sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Semed reúne diretores para construção de semana pedagógica

Texto:Janaina Farias
Foto: Mauro Fabiani


Os departamentos de Diretoria Geral de Ensino (Digen) e de Gerenciamento Escolar (DGE) da secretaria municipal de Educação (Semed) reuniu diretores e coordenadores pedagógicos para sua primeira reunião de 2013, nesta quinta-feira (24), no auditório Professor Paulo Freire. O objetivo da reunião foi apresentar a portaria de nº06 de janeiro de 2013 que trata da semana pedagógica prevista para acontecer entre os dias 28 de janeiro a 1º de fevereiro conforme o calendário escolar.

Na oportunidade, também foi entregue a agenda pedagógica 2013, que contém informações e orientações acerca de uma pauta unificada para a rede municipal de ensino. A agenda traz um roteiro que estabelece atividades, ações e temas a serem abordados pelas escolas durante o ano letivo. Para a construção da semana pedagógica os educadores receberam orientações em diferentes níveis e modalidade de ensino, a exemplo do planejamento da educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos (EJA).

Foram sugeridos temas comuns a todas as unidades de ensino como por exemplo, o índice da educação básica (Ideb), distorção de idade série, alunos faltosos, avaliação, planejamento, projeto politico pedagógico e regimento escolar. E outros temas apresentados pela Digen como educação ambiental, diversidade e educação inclusiva.

Na reunião ficou acordado que cada escola deve organizar sua semana pedagógica, durante o período estabelecido, principalmente aquelas que concluíram o ano letivo de dezembro de 2012 . “Para isso, elas terão cinco dias para estudar e planejar”, frisa a diretora geral de ensino, Sônia Moraes. E para aquelas que ainda não concluíram o ano letivo de 2012, sua semana pedagógica deverá acontecer na primeira semana pós-férias considerando as orientações da agenda pedagógica 2013.

As escolas terão até o dia 08 de fevereiro para entregarem esse planejamento à diretoria Geral de Ensino. Durante toda a semana técnicos da Digen e DGE estarão visitando as unidades escolares para assegurar a construção coletiva da proposta pedagogia.

A diretora Geral de Ensino, Sônia Moraes, argumenta que é de extrema importância que as escolas iniciem o ano letivo de forma já organizada, para o seu bom funcionamento é fundamental o planejamento. Dessa forma, o professor pode optar pelo caminho mais adequado para alcançar seus objetivos”, ressalta a diretora que destacou a presença dos educadores na reunião onde demostraram credibilidade à equipe, bem como a vontade de reorganizar a rede municipal de ensino para os próximos anos.

Nenhum comentário: