quarta-feira, 27 de abril de 2016

Guarda faz escola apresenta peça teatral na Ufal



Na tarde desta quarta-feira (27), o espaço cultural da Ufal foi palco do 1º colóquio do laboratório de teatro de animação (L.A.T.A) apresentado pelos alunos da escola municipal Brandão Lima. A exibição é resultado da oficina: transitando com segurança, um exemplo de humanização, que integra o projeto Guarda Faz Escola, idealizado pela Guarda Municipal de Maceió e desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e outras secretarias desde 2015.
Na oportunidade, a criançada exibiu talento com seus bonecos e máscaras coloridas, confeccionados por eles durante as oficinas. De forma lúdica e criativa, criaram um teatro com diálogos educativos sobre como agir nas situações cotidianas do trânsito. As atividades do Guarda Faz Escola são multidisciplinares e têm como propósito trabalhar com os estudantes a questão da instrução, prevenção e humanização no trânsito, além de temas relacionados, assim como preservação do meio ambiente, noções de direitos e deveres, cidadania e saúde.

Para Cecília Tenório, técnica do Departamento de Programas Especiais da Semed, o trabalho é de suma importância, pois engloba temáticas que integram o currículo escolar. “Nós abordamos estes temas de maneira lúdica, com uma linguagem adequada ao público infantil. Nosso intuito é de que o projeto caminhe lado a lado com as atividades da escola, o que possibilita uma troca de conhecimentos”, considerou.⁠
No caso das crianças do Brandão Lima, a oficina teve duração de oito meses. Neste período, eles tiveram encontros semanais, realizados na própria escola com o professor de teatro e parceiro do projeto, Pierre de Almeida, que conduziu a garotada nessa iniciativa. Em dezembro do ano passado, as seis escolas participantes do projeto socializaram seus trabalhos desenvolvidos em sala de aula em um evento aberto no Ginásio Tenente Madalena, no bairro da Cambona.

Para este ano, a Semed pretende ampliar a abrangência do Guarda faz Escola e firmar novas parcerias. A professora Drª Ana Maria de Abreu Amaral, da Universidade de São Paulo (USP), também foi convidada para prestigiar a apresentação dos pequenos cidadãos. No dia 11 de maio, será a vez dos alunos da escola municipal Bonifácio Silveira participarem das ações do projeto.
Thiago Guimarães (estagiário ) / Ascom Semed

Nenhum comentário: