quinta-feira, 26 de maio de 2016

Estudantes participam do Projeto Turismo do Saber


Visita ao Parque Municipal durante vivência do Projeto Turismo do Saber.
Foto: Maurine Toussaint
A nova edição do projeto do Turismo do Saber beneficiou 75 crianças da Escola Claudinete Batista, localizada no Trapiche, nesta semana. O projeto da Secretaria de Promoção do Turismo de Maceió oferece uma experiência de imersão nos atrativos naturais da praias e parque da cidade, com uma aula especial sobre o potencial turístico da capital e um city tour guiado para crianças das escolas públicas.
De acordo com o secretário de turismo de Maceió, Jair Galvão, o projeto tem como objetivo estimular o interesse das crianças pelas atividades ligadas ao turismo e todas as oportunidades de desenvolvimento que a atividade traz para os moradores da capital. “Embora os alunos sejam ainda muito jovens, nós acreditamos que essa é uma aposta no futuro do nosso turismo”, explicou. 
Dia de aula sobre potencial turístico de Maceió na Escola Claudinete Batista
Após um dia de sensibilização teórica, na quarta-feira (24), as crianças participaram hoje  de um city tour para entender, na prática, como funcionam as operações turísticas da cidade. O roteiro inclui alguns pontos estratégicos da capital, como a orla da Ponta Verde, as esculturas da praia, o totem “Eu Amo Maceió” e o Parque Municipal, onde todos participam de uma trilha ecológica e recebem lanche.
Crianças participam do concurso cultural “Eu amo Maceió”
“É uma estratégia de aumentar a auto-estima das crianças e motivar neles o amor por essa cidade, que é o sonho de viagem de tantos turistas brasileiros, mas que muitas vezes não é valorizada pelos próprios moradores. E nós acreditamos muito no potencial de gerar desenvolvimento ambiental, social e cultural do turismo”, reforçou Jair.
O estudante Ítalo Gomes, de 11 anos, disse que o principal aprendizado da aula de turismo foi “o repeito à natureza e a importância de cuidar das praias da sua cidade”. Segundo ele, que nunca tinha visitado o Parque Municipal, durante o city tour, a experiência mais emocionante foi conhecer um bicho preguiça, um símbolo da unidade de conservação.
As visitas tiveram acompanhamento de guias da Luck Receptivos. Na primeira fase – de abril a dezembro de 2016 – serão 480 alunos beneficiados em oito escolas de diferentes bairros da cidade.
Transfer com receptivo local para atrativos turísticos da cidade
durante dia de vivências com alunos do Trapiche
Depois do lanche no parque, os alunos foram convidados a participar de um concurso cultural com o tema “Eu Amo Maceió”, concorrendo a prêmios que serão distribuídos no encerramento do projeto, em dezembro.
A coordenadora do projeto, Ana Corado, explica que a ideia é que, durante os dois dias, os estudantes tenham contato não somente com os atrativos da capital, mas também com conceitos essenciais do segmento e conheçam algumas atribuições da Secretaria de Turismo e ainda profissões ligadas à atividade.
São parceiros do projeto a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), o Parque Shopping, a Luck Receptivos, o Sesc Alagoas, a Faculdade Estácio/FAL e a rede de Cinema Cinesystem.
Ascom Semptur

Nenhum comentário: