quinta-feira, 19 de maio de 2016

Escola Frei Damião discute combate ao abuso sexual



Esta quinta-feira (19) foi de muita informação na Escola Municipal Frei Damião. Os alunos participaram de atividades lúdicas, contações de histórias e leituras na Estação Saber – Biblioteca Volante da Secretaria Municipal de Educação (Semed) contra o abuso sexual de crianças e adolescentes. Pais e professores assistiram a uma palestra esclarecedora com a juíza Marina Gurgel sobre o tema.


Para Ticyane Bentes, coordenadora do Centro de Apoio Integrado à Criança e ao Adolescente (Caica), o evento tem o objetivo de informar toda a comunidade. “Com essa ação buscamos prestar esclarecimentos para toda os pais, alunos e professores. Desta forma, caso aconteça uma situação de abuso eles saberão conduzir da maneira correta”, ressalta Bentes.
O pontapé inicial do evento foi dado pela contadora de histórias da Semed, Meire Deise, que fez uma narrativa do livro “Segredo Segredíssimo”. Ele conta a história de Adriana, uma menina triste que tem um segredo, mas que recebe um conselho de sua amiga Alice e sua vida muda para melhor.

O diretor da unidade, Ernande Bezerra Sandes, ressalta que o evento é muito importante para conscientização de todos os envolvidos. “Esse momento é para conscientizar, não só as crianças, mas aos pais e professores também. Crianças e adolescentes precisam ser protegidos contra qualquer tipo de abuso, então é de grande relevância que os pais estejam aqui para que fiquem atentos e possam evitar qualquer isso aconteça”, salienta Ernande.
Em seguida, os alunos apresentaram os trabalhos que desenvolveram durante o período em que a temática foi abordada em sala de aula. Foram cartazes, desenhos, além da apresentação musical das turmas do 5º ano que interpretaram as canções “Faz um Milagre em Mim” e “O Tesourinho”.
Para Cristina Rezende, diretora da Biblioteca da Semed, a importância da ludicidade se dá pela fácil memorização e pelo interesse que gera na criança pelo assunto. “A informação deve ser passada para as crianças através de histórias que incentivem a leitura e o conhecimento sobre um assunto tão delicado”, completa Rezende.
Após as solenidades, os alunos partiram para as atividades no quadro de erros e acertos, tapete lúdico e na pescaria. Todas as ações abordaram a temática contra o abuso sexual contra crianças e adolescentes e são baseadas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
“Nós temos que ser protegidos. Temos direito a brincar, estudar e de ser livre e nossas mães precisam nos proteger, por isso que elas também estão participando desse evento hoje”, conclui a aluna do 4º ano, Layanne do Nascimento.
Isabele Carolina, mãe de Júlio César, aluno do 1º ano, acredita que conscientização deve ser ampliada para todos os que cercam as crianças. “Os alunos precisam saber o que é o abuso sexual para que conversem com os pais em caso de qualquer situação que fuja da normalidade. Isso seja com ele ou com algum amigo”, explica Isabele.
Erick Nogueira – Ascom Semed

Nenhum comentário: