sexta-feira, 13 de maio de 2016

Alunos da rede representam Maceió na Olimpíada do Raciocínio



O Aeroporto Zumbi dos Palmares estava repleto de entusiasmo na manhã desta sexta-feira (13). Erick Júnior, Diego da Silva, Adrian Júnior e Lucas Gabriel, alunos da Escola Municipal Lindolfo Collor, embarcaram para São Paulo e representarão Maceió na VII Olimpíada de Raciocínio Mind Lab, que acontece no próximo sábado (14).
A disputa nacional, coordenada pelo programa MentesInvadoras, desenvolvido pela Mind Lab, tem como objetivo exercitar a competitividade com diversão, trabalho em equipe e controle emocional por meio de jogos de raciocínio. Como explica a gestora do programa em Maceió, Fabiana Coelho, “a utilização desses jogos de raciocínio no ambiente escolar possibilita o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais, éticas e emocionais da criança”.
A técnica do ensino fundamental da Semed que acompanhará os meninos na viagem, Carla Gaspar, explica que para participar da Olimpíada Internacional de Raciocínio os alunos passaram por preparação intensa. “Todos receberam orientações e, com isso, desenvolveram um estímulo a mais para jogar pensando de forma criativa, planejando, tomando decisões, competindo de maneira saudável, lindando com emoções, além de trabalhar em equipe”, reforçou.

Com muita expectativa, Lucas Gabriel de 11 anos, esclarece com foi o treinamento para a olimpíada. “Nós treinamos muito, tanto em jogos online, como reais, aprendemos a criar estratégias de jogos e estimular o raciocínio, o que vai servir para toda vida”. Diz Lucas, que é só felicidade com a viagem e com a participação no campeonato.
A professora mediadora, Marileide Barbosa, fala com orgulho. “Treinamos juntos durante todo ano 2015, tivemos muitas dificuldades, então estar na disputa nacional já é uma grande conquista. Esse é um sonho que eles estão realizando”. Fala a professora emocionada.
Os alunos disputam com candidatos de escolas particulares e privadas de todo país na categoria de 4º a 7º ano. Se avançarem disputarão a quarta e última fase no maior torneio de jogos de raciocínio do mundo, de 12 a 15 de junho, em Halkidhiki, na Grécia.
Amanda Bezerra (estagiária) / Ascom Semed

Nenhum comentário: