quinta-feira, 28 de abril de 2016

Música fará parte de currículo escolar da rede municipal


Foto: João de Oliveira Filho
Aprender brincando é uma das formas mais eficientes de estimular as crianças a tomar gosto pelo estudo, além de auxiliar na fixação do conteúdo lecionado. Consciente disso, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) adquiriu os materiais do “Projeto Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada” que beneficiará todas as escolas da rede que atendem a primeira fase do ensino fundamental (1º ao 5º ano).
Nesta terça-feira (26) ocorreu o primeiro encontro de formação com professores e gestores representantes das escolas municipais. A primeira atividade teve o objetivo de aproximar os representantes das escolas ao projeto, dando a oportunidade de aprender e refletir sobre música como um fator integrador dentro da sala de aula, além do oferecer o suporte necessário para planejar e construir espaços e momentos de socialização da prática musical na rotina escolar.
Simone Souza, contadora de histórias e técnica do Departamento de Ensino Fundamental, vê o projeto como um elo interdisciplinar que dá assistência aos professores no ensino às crianças. “Todo o material tem uma abordagem cultural ampliada. Nas músicas é perceptível o ensinamento de ciências, matemática, língua portuguesa, história, além da cultura indígena e afro-brasileira. Para as crianças é a oportunidade de aprender brincando, aprender além do espaço da sala de aula, seja no pátio da escola ou até mesmo em casa com seus pais. Parabenizo nossa secretária, Ana Dayse, por ter a sensibilidade de enxergar a importância de adquirir um material de qualidade como este, que, com certeza, renderá bons frutos para a educação pública de Maceió”. Ressalta Simone.
Sobre o Projeto
O “Projeto Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada” é um programa de ensino de música para crianças que visa contribuir para a construção de um trabalho de educação musical a ser realizado nas escolas. Elaborado com base na parceria da Editora Melhoramentos com o grupo Palavra Cantada, o projeto é destinado à rede pública de ensino, da educação infantil aos anos iniciais do ensino fundamental, e surgiu com a intenção de contribuir para a necessidade de as escolas brasileiras se adequarem às exigências da Lei n. 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que torna obrigatório o ensino de música.
Por meio de ações formativas presenciais e a distância apoiadas por kits com livros, CDs e DVDs para alunos e professores, o projeto proporciona aos participantes uma experiência musical lúdica e uma aproximação da linguagem musical, de forma que se sintam seguros para realizar as brincadeiras musicais com seus alunos e se mostrem instigados a ampliar essa experiência com a construção de um ambiente musical na escola.

Amanda Bezerra (estagiária) / Ascom Semed

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