sábado, 21 de maio de 2016

Violência contra crianças e adolescentes será debatida dia 23


Evento vai debater Caminhos para a Construção do Plano Municipal
de Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania (Semsc) com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza, na próxima segunda-feira (23), às 8h, no auditório do Senai, o Encontro Caminhos para a Construção do Plano Municipal de Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes.
A iniciativa, que conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), tem como proposta discutir políticas de implementação de ações efetivas para prevenção e combate aos abusos contra crianças e adolescentes. Os tipos de violações englobam trabalho infantil, negligência, violência doméstica e sexual.
“Sentimos a necessidade de promover este encontro para que criemos ações que tenham resultados imediatos na interrupção do ciclo de abusos. A continuidade deste tipo de violência pode trazer consequências graves para nossas crianças”, considerou Rita Ippolito, especialista em desenvolvimento infantil e coordenadora-geral do Projeto Semed/Pnud.
A secretária de Educação, Ana Dayse Dorea dará as boas vindas aos presentes abrindo o painel de debates. As palestras serão encabeçadas por especialistas convidados, com destaque para o representante do Childhood Brasil, Itamar Gonçalves, e da coordenadora de Mobilização em Redes de Educação pela proteção de crianças, do Canal Futura, Cíntia Sarinho.
O encontro promete discutir e fomentar a construção de uma rede de atendimento qualificado integrado entre sociedade civil e judiciária que fortaleça as ações de enfrentamento para esta problemática. Para tal, serão realizados painéis para intercâmbio de experiências do Plano Municipal de Educação. O encontro é destinado para membros do conselho tutelar, coordenadores pedagógicos, diretores, professores, lideranças e técnicos das secretarias envolvidas e crianças.
Papel da Semed
Há quatro anos, o Centro de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente (Caica) da Semed vem realizando trabalhos de prevenção ao abuso sexual contra crianças e adolescentes nas escolas da rede. O departamento promove formações continuadas para coordenadores pedagógicos e assistentes sociais no intuito de prevenir violações.
“O corpo docente das escolas deve estar preparado para identificar eventuais casos de abuso para que eles sejam encaminhados para o conselho tutelar e, assim as medidas cabíveis sejam tomadas”, considerou a coordenadora do Caica, Ticyane Bentes.
O Caica também fornece orientações pedagógicas baseadas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Com as orientações, as unidades de ensino realizam atividades educativas como o tapete lúdico, jogos e faz uso do ônibus Estação Saber (Biblioteca Volante) para que o tema seja assimilado pelas crianças de maneira divertida. O objetivo é criar um espaço que dê segurança para as crianças, dentro e fora do ambiente escolar.
Serviço:
O quê? Encontro Caminhos para a Construção do Plano Municipal de Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes.
Quando?  Segunda-feira (23), às 8 horasOnde? Auditório do Senai, Poço

Thiago Guimarães (estagiário)/ Ascom Semed

Nenhum comentário: