quinta-feira, 5 de maio de 2016

Conselheiros escolares participam de formação na Semed



Com a proposta de fortalecer a atuação dos conselheiros escolares da rede pública municipal de ensino de Maceió, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), através do departamento de Gestão Democrática, convocou nesta quarta-feira (04) todos os conselheiros para participar da segunda formação continuada do ano. Na reunião de ontem, os conselheiros puderam entender melhor sobre prestação de contas e a importância da alimentação escolar no processo de aprendizagem.
“A formação continuada é um espaço de discussão, estudos, reflexão e troca de experiências sobre a importância do papel do conselheiro no cotidiano escolar”, sintetizou Luziete Leonardo de Lima, técnica pedagógica da Semed.
O primeiro encontro aconteceu no dia 30 de março, ocasião em que foram discutidos o Estatuto e o funcionamento do Conselho Escolar, assim como suas atribuições e competências. Foram disponibilizadas duas vagas por escola, uma para a diretoria do Conselho e outra para o Conselho Fiscal. Ao todo, a rede municipal de Educação conta com 264 conselheiros distribuídos em 132 unidades de ensino.
De acordo com Luziete, no decorrer do ano serão realizadas mais duas formações: no dia 17 de agosto sobre calendário escolar, regimento interno e execução financeira do PDDE e PDE; e a última delas será um momento de socialização e confraternização com membros do conselho e técnicos da secretaria, prevista para 30 de novembro.
Além da formação continuada presencial, a secretaria firmou uma parceria com o Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, para ofertar cursos online de formação a distância para conselheiros escolares. As inscrições podem ser feitas na própria Semed, no departamento de gestão democrática.
Thiago Guimarães (estagiário)/ Ascom Semed

Nenhum comentário: