Visita ao Parque Municipal durante vivência do Projeto Turismo do Saber. Foto: Maurine Toussaint |
A nova edição do projeto do Turismo do Saber beneficiou 75 crianças da Escola Claudinete Batista, localizada no Trapiche, nesta semana. O projeto da Secretaria de Promoção do Turismo de Maceió oferece uma experiência de imersão nos atrativos naturais da praias e parque da cidade, com uma aula especial sobre o potencial turístico da capital e um city tour guiado para crianças das escolas públicas.
De acordo com o secretário de turismo de Maceió, Jair Galvão, o projeto tem como objetivo estimular o interesse das crianças pelas atividades ligadas ao turismo e todas as oportunidades de desenvolvimento que a atividade traz para os moradores da capital. “Embora os alunos sejam ainda muito jovens, nós acreditamos que essa é uma aposta no futuro do nosso turismo”, explicou.
Dia de aula sobre potencial turístico de Maceió na Escola Claudinete Batista |
Após um dia de sensibilização teórica, na quarta-feira (24), as crianças participaram hoje de um city tour para entender, na prática, como funcionam as operações turísticas da cidade. O roteiro inclui alguns pontos estratégicos da capital, como a orla da Ponta Verde, as esculturas da praia, o totem “Eu Amo Maceió” e o Parque Municipal, onde todos participam de uma trilha ecológica e recebem lanche.
Crianças participam do concurso cultural “Eu amo Maceió” |
“É uma estratégia de aumentar a auto-estima das crianças e motivar neles o amor por essa cidade, que é o sonho de viagem de tantos turistas brasileiros, mas que muitas vezes não é valorizada pelos próprios moradores. E nós acreditamos muito no potencial de gerar desenvolvimento ambiental, social e cultural do turismo”, reforçou Jair.
O estudante Ítalo Gomes, de 11 anos, disse que o principal aprendizado da aula de turismo foi “o repeito à natureza e a importância de cuidar das praias da sua cidade”. Segundo ele, que nunca tinha visitado o Parque Municipal, durante o city tour, a experiência mais emocionante foi conhecer um bicho preguiça, um símbolo da unidade de conservação.
As visitas tiveram acompanhamento de guias da Luck Receptivos. Na primeira fase – de abril a dezembro de 2016 – serão 480 alunos beneficiados em oito escolas de diferentes bairros da cidade.
Transfer com receptivo local para atrativos turísticos da cidade durante dia de vivências com alunos do Trapiche |
Depois do lanche no parque, os alunos foram convidados a participar de um concurso cultural com o tema “Eu Amo Maceió”, concorrendo a prêmios que serão distribuídos no encerramento do projeto, em dezembro.
A coordenadora do projeto, Ana Corado, explica que a ideia é que, durante os dois dias, os estudantes tenham contato não somente com os atrativos da capital, mas também com conceitos essenciais do segmento e conheçam algumas atribuições da Secretaria de Turismo e ainda profissões ligadas à atividade.
São parceiros do projeto a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), o Parque Shopping, a Luck Receptivos, o Sesc Alagoas, a Faculdade Estácio/FAL e a rede de Cinema Cinesystem.
Ascom Semptur
Nenhum comentário:
Postar um comentário