quarta-feira, 6 de abril de 2016

Rui Palmeira lança projeto Turismo do Saber



Lançamento do Projeto Turismo do Saber
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
Cerca de 480 alunos da Rede Municipal de Ensino de Maceió vão participar de uma iniciativa da Prefeitura de Maceió que alia turismo, inclusão social e econômica. O projeto Turismo do Saber foi lançado nesta quarta-feira (06) pelo prefeito Rui Palmeira em seu gabinete e as atividades já iniciam neste mês de abril.

Para o prefeito, a iniciativa é uma questão de cidadania e integração. “Estamos unindo secretarias e parceiros importantes para esta ação. Esta parceria que lançamos no dia de hoje perpassa belezas naturais, cultura, meio ambiente e sabemos que será um sucesso”, enfatizou Rui.
Rui Palmeira – Prefeito de Maceió
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

“Inicialmente, alunos de oito escolas terão noção do que é o turismo unindo teoria e prática. Acreditamos que estamos plantando uma semente que será valiosa na formação das crianças participantes e, no futuro, quem sabe, elas poderão empreender e, certamente, fortalecer um setor que gera riqueza para a nossa cidade que é o turismo”, considerou o prefeito.
A ação integrada é conduzida pela Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur) e conta com a participação das secretaria municipais de Educação (Semed), de Assistência Social (Semas) e de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma). O município também conta com os parceiros da iniciativa privada, como o Serviço Social do Comércio (Sesc), Faculdade Estácio FAL e Luck Receptivo.
Jair Galvão – Secretário de Turismo
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
Jair Galvão, secretário municipal de Promoção do Turismo, considera que a base do turismo está na apropriação desta atividade pela sua comunidade e que o projeto se volta para a geração que, futuramente, irá desenvolver o setor. “Estamos felizes e ansiosos com este projeto. Inicialmente, o Turismo do Saber vai trabalhar com alunos do 5º ano do ensino fundamental. A ação em cada escola vai iniciar com aula teórica com um conteúdo programático bem didático explicando o que é o turismo, como ele funciona e quais os atrativos turísticos. A segunda etapa será a visita técnica a empreendimentos e espaços do ponto de vista do turismo”, disse.

Cléa Costa – Gerente de Divisão Saúde e Lazer do SESC
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió.

A gerente de divisão de Saúde e Lazer do Sesc, Cléa Costa, declarou que o Sesc tem o comerciário como público preferencial, mas não se exime de colaborar com a sociedade como um todo. “O Sesc chega aos seus 70 anos de existência se transformando e colaborando com a transformação da comunidade. O turismo social trabalha a cultura, a educação e tem uma estratégia de formação dos indivíduos, neste caso, as crianças. Entendemos que é nesta fase da vida que os valores são formados”, enfatizou a gerente.
Turismo do Saber
O projeto tem como objetivo despertar a oportunidade de inclusão social e econômica através do turismo. Na primeira fase do projeto, que se estende de abril a dezembro, serão atendidos cerca de 480 alunos de oito escolas nos bairros Pontal, Trapiche da Barra, Vergel do Lago, Cambona, Ponta Verde, Cruz das Almas, Ipioca e Bebedouro. A primeira unidade de ensino será a Escola Municipal Silvestre Péricles, do Pontal da Barra.
Como parte prática, os estudantes visitarão atrativos turísticos, tendo como roteiro a orla de Ponta Verde, com as esculturas de Graciliano Ramos e Aurélio Buarque e o totem Eu Amo Maceió, sempre acompanhados por um guia profissional da Luck Receptivo, empresa parceira do projeto. Após o passeio na orla, os alunos visitam o Parque Municipal, onde serão recebidos com um lanche e apresentados aos atrativos do local, acompanhados por um guia da unidade de preservação.
Ao fim da visita, as crianças participarão de um concurso com o tema Eu amo Maceió. Os vencedores de cada escola concorrerão a prêmios em festa de encerramento do projeto, prevista para o mês de dezembro.
Educação e Assistência Social
Ana Dayse – Secretária de Educação
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Ana Dayse Dórea, secretária municipal de Educação, destaca que é uma oportunidade rica para as crianças, que vão começar a entender a cidade pelo lado do turismo. “Tudo isso vai enriquecer a formação cidadã dessas crianças. Os ônibus escolares entregues recentemente pela Prefeitura também atenderão essa iniciativa. Além de transportar os alunos para as escolas, os veículos atuarão nessa área de formação com esta finalidade”, disse.
A Secretaria Municipal de Assistência Social também integra o projeto. “Considerando que os estudantes também são usuários da Assistência Social, cabe à Semas acompanhar e participar da iniciativa”, pontuou a gestora da pasta, Celiany Rocha. Para ela, a inclusão social é um ponto extremamente relevante no Turismo do Saber. “O conhecimento é a porta de entrada para qualquer realização”, acrescentou Celiany.
Meio Ambiente
Antonio Moura – Secretário de Meio Ambiente
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
O secretário Antonio Moura, da Sempma, comentou a integração entre os órgãos da Prefeitura para a realização do projeto.“Estamos atuando de forma integrada. As secretarias envolvidas, dentro de suas respectivas competências, estão voltadas para as crianças. No âmbito da Sempma, elas irão até o Parque Municipal. O Turismo do Saber vai permitir que as crianças compartilhem e conheçam melhor o Parque, um atrativo diferenciado que a cidade de Maceió possui”, frisou.

“Além da sensibilização turística, será um momento para trabalhar a educação ambiental e o sentimento de pertencimento nesses quase 480 pequenos maceioenses”, complementou Fábio Palmeira, coordenador do Parque Municipal.
Fernanda Calheiros/ Secom Maceió

Nenhum comentário: