terça-feira, 26 de abril de 2016

Semed dará início às atividades do Projeto na NutriAção na Escola



A promoção da alimentação saudável na comunidade escolar – no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Saúde na Escola (PSE) -, é um dos principais objetivos do Projeto NutriAção na Escola. Ele será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar (Cane), em todas as unidades escolares da rede municipal.
O projeto busca promover a educação nutricional e alimentar nas escolas, além de avaliar e estimular as boas práticas escolares no que diz respeito a manipulação dos alimentos, desde sua chegada na escola até o momento de servir aos alunos, observando o que rege os princípios, diretrizes e legislação pertinentes à alimentação escolar.
Através de visitas às escolas, onde serão realizadas formações com os gestores e merendeiros, avaliação nutricional dos alunos e avaliação higiênica e sanitária do ambiente, os colaboradores da Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar (Cane) farão um diagnóstico de cada unidade escolar e, a partir dele, será elaborado um plano de ação para a correção das escolas que não estiverem em conformidade com as diretrizes estabelecidas.
De acordo com a colaboradora do Cane, Marianna Freire, a primeira visita ocorrerá na próxima sexta-feira (29) quando serão visitadas dez escolas da região administrativa 7, na parte alta da cidade. As demais escolas e regiões entrarão no cronograma logo em seguida. “As nossas idas às escolas serão de grande valia, pois poderemos analisar se há o cumprimento do cardápio escolar que é distribuído e ao mesmo tempo podemos reforçar a importância de oferecer uma alimentação diversificada aos alunos, rica em nutrientes e minerais”, explica a colaboradora.
Para Marianna o monitoramento é essencial, pois buscar atender as crianças e contribuir significativamente para o seu desenvolvimento em todos os aspectos. “Uma alimentação saudável favorece no desenvolvimento físico e intelectual da criança e isso auxilia diretamente no rendimento escolar”, completa Marianna.
Ascom Semed/ Amanda Bezerra- Estagiária

Nenhum comentário: