quarta-feira, 25 de maio de 2016

Rui Palmeira recebe alunos participantes de olimpíadas



O prefeito Rui Palmeira recebeu nesta quarta-feira (25) os alunos da Escola Municipal Lindolfo Collor que participaram da VII Olimpíada de Raciocínio Mind Lab, realizada no último dia 14, em São Paulo. Eles ficaram em sexto lugar na categoria de 4º ao 7º ano, disputada por alunos de escolas públicas.
Prefeito Rui Palmeira recebe estudantes da Olimpíada de Matemática
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
Erick Júnior, Diego da Silva, Adrian Júnior e Lucas Gabriel se destacaram entre mais de três mil alunos da rede de ensino de Maceió e disputaram a segunda fase classificatória do torneio nacional. Para esta etapa, eles treinaram em média três horas por dia, acompanhados por uma professora mediadora.
De acordo com Rui Palmeira, ter representantes de Maceió no evento mostra que os programas implementados na Rede Municipal de Ensino têm dado certo. “Os alunos da escola Lindolfo Collor venceram a disputa local e foram a São Paulo participar de mais uma etapa da Olimpíada de Raciocínio com alunos de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. É muito bacana ver esses meninos ficando na sexta colocação, o que mostra que eles têm muita capacidade, pois o programa só foi iniciado na escola deles no ano passado. Estão de parabéns”, disse o prefeito.
Prefeito Rui Palmeira recebe estudantes da Olimpíada de Matemática
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
O treinamento foi feito com a aplicação de um jogo por aula. Em sala de aula, os estudantes recebiam orientações sobre as regras, estratégias e contextualização de cada jogo. Em seguida os desafios eram aplicados.
Segundo a professora mediadora, Marileide Barbosa, a impressão é a de que os meninos amaram a experiência. “Eles viram realmente que não era tão fácil como achavam, mas se saíram muito bem. Conseguiram ganhar algumas partidas. Foi bem interessante. Para a próxima Olimpíada, vamos iniciar o Mentes Inovadoras com as turmas dos 3º aos 5º anos”, disse.
Prefeito Rui Palmeira recebe estudantes da Olimpíada de Matemática – Lucas Gabriel – Aluno
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
Lucas Gabriel, 11 anos, curtiu a experiência de estar fora de Alagoas. Além do torneio, ele ainda aproveitou para visitar familiares. “Foi muito bom estar na Olimpíada. Pude viajar de avião, conheci novas estratégias de jogo e fiz amigos”, destacou.
Para Djaelson Moura da Silva, pai de Diego, o orgulho de ver seu filho na disputa, em São Paulo, era imenso. “A participação dele foi muito boa. Uma experiência que teve o lado de outros alunos. Gostei muito. Acredito que na próxima ele possa ganhar”, disse.
Ana Dayse – Secretária de Educação
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, remete a conquista dos alunos ao trabalho realizado dentro e fora da escola. “Fico muito feliz por eles. São crianças que estão na Rede Municipal de Ensino desde a creche e hoje progrediram, pois já estão no 6º ano. Uma conquista fruto do esforço deles, provocado pelos jogos do MentesInovadoras. É bom ver que ao longo desses quase quatro anos de investimento no programa, temos uma das nossas unidades classificadas para o evento. A motivação da escola, da sua diretoria, coordenação e da professora mediadora mobiliza e mexe com a auto-estima dos profissionais da Educação quando vêem o sucesso das nossas crianças. Graças ao respeito e a autonomia do prefeito Rui Palmeira para com a Educação, hoje colhemos bons frutos”, disse a gestora.
A VII Olimpíada de Raciocínio Mind Lab tem como objetivo exercitar a competitividade com diversão, trabalho em equipe e controle emocional, por meio de jogos de raciocínio coordenado pelo programa MentesInvadoras, desenvolvido pela Mind Lab. A utilização desses jogos de raciocínio no ambiente escolar possibilita o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais, éticas e emocionais da criança.
A Mind Lab é uma empresa mundialmente conhecida pela metodologia inovadora que se baseia em três pilares fundamentais: jogo de raciocínio, métodos metacognitivos e professor mediador. A parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) aconteceu em 2013, quando o programa foi implantado em 13 escolas da rede em fase experimental. Hoje já são 41 escolas da Rede Municipal contempladas com o programa.
Para participar, as escolas recebem um kit com um jogo para alunos, que pode ser levado para casa. Já os professores passam por formações contínuas e são supervisionados mensalmente pela equipe técnica do programa.
Flávia Farias/ Secom Maceió

Nenhum comentário: