Erick Júnior, Diego da Silva, Adrian Júnior e Lucas Gabriel são alunos da Escola Municipal Lindolfo Collor e representarão Maceió na VII Olimpíada de Raciocínio MindLab, que acontece São Paulo no próximo sábado (14). Os quatro venceram a 2ª fase classificatória e viajam nesta sexta-feira (13), às 12h40 rumo à competição que disputa o título nacional do torneio.
Para participar desta etapa, os estudantes treinam em média três horas por dia acompanhados pela professora mediadora Marileide Barbosa, que afirma estão preparados para a competição. “Eles estão fazendo o seu máximo, pois são muito esforçados e focados”, disse.
Os alunos disputam com candidatos de escolas particulares e privadas de todo país na categoria de 4º a 7º ano. Se avançarem disputarão a quarta e última fase no maior torneio de jogos de raciocínio do mundo, de 12 a 15 de junho, em Halkidhiki, na Grécia.
A VII Olimpíada de Raciocínio Mind Lab tem como objetivo exercitar a competitividade com diversão, trabalho em equipe e controle emocional por meio de jogos de raciocínio coordenado pelo programa MentesInvadoras, desenvolvido pela Mind Lab. A utilização desses jogos de raciocínio no ambiente escolar possibilita o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais, éticas e emocionais da criança.
A técnica do ensino fundamental da Semed, Carla Gaspar, explica que para participar da Olimpíada Internacional de Raciocínio os alunos passaram por preparação e treino. “Todos receberam orientações e, com isso, desenvolveram um estimulo a mais para jogar pensando de forma criativa, planejando, tomando decisões, competindo de maneira saudável, lindando com emoções, além de trabalhar em equipe”, reforçou
A Mind Lab é uma empresa mundialmente conhecida pela metodologia inovadora onde se baseia em três pilares fundamentais: jogo de raciocínio, métodos metacognitivos e professor mediador. A parceria com a Secretaria Municipal de Educação aconteceu em 2013, quando o programa foi implantado em 13 escolas da rede em fase experimental. Hoje já somam 41 escolas da rede municipal contempladas com o programa.
De acordo com a gestora do programa em Maceió, Fabiana Coelho o projeto vem despertando nas crianças o pensamento criativo e o espírito de equipe. Ela explica que, por meio de atividades com jogos as crianças aprendem a lidar com emoções, a tomar decisões e competir.
Para participar, as escolas recebem um Kit com um jogo para alunos, que pode ser levado para casa. Já os professores passam por formações contínuas e são supervisionados mensalmente pela equipe técnica do programa.
Para participar, as escolas recebem um Kit com um jogo para alunos, que pode ser levado para casa. Já os professores passam por formações contínuas e são supervisionados mensalmente pela equipe técnica do programa.
Ascom Semed/ Janaina Farias
Nenhum comentário:
Postar um comentário