segunda-feira, 16 de maio de 2016

Prefeitura promove melhorias na Rede Municipal de Ensino



A Educação de Maceió tem apresentado índices positivos desde o início da gestão do prefeito Rui Palmeira. E com o compromisso de melhorar a qualidade de ensino e elevar os bons índices educacionais alcançados, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem investido na capacitação dos gestores e professores da rede municipal de ensino, além de realizar importantes obras de melhoria na infraestrutura das escolas da capital.
“Desde o início da gestão, temos conseguido fazer um movimento em prol da melhoria da Educação de Maceió. A Prefeitura tem como prioridade garantir uma Educação de qualidade a todas as crianças do Município. Temos investido na construção de novas escolas e na reforma das unidades de ensino já existentes. Ainda nas escolas, temos melhorado a acessibilidade com a construção de rampas e a implantação de elevadores. Também é ofertada uma alimentação saudável e rica aos nossos pequenos e estamos capacitando todos os professores e gestores educacionais para que os índices educacionais da capital continuem crescendo”, explicou o prefeito.
Rui Palmeira visitou o Centro Municipal de Educaçao Infantil José Maria de Mello,
após a melhoria estrutural no prédio. 
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Rui falou ainda que mesmo com a crise econômica que tem afetado o país nos últimos tempos, a Prefeitura de Maceió tem conseguido recursos para melhorar a Educação. “É um momento difícil, de encolhimento da receita do país. É notável uma queda nos repasses dos recursos advindos do Governo Federal, mas nós da Prefeitura temos conseguido realizar o repasse dos 25% de arrecadação para a Educação exigidos por lei. E é por meio desse repasse e com alguns recursos próprios arrecadados pelo Município, que temos conseguido investir diariamente e melhorar a infraestrutura das escolas da Rede Municipal de Ensino”, disse.
A titular da Semed, Ana Dayse Dorea destaca como positivos os trabalhos realizados pela Prefeitura. “A Educação de Maceió tem vivido um novo estado de espírito desde o início da gestão do prefeito Rui Palmeira. Esse momento corresponde à expectativa de alunos, familiares e dos professores da rede municipal que hoje são contemplados com as melhorias devido às reformas nas escolas, capacitação dos professores e uma nova diretriz curricular. Há anos, muitas escolas municipais não tinham merenda, estrutura de qualidade e professores capacitados. Hoje essas melhorias são perceptíveis. Sabemos que a educação das crianças é prioridade da atual gestão porque ele está sempre nos cobrando e exigindo que todas as escolas de Maceió ofertem uma educação de qualidade”, enfatizou.
Rui Palmeira e Ana Dayse  visitam Centro Municipal de Educação Infantil José Maria de Mello,
após a melhoria estrutural no prédio. 
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Educação em tempo integral
A implantação do sistema integral de educação em algumas escolas da capital está em andamento e, como consequência positiva dessa ação, a Prefeitura de Maceió pretende ampliar a oferta da modalidade a outras unidades de ensino da cidade.
Para que os alunos e as comunidades de cada região sejam beneficiados com os serviços oferecidos pelas escolas municipais de regime integral, a Prefeitura tem executado obras de qualificação e de construção de novas unidades atendendo às necessidades fundamentais de bom funcionamento exigidos pelo Ministério da Educação (MEC). Uma reforma curricular também será executada e as escolas passarão a oferecer além das disciplinas tradicionais, atividades relacionadas ao campo das artes, a prática esportiva, a consciência ambiental e o ramo tecnológico.
“Tem sido realizado um esforço muito grande para viabilizar, por meio de recursos próprios e com o apoio do Ministério da Educação (MEC), uma educação digna e de  qualidade a todos os maceioenses que fazem parte da Rede Municipal de Ensino”, destacou o prefeito.
A expectativa da Prefeitura é que ainda neste primeiro semestre, quatro escolas da Rede de Ensino de Maceió passem a ofertar a modalidade de educação em tempo integral. São elas: Escola Municipal Marcos Soriano, Escola Municipal Pedro Barbosa Júnior, Escola Municipal Elizabeth Anne Lira e Escola Municipal Edécio Lopes.
Uadson Barros (estagiário) / Secom Maceió

Nenhum comentário: