terça-feira, 10 de maio de 2016

Alunos da rede disputam Olimpíadas de Raciocínio em SP



Erick Júnior, Diego da Silva, Adrian Júnior e Lucas Gabriel são alunos da Escola Municipal Lindolfo Collor e representarão Maceió na VII Olimpíada de Raciocínio MindLab, que acontece São Paulo no próximo sábado (14). Os quatro venceram a 2ª fase classificatória e viajam nesta sexta-feira (13), às 12h40 rumo à competição que disputa o título nacional do torneio.
Para participar desta etapa, os estudantes treinam em média três horas por dia acompanhados pela professora mediadora Marileide Barbosa, que afirma estão preparados para a competição. “Eles estão fazendo o seu máximo, pois são muito esforçados e focados”, disse.
Os alunos disputam com candidatos de escolas particulares e privadas de todo país na categoria de 4º a 7º ano. Se avançarem disputarão a quarta e última fase no maior torneio de jogos de raciocínio do mundo, de 12 a 15 de junho, em Halkidhiki, na Grécia.
A VII Olimpíada de Raciocínio Mind Lab tem como objetivo exercitar a competitividade com diversão, trabalho em equipe e controle emocional por meio de jogos de raciocínio coordenado pelo programa MentesInvadoras, desenvolvido pela Mind Lab. A utilização desses jogos de raciocínio no ambiente escolar possibilita o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais, éticas e emocionais da criança.
A técnica do ensino fundamental da Semed, Carla Gaspar, explica que para participar da Olimpíada Internacional de Raciocínio os alunos passaram por preparação e treino. “Todos receberam orientações e, com isso, desenvolveram um estimulo a mais para jogar pensando de forma criativa, planejando, tomando decisões, competindo de maneira saudável, lindando com emoções, além de trabalhar em equipe”, reforçou
A Mind Lab é uma empresa mundialmente conhecida pela metodologia inovadora onde se baseia em três pilares fundamentais: jogo de raciocínio, métodos metacognitivos e professor mediador. A parceria com a Secretaria Municipal de Educação aconteceu em 2013, quando o programa foi implantado em 13 escolas da rede em fase experimental. Hoje já somam 41 escolas da rede municipal contempladas com o programa.
De acordo com a gestora do programa em Maceió, Fabiana Coelho o projeto vem despertando nas crianças o pensamento criativo e o espírito de equipe. Ela explica que, por meio de atividades com jogos as crianças aprendem a lidar com emoções, a tomar decisões e competir.
Para participar, as escolas recebem um Kit com um jogo para alunos, que pode ser levado para casa. Já os professores passam por formações contínuas e são supervisionados mensalmente pela equipe técnica do programa.
Ascom Semed/ Janaina Farias

Nenhum comentário: