quarta-feira, 4 de maio de 2016

Alunos do Projovem participam de evento sobre qualificação profissional


Em uma noite de muita celebração, cerca de 500 alunos do 1º ao 9º ano, do Projovem, participaram do evento de culminância dos Arcos de qualificação profissional em Turismo e Hospitalidade, Administração e Telemática, nessa terça-feira (03). A cerimônia aconteceu no auditório do Hotel Best Western e contou com a apresentação do grupo teatral Trupeduque, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e palestra sobre empreendedorismo e vendas com Fabiano Duarte.





Solange Gouveia, coordenadora do Projovem na Semed, disse que esse momento é ímpar para os alunos que fazem parte do Programa. “Os alunos do Projovem vivem em áreas de grande vulnerabilidade social. Momentos como esse agregam bastante ao conhecimento de mundo que eles têm. São ações que tiram eles da rotina que têm em suas comunidades”, afirmou.

A abertura do evento ficou por conta do Trupeduque. Na ocasião, os atores fizeram uma apresentação cheia de interação com o público falando sobre como fazer o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti transmissor da zika, chikungunya e dengue.

Segundo José Bruno, estudante da Escola Pio X, participar do evento serviu como aprendizado e experiência. “Ter feito o Arco de Turismo e Hospitalidade me deu experiência de trabalho na área que eu quero ingressar no mercado de trabalho”, ressaltou o estudante.

Após a conclusão dos arcos profissionais oferecidos pelo programa, os alunos recebem a certificação de qualificação profissional inicial. Com isso, o estudante pode atuar profissionalmente na área em que se profissionalizou. A recepção do evento foi feita por alunos que participaram do arco de Turismo e Hospitalidade.


Professora de Ciências Humanas das Escolas Paulo Bandeira e Denisson Menezes, Alcimara Albuquerque colocou que esse é um momento único na vida dos alunos que estão em fase de decisão profissional. “É através dos arcos que os alunos adquirem experiência profissional e também vão saber com o que querem trabalhar”, frisou.

Para Fabiano Duarte, palestrante e ex-professor do Projovem, os alunos são carentes de informações sobre empreendedorismo, vendas e atendimento. “A proposta da palestra de hoje é aproximar os estudantes para a situação atual do mercado, mas voltado para a realidade deles, usando exemplos que estão no cotidiano de cada um”, destacou.


Erick Nogueira/ Ascom Semed


Nenhum comentário: