quinta-feira, 28 de abril de 2016

Maceió pactua novo ciclo pela Educação na Idade Certa





A secretária municipal de Educação de Maceió, Ana Dayse Dorea, participou nesta quinta-feira (28), do lançamento do novo ciclo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O programa visa garantir que o ensino-aprendizagem seja efetivo nas escolas e alcance todas as crianças em fase de alfabetização até oito anos de idade.
Participaram da solenidade o secretários municipais; o secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa; o vice-reitor da Ufal, prof José Vieira; coordenadores regionais e locais; além de diretores, professores, pesquisadores da área na esfera estadual e municipal.
Cerca de 100 pessoas prestigiaram o lançamento desse novo ciclo que tem como foco a as regiões Norte e Nordeste. A escolha delas foi baseada nos resultados da última Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA).
De acordo com a secretária Ana Dayse, Maceió está totalmente engajada com o Pnaic e aguardava a retomada do programa. “Está na meta 5, do Plano Nacional de Educação (PNE), e também na meta no Plano Municipal, aprovado em 2015. Como a educação básica é um dever do município, é nossa a tarefa de alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do ensino fundamental. Já sabemos, dada a uma pesquisa recente que fizemos em parceria com o IPC, sobre analfabetismo, que Maceió tem tido a capacidade de alfabetizar, mas desejamos ir além”, reforçou a gestora da educação de Maceió.
De acordo com o secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, o Pnaic quando agrega outros programas consegue mais envolvimento e oportuniza uma jornada ampliada, com mais possibilidade de corrigir as distorções. “Maceió tem uma grande responsabilidade no processo de alfabetização, principalmente por atender as crianças na faixa etária até 8 anos. Sua participação no programa é relevante pela proporcionalidade e a efetividade das ações que estão sendo realizadas. Alem disso, pelo próprio perfil da secretária Ana Dayse, uma gestora que se envolve e traz resultados”, afirmou.
Para o vice-reitor da Ufal, professor José Viera, a educação é o caminho para o desenvolvimento do país. “A alfabetização é uma forma de se pensar o Brasil e no desenvolvimento humano. Não há educação sem liberdade de pensamento, sem ampliar horizonte”.
Nesse novo ciclo, o Pnaic deve atuar em três eixos que visam reduzir os níveis de analfabetismo e baixo letramento das duas regiões. O primeiro eixo prevê o fortalecimento das estruturas de gestão em nível regional. A formação continuada de professores é o segundo eixo de atuação do novo ciclo do Pnaic. O terceiro quer promover a valorização e o reconhecimento de escolas e profissionais mais empenhados com a evolução da alfabetização.
CONTEXTO MACEIÓ
A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) assumiu o compromisso com o Pnaic já no primeiro na da gestão – 2013. O pacto trabalha com materiais didáticos e avaliação permanente, além de gestão e mobilização. O ano de 2013 foi destinado a língua portuguesa e os de 2014/2015 foram destinado aos estudos em matemática.
Ainda em 2014, a Semed articulou o primeiro grande encontro de formação, sendo realizado no Centro de Convenções, com o tema ‘Letramento e Numeramento: Direito de aprender, compromisso de ensinar’, para a equipe de professores e coordenadores pedagógicos envolvidos do Pacto, visando melhorar a qualidade do ensino público e o desempenho dos alunos dos anos iniciais – 1º ao 3º ano – no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
No final de 2014, Maceió teve como principal diferencial a parceria estabelecida com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Foram formados mais de 750 professores e coordenadores, em 5 pólos, envolvidos com o PNAIC.
Ascom Semed

Nenhum comentário: