras Espanhol, Ciências Sociais, Pedagogia e Geografia. Os interessados poderão se inscrever até o dia 13 de fevereiro, pelo site www.copeve.ufal.br. Será exigida a comprovação do ensino médio e uma taxa de inscrição no valor de R$ 50,00. As provas estão previstas para o dia 17 de março e os resultados para o dia 17 de abril.

Das vagas oferecidas, 600 (seiscentas são para o primeiro semestre e 300 (trezentas) para o segundo semestre. Os municípios contemplados no processo seletivo são: Maceió, Arapiraca, Maragogi, Olho Dágua das Flores, Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios. Para saber mais sobre os cursos e seus respectivos pólos, o interessado deve ler o edital. 

A Universidade Aberta do Brasil (UAB), criada em 2005, é um projeto construído pelo Ministério da Educação em parceria com os Estados, Municípios e Universidades Públicas de Ensino Superior para oferta de cursos de Graduação, Pós Graduação e de Extensão Universitária visando ampliar o número de vagas da educação superior para a sociedade, promover a formação inicial e continuada para os profissionais do magistério e para os profissionais da administração pública. Todos os cursos são válidos e reconhecidos pelo MEC.

Os cursos são na modalidade a distância, semi presenciais. Assim, existem momentos em que os alunos devem necessariamente comparecer ao pólo para participarem das aulas presenciais ou através do sistema de vídeo conferência com comunicação em tempo real, grupos de estudos para resolução de exercícios e tarefas, realização de provas, sendo que todas as atividades são acompanhadas por professores tutores especialistas em cada área de atuação. O estados e os múnicípios devem disponibilizar e dotar os pólos presenciais de bibliotecas, laboratórios pedagógicos e de informática, tutores presenciais para atendimento e sala para videoconferência.

Matrícula

Além de uma foto 3x4, os documentos necessários para matrícula (originais e duas fotocópias para serem autenticadas no ato), são: 
1. Documento Oficial de Identidade;
2. CPF;
3. Título de Eleitor;
4. Comprovante de votação na última eleição;
5. Documento comprobatório de estar em dia com as obrigações militares, caso seja candidato do sexo masculino com mais de 18 anos;
6. Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Diploma de Curso Superior devidamente registrado;
7. Para candidatos do Programa de Formação Continuada de Professores da Educação Básica Pública inscrito na Plataforma Freire, será exigido cópia autenticada do Contra-Cheque ou Declaração, expedida pela Secretaria Estadual de Educação ou Secretarias Municipal de Educação, indicando que o candidato é professor.

O conteúdo programático das provas e demais informações podem ser obtidas no edital, disponível em http://www.copeve.ufal.br/index.php?opcao=concurso&idConcurso=163


Um comentário:

Professora Vanda disse...

Muito bom poder estudar de graça na Ufal. Pena que são poucos cursos. Tb deveria ter posgraduação para os professores terem aumento nos salários.