A educação integral deve contemplar as dimensões do desenvolvimento da criança e para isso é preciso pensar projetos pedagógicos, promover formação de seus agentes, infraestrutura e meios para sua implantação. Nessa perspectiva e sob a orientação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Comitê intersetorial de educação integral vai reunir, nesta quarta-feira (06), os projetos para escolas recém-reformadas na modalidade de educação integral. O encontro acontece na biblioteca Carlos Moliterno na Secretaria de Educação (Semed), a partir das 14 horas.
De acordo com a consultora do Pnud, Paola Barbieri, os projetos estão sendo formatados e possivelmente serão apresentados ao Comitê no encontro de maio. “Em nossa reunião vamos conhecer com mais detalhes o perfil de cada escola de Educação Integral e como o Programa Mais Educação está sendo desenvolvido em cada uma delas”, esclareceu.
A consultora disse também que os projetos têm como objetivo contribuir para ampliar os tempos e os espaços de formação das crianças, adolescentes e jovens na perspectiva de que o acesso à educação pública seja complementado pelos processos de permanência e aprendizagem. “Os projetos elaborados envolve vários setores da Secretaria, entre eles o Centro de Apoio Integrado à Criança e ao Adolescente (Caica), o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Diversidade Étnico Racial (Neder), o setor de Educação Ambiental, Tecnologia Educacional, Coordenação de Alimentação Escolar (Cane), o setor de Arte e Cultura, Apoio Social, Comunicação e o Programa Mais Educação”, reforçou Paola.
A orientação da Secretaria de educação, segundo a coordenadora do Programa Mais educação, Edleuza Macial é que todas as grandes escolas já reformadas atendam na modalidade de tempo integral, ainda nesse primeiro semestre. “”Isso significa que as Escolas Rui Palmeira, Jaime de Altavilla, Pedro Barbosa, Marcos Soriano e Elizabeth Anne Lira, que foram recentemente reformadas, atendam ainda este ano na modalidade de tempo integral”, garantiu.
João de Oliveira/ Ascom Semed
Nenhum comentário:
Postar um comentário